Jesus Existiu – Vejam as Provas, Provas da existência de Jesus

Hoje vamos falar das provas da existência de Jesus. As referências e mais detalhes sobre as provas citadas você encontrará na descrição do vídeo. Nas provas a seguir destacamos trechos onde jesus é citado. Recomendamos o ebook Provas da Existência de Jesus.

Provas em documentos judaicos:

1. No Talmude da Babilônia do século 4. “na véspera da Páscoa suspenderam a uma haste Jesus de Nazaré que merecia ser lapidado, por que exerceu a magia, seduziu Israel e o levou à rebelião”.

2. Nos relatos de Flávio Josefo, historiador entre 93 e 94 depois de cristo. “Por essa época apareceu Jesus, um homem sábio, se é que podemos chamá-lo de homem. Porque ele realizou coisas maravilhosas foi o mestre daqueles que recebem com júbilo a verdade e arrastou muitos judeus e
gregos. Ele era o Cristo. Por denúncia dos príncipes da nossa nação, Pilatos condenou-o ao suplício da cruz”.

Provas em documentos cristãos:

1. Nos 27 livros do Novo Testamento há relatos sobre jesus desde o nascimento até o ministério dos primeiros apóstolos.
Os evangelhos narram também com riqueza de detalhes aspectos geográficos políticos religiosos e históricos da terra da Palestina no tempo de jesus.

2. Nos evangelhos apócrifos (não oficiais) do Novo Testamento: Evangelhos de Tomé, Pedro, Maria e Judas.

Provas em documentos romanos:

1. Carta de Plínio, governador romano da Bitínia escrita para o imperador romano trajano entre 96 -109dc. “Os cristãos estavam habituados a se reunir em dia determinado antes do nascer do sol e cantar um cântico a cristo que eles tinham como a um deus”.

2. Nos textos do historiador romano Suetônio. Trecho do livro quinto da obra “os doze Césares” escrito em 121 depois de Cristo. “expulsou de Roma os judeus que sob o impulso de Cresto (Cristo) se haviam tornado causa frequente de tumultos”.

3. Nos textos de Tácito, cônsul romano e historiador falando do incêndio
de Roma ocorrido no ano 64 depois de Cristo cita Jesus (o Cristo). “Um boato atribuía a Nero a ordem de pôr fogo na cidade. Então, para cortar o mal pela raiz, Nero imaginou culpados e entregou às torturas mais horríveis esses homens detestados pelas suas façanhas que o povo chamava de cristãos. Este nome vem de Jesus o cristo que sob o reinado de Tibério foi condenado ou suplício pelo procurador Pôncio Pilatos”.

4. Na obra do filósofo platônico Celso, judeu romano autor de “O discurso verdadeiro contra os cristãos” em 170 depois de Cristo: “vocês consideram como Deus um personagem que acabou numa vida infame através de uma morte miserável”.

Prova em documentos sírios:

1. Na obra de Luciano Samósata, escritor sírio não cristão na sua obra escrita em 161 a 180 depois de cristo, “A passagem de peregrino” em 11-13 “Cristo é honrado na Palestina, pois foi crucificado depois de introduzir um novo culto entre os homens é o primeiro legislador dos cristãos o sofista crucificado cujas leis permanecem”.

2. Na carta de Mar-Abar Serapião, também escritor Sírio. Nessa carta escrita em 73 depois de Cristo ele então preso dirige-se ao seu filho Serapião pedindo-lhe que busque os caminhos da sabedoria, após ter citado os nomes de Sócrates e Pitágoras cita Cristo dizendo dele: “Que vantagem tiveram os judeus executando o seu rei sábio, seu reino foi destruído um pouco depois mas seus ensinamentos permanecem”.

O Sírio confirma indiretamente que Jesus era reconhecido como o homem sábio e virtuoso considerado por muitos como o rei de Israel que foi executado e que sobreviveu nos ensinamentos dos seus discípulos.

Provas arqueológicas:

A urna de Tiago. O Ossuário data de aproximadamente 63 depois de Cristo e nele está escrito em aramaico: “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Para estudiosos no assunto o ossuário trata realmente de Tiago que era
o irmão de Jesus Cristo, isso é atestado pelo tipo de escrita bem como a língua e as práticas funerárias identificadas na pedra e que eram as mesmas praticadas por judeus entre o ano 20 antes de cristo e o anos 70 depois de Cristo.

Concluímos assim pelo exposto que é perfeitamente plausível afirmar que o
homem Jesus existiu. Para alguns céticos e incrédulos entretanto nunca haverá provas suficientes da existência de Jesus, para esses eu digo: Não é necessário que acreditem no homem jesus para saberem o que é mais importante para suas vidas. Se lerem os evangelhos com os corações abertos irão compreender a mensagem mais importante para as suas e nossas vidas a qual considero que foi transmitida por Jesus que é simplesmente o poder do amor.

Sim, pois quem ama como Jesus amou conseguirá dar até a vida por aquele a quem ama nunca abandonará a quem ama e poderá ainda ensinar a arte de amar para esse alguém do mesmo modo de jesus quando falou: “Eu sou o bom pastor o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” Eu estarei sempre com vocês até o final dos tempos “amai-vos uns aos outros como eu os voz amei”

Olá se você gostou do artigo curta, comente e compartilhe. 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Recomendado Para Você
Combo Acadêmico em Teologia

Combo Acadêmico em Teologia formado pelos cursos: Básico + Médio em Teologia + Formação em Teologia + Master em Teologia Avançada

Prepare-se para ser um expert em teologia através desse combo incrível que tem o objetivo de dar formação completa! E melhor, com o tempo que precisar para estudar!

Universidade da Bíblia

A melhor formação bíblica e teológica do país!

“Examinai as Escrituras…” (João: 5.39)