(Judas 9, 14-15) Por que Judas cita a Assunção de Moisés (v.9) e o Livro de Enoque (v.14-15)?

AFIRMAÇÃO: Judas cita tanto a Assunção de Moisés (v.9) quanto o Livro de Enoque (v.14-15). Nenhum desses livros são canônicos (Escritura inspirada); são pseudepigráficos (livros sem inspiração fora da Bíblia). Os críticos argumentam que Judas acreditava que esses livros eram escritos, ou o livro de Judas não é a própria Escritura.

RESPOSTA: vários pontos podem ser feitos.

Primeiro, o NT cita muitas vezes fontes não-bíblicas como verdadeiras . Paulo citou Cleanto e Arato (Atos 17:28) e Menandro (1 Coríntios 15:33). Ele afirmou a afirmação de Epimênides, escrevendo que seu “testemunho é verdadeiro” (Tito 1: 12-13). O Caifás não crente faz uma predição correta sobre a morte de Cristo (Jo 11: 49-53). Paulo se refere a “Jannes e Jambres”, que eram mágicos, que não foram mencionados em nenhum outro lugar no AT (2 Timóteo 3: 8). Ele também citou palavras de Jesus, que não estavam contidas nos quatro evangelhos (Atos 20:35). Isso mostra que algumas fontes não canônicas podem conter verdade nelas.

Segundo, o AT repetidamente cita fontes não-bíblicas como verdadeiras . Por exemplo, o OT refere-se ao “Livro das Guerras do Senhor” (Números 21:14), o “Livro de Jasher” (Josué 10:13; 2 Sam. 1:18), os “Atos de Salomão “(1 Reis 11:41), e os” Anais do Rei Davi “(1 Cron. 27:24). Os judeus obviamente tinham livros canônicos (que eram inspirados), e eles tinham livros históricos (que não eram inspirados). No entanto, esses livros ainda continham alguma verdade. Os profetas pagãos às vezes falam a verdade (Números 24:17). Em um ponto, Deus até fala a verdade através de um burro (Números 22:28)! A verdade é verdade – não importa onde é encontrada.

Em terceiro lugar, Judas não afirma que esses livros são Escritura inspirada – simplesmente verdade não inspirada . Judas não diz que o livro inteiro é verdadeiro, mas uma parte do livro é verdadeira. Isso seria semelhante a um pregador moderno que cite uma linha de um cientista ateísta ou filósofo. Enquanto o livro do ateu não é inteiramente verdadeiro, ele contém declarações verdadeiras. O argumento de Judas não agarra essas passagens apócrifas; Em vez disso, poderíamos fazer backup de tudo o que está escrito em outro lugar do AT.

Em quarto lugar, Judas não cita esses livros literalmente – mas adapta esses versos . Devemos notar que Judas se adapta essas citações em certos pontos para corrigi-las com os ensinamentos da Bíblia. Ele não os cita por atacado.

Em quinto lugar, provavelmente, a audiência de Judas (ou inimigos) estava citando esses livros . Judas provavelmente escolheu esses trabalhos, porque seus oponentes os estavam usando. Em certo sentido, ele está dizendo: “Mesmo os meus adversários concordariam com essas declarações sobre o poder de Satanás (v.9) e o julgamento de Deus (v.14)”. Vejamos cada passagem.

“Assunção de Moisés” (Judas 9)

Judas escreve:

(Judas 9) Mas Miguel, o arcanjo, quando ele disputou com o diabo e discutiu sobre o corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar contra ele um julgamento, mas disse: “O Senhor te repreenda!”

Pequenas porções da Assunção de Moisés ainda existem hoje, mas Judas estava citando uma parcela que agora está perdida. Clemente de Alexandria, Orígenes e Dídimo de Alexandra alegaram que Judas se refere à Assunção de Moisés .

