Por que o Evangelho de Marcos termina sem menção à ressurreição de Jesus?

Evangelho de Marcos final

Douglas Sean O’Donnell

Depois da crucificação

O Evangelho de Mateus termina com a aparição de Jesus diante de “Maria Madalena e da outra Maria”, que tinham ido no domingo de manhã “ver o sepulcro” ( Mat. 28: 1 ). Somos informados não apenas que eles ouvem diretamente de Jesus (“Saudações!”), mas que eles realmente tocam seu corpo ressuscitado (“E eles se aproximaram e agarraram-lhe os pés”, Mateus 28:9 ). Mais tarde, Jesus aparece aos onze discípulos na Galileia, onde lhes anuncia — na Grande Comissão — a sua futura missão ( Mt 28. 16-20 ). Os Evangelhos de Lucas e João oferecem uma cobertura ainda mais extensa – um total de mais de cem versículos – da ressurreição de Jesus e das aparições e atividades pós-ressurreição. Em Lucas 24 e João 20-21 lemos sobre as aparições de Jesus a Maria Madalena, os dois discípulos no caminho para Emaús e os onze (incluindo convidá-los a tocar seu corpo, João 20:17 ; cf. João 20:20, 27 ; Lucas 24:39–40 ); o dom do Espírito Santo; e a ascensão de Jesus ao céu.

Receba as atualizações

Com base em seus anos de experiência pastoral, o pastor-teólogo Douglas O’Donnell fornece exegese profunda, ilustrações envolventes e aplicações relevantes do Evangelho de Marcos.

Em contraste, Marcos fornece apenas oito versículos para narrar os acontecimentos após a crucificação de Jesus, incluindo o encontro angelical das mulheres no túmulo e o anúncio do anjo (“Não vos assusteis. Procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; ele não está aqui”, Marcos 16:6 ), sem aparições reais de ressurreição. 1 Além disso, a linha final pode parecer-nos, à primeira vista, anticlimática, pois retrata as três mulheres correndo assustadas para fora do túmulo: “E elas saíram e fugiram do túmulo, porque o tremor e o espanto se apoderaram delas, e não disseram nada a ninguém, porque estavam com medo” ( Marcos 16:8 ). O fim! O que devemos fazer com esse final abrupto e inesperado, bem como aparentemente incompleto? Suponho que Mark tenha três razões para terminar da maneira que terminou.

Confie na Palavra Autorizada de Jesus

Primeiro, o final de Marcos nos obriga a confiar na palavra oficial de Jesus . Se Jesus disse repetidamente que ressuscitaria dentre os mortos ( Marcos 8:31; 9:31; 10:34 ), então essa palavra de autoridade deveria ser suficiente. Se Jesus prometeu que ressuscitaria e se ele garante a vida de ressurreição a todos os que perdem a vida por causa dele (ver Marcos 8:34–9:1 ), então podemos acreditar na sua palavra. Ao contrário de Tomé, não devemos duvidar do testemunho de Jesus, mesmo que nós mesmos não tenhamos visto o seu corpo ressuscitado. Se pudermos confiar em alguma coisa, poderemos confiar no fundamento seguro da palavra de nosso Senhor (ver Mateus 7:24-27 ).

A Importância da Cruz

Segundo, o final de Marcos enfatiza novamente a importância da cruz . Ou seja, mesmo no seu relato da ressurreição o evangelista nos leva de volta à cruz! O anjo fala de Jesus como o Salvador ressuscitado (“Ele ressuscitou”), mas ele vincula até mesmo a ressurreição à morte de Jesus (“Procurais a Jesus de Nazaré, que foi crucificado”, Marcos 14:6 ). Embora Marcos, com o túmulo vazio, rompa o padrão das biografias greco-romanas – que terminam com a morte de uma pessoa e a forma como essa pessoa morreu – ele concentra a atenção nas horas finais da vida de Jesus. Para ele a cruz é o centro! Nestes oito versículos finais sobre a ressurreição, ele nos remete aos 119 versículos anteriores sobre os sofrimentos e a morte de Jesus. 2 Como cristãos, nunca passamos da cruz. Mesmo por toda a eternidade cantaremos: “Digno é o Cordeiro que foi morto!” ( Apocalipse 5:12 ). 3 Assim, num mundo que abraça um Deus sem ira, que traz pessoas sem pecado para um reino sem julgamento através dos ministérios de um Cristo sem cruz, 4 Marcos (mesmo na Páscoa!) garante que não esqueçamos a Sexta-Feira Santa— o dia em que um Deus justo e santo de ira e amor trouxe pecadores ao seu reino justo através do sacrifício de Cristo crucificado.

Como cristãos, nunca passamos da cruz. Mesmo por toda a eternidade cantaremos: “Digno é o Cordeiro que foi morto!”

Um Chamado ao Discipulado

Terceiro, o final de Marcos nos chama ao discipulado . Afirmo que ele pretende usar o fracasso dos discípulos homens em Marcos 14-15 e das discípulas mulheres em Marcos 16 para nos lembrar que Jesus graciosamente usa até mesmo pecadores imperfeitos para construir seu reino perfeito e que suas falhas servem para nos chamar a seja fiel à missão de Jesus. Estes versículos finais, especialmente Marcos 16:8 , oferecem um “desafio positivo” e um “chamado implícito ao discipulado”. 5 Deus está a chamar-nos, mesmo aos discípulos que estão “confusos e incertos”, 6 para ultrapassarmos a confusão e a incerteza, juntamente com a dúvida e o medo, e para nos juntarmos à marcha da vitória, erguendo bem alto a bandeira da vitória de Deus sobre a morte. Como diz Morna Hooker: “Este é o fim da história de Marcos, porque é o início do discipulado”. 7

Como leitores deste Evangelho, seguimos Jesus desde o seu batismo até à sua ressurreição e, quando todos ao seu redor – os líderes religiosos, a multidão, até a sua própria família e discípulos – o renegaram, nós o seguimos. Não largamos o livro. Continuamos voltando para mais. Mas agora, quando chegamos ao final da história e Mark interrompe subitamente a narrativa, ele deixa-nos com uma “decisão a tomar”. 8 Mas essa decisão deveria ser suficientemente óbvia. Fechamos o livro e “não dizemos nada a ninguém” ( Marcos 16:8 )? Ou seguiremos a Cristo compartilhando as boas novas com outros?

Pense desta forma. Deveríamos tratar o final do Evangelho de Marcos como faríamos com a letra de um hino familiar. Se eu cantasse: “Cristo, o Senhor, ressuscitou hoje”, você saberia a próxima palavra: “Aleluia”. Os primeiros cristãos que ouviram a morte e a ressurreição proclamadas nos mercados, sinagogas e igrejas domésticas durante décadas antes da escrita do Evangelho de Marcos sabiam que estas mulheres medrosas não seguravam a língua por muito tempo. Assim, como no final dos Atos dos Apóstolos, 9 a igreja não deve perguntar: O que aconteceu com Paulo? ou Será que o evangelho se espalhará tanto para judeus como para gentios após a morte de Paulo? Em vez disso, a igreja deve agir – agir como aquele apóstolo. Simplificando, o final de Marcos, como o final de Atos, é um convite à ação. Preenchemos as notas. Continuamos a canção eterna e imparável.

Marcos 16:8 não é um final incompleto, mas um “final aberto” pelo qual Marcos nos convida a “terminar a história” 10 obedecendo à ordem angélica. Embora todos os Doze tenham fugido ( Marcos 14:50 ), embora Pedro tenha negado Jesus ( Marcos 14:66-72 ), e embora o medo tenha silenciado essas queridas irmãs, Marcos convida seus leitores a falarem. E, se não o fizermos, podemos ter certeza de que até as pedras clamarão.

Notas:

  1. Muitos estudiosos consideram o versículo 8 como o final original do Evangelho de Marcos, já que Marcos 16:9–20 não é encontrado em muitos dos nossos manuscritos gregos mais confiáveis ​​do NT. Ver Bruce M. Metzger e Bart D. Ehrman, O Texto do Novo Testamento: Sua Tradução, Corrupção e Restauração (Nova York: Oxford University Press, 2005), pp. 322–37; cf. Daniel B. Wallace, “ Marcos 16:8 como a conclusão do segundo evangelho”, em Perspectivas sobre o final de Marcos: 4 visualizações , ed. David Alan Black (Nashville: B&H Academic, 2008), 1–39.
  2. Isso se enquadra no que muitas vezes é considerado o versículo-chave do Evangelho: “Pois até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” ( Marcos 10:45 ). Além disso, enquadra-se no estabelecimento por Jesus do sacramento da Ceia do Senhor, a nova refeição pascal que se centra na celebração da morte sacrificial de Jesus (“o sangue da aliança”, 14:24; cf. 1 Coríntios 5:7; 11:26). ).
  3. Jesus é rotulado como “Cordeiro” 29 vezes no Apocalipse, e os detalhes específicos de sua morte são ocasionalmente anexados ao título (“o Cordeiro que foi morto”, 5:12; 13:8; cf. 5:6; os crentes são “ embranquecido no sangue do Cordeiro”, 7:14; Por toda a eternidade nos banquetearemos na “ceia das bodas do Cordeiro” ( Ap 19.9 ).
  4. Esta é uma ligeira reformulação de partes do famoso ditado de H. Richard Niebuhr, encontrado em The Kingdom of God in America (Chicago: Willett, Clark, 1937), 193.
  5. Mark L. Strauss, Mark , ZECNT (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2014), 723.
  6. Strauss, Marcos , 724.
  7. Morna D. Hooker, O Evangelho segundo São Marcos , BNTC (Londres: A&C Black, 1991), 394.
  8. Para o processo de pensamento por trás deste parágrafo, consulte Eugene Boring, Mark: A Commentary , NTL (Louisville/London: Westminster John Knox, 2006), 449.
  9. João Crisóstomo viu o final de Atos como um convite ao ouvinte: “[Lucas] traz sua narrativa a este ponto e deixa o ouvinte com sede para que ele mesmo preencha a falta por meio da reflexão”. “Homilia 55 sobre Atos 28:17–20 ,” em Homilias nos Atos dos Apóstolos, nos Padres Nicenos e Pós-Nicenos da Igreja Cristã , ed. Philip Schaff, trad. Henry Browne (Oxford: Oxford University Press, 1956), 326. Sobre este método, Shively observa: “Primeiro, o final aberto é uma prática literária e retórica comum de escritores antigos. Em segundo lugar, funciona para convidar o ouvinte a responder com reflexão e interpretação. Terceiro, o ouvinte sabe como responder de acordo com pistas intratextuais.” Elizabeth E. Shively, “Reconhecendo Pinguins: Expectativa do Público, Teoria do Gênero Cognitivo e o Final do Evangelho de Marcos”, Catholic Biblical Quarterly 80 (2018): 273–92 (em 285–86).
  10. Shively, “Reconhecendo Pinguins”, 276.

Douglas Sean O’Donnell é o autor de Reflexões Expositivas sobre os Evangelhos, Volume 3: Marcos .

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.