O AT explica que Deus enterrou Moisés na terra de Moab, “mas ninguém conhece o seu lugar de sepultamento até hoje” (Deuteronômio 34: 5-6). Moisés foi enterrado, mas ele aparece corporalmente no Monte da Transfiguração (Mt. 9: 1-8, Mt. 17: 1-8; Lc 9: 28-36). Elias apareceu corporalmente na Transfiguração, e seu corpo também foi levado diretamente para o céu (2 Reis 2:11). Se o corpo de Moisés fosse levado para o céu (Judas 9), então isso faria sentido que ele apareça com Jesus na Transfiguração.

A noção de adiar uma repreensão ao Senhor não é exclusiva da Assunção de Moisés . Este conceito é encontrado em Zacarias 3: 1-2: “Então ele me mostrou Josué, o sumo sacerdote, diante do anjo do Senhor, e Satanás a sua direita para acusá-lo. 2 Disse o Senhor a Satanás: “O Senhor te repreenda, Satanás! Na verdade, o Senhor, que escolheu Jerusalém, repreende-o! Isso não é uma marca arrancada do fogo? “O ponto de Judas é este: se um arcanjo poderoso como Michael não repreenda Satanás, então você também não deveria!

“1 Enoque” (Judas 14-15)

Compare Judas com 1 Enoque:

(Judas 14-15a) Foi também sobre esses homens que Enoque, na sétima geração de Adão, profetizou, dizendo: “Eis que o Senhor veio com muitos milhares de seus santos, 15 para executar juízo sobre todos.

(1 Enoque 1: 9) Eis que [Deus] chegará com dez milhões dos santos para julgar sobre todos. Ele irá destruir os ímpios e censurar toda a carne por causa de tudo o que fizeram, o que os pecadores e os perversos cometem contra ele.

Algumas observações podem ser feitas:

Primeiro, Judas corrige o texto apócrifo . Judas não afirma que existem “dez milhões ” de santos que venham com Deus – como 1 Enoque declara. Em vez disso, ele escreve que “muitos milhares ” vêm com ele. Ele provavelmente tomou isso do Deuteronômio 33: 2, que afirma que Deus veio com “dez mil santos”. Ele corrige a porção de 1 Enoque que não é exata em favor do texto bíblico.

Em segundo lugar, a citação de Judas pode ser encontrada no AT . As palavras de Judas sobre o próximo julgamento de Deus podem ser tiradas dos livros do AT canônico. Tudo o que 1 Enoque afirma pode ser apoiado na Escritura canônica:

“Pois eis que o SENHOR entrará em fogo e os seus carros como o redemoinho, para tornar a sua ira com fúria , e a sua repreensão com fogo de fogo. 16 Porque o Senhor executará o juízo pelo fogo, e com a sua espada sobre toda carne , e os mortos pelo Senhor serão muitos “(Is. 66: 15-16).

“Eis que o Senhor DEUS virá com poder , com o braço dominado por ele. Eis que a sua recompensa está com ele e a sua recompensa perante ele “(Is 40:10).

“Vocês fugirão pelo vale dos meus montes, pois o vale das montanhas alcançará Azel; sim, você fugirá assim que você fugiu antes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o SENHOR, meu Deus, virá, e todos os santos com ele ! “(Zacarias 14: 5).

“Ele pode estabelecer seus corações sem culpa em santidade diante de nosso Deus e Pai na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os Seus santos ” (1 Tess. 3:13).

“Ele enviará seus anjos com uma GRANDE TROMPETA, e todos os seus elegerão dos quatro ventos, de uma extremidade do céu para o outro” (Mt 24:31).

Em terceiro lugar, Judas provavelmente cita a Enoque, porque seus inimigos estavam usando esse livro . Se seus inimigos fossem citando 1 Enoque, Judas poderia usar seu próprio livro contra eles. Isso seria como um apologista cristão citando um autor ateu em um debate contra um ateu. Em vez de citar a Escritura, Juds poderia usar seu livro apócrifo contra eles.

Fonte: http://www.evidenceunseen.com/bible-difficulties-2/nt-difficulties/jude/jude-9-14-15-why-does-jude-quote-the-assumption-of-moses-v-9-and-the-book-of-enoch-v-14-15/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.