Dinossauros na cosmovisão bíblica | Dinossauros #12

Para a origem da violência animal ou interações de predador e presa,
parasitas e essas coisas, a pergunta é: “Deus fez essas coisas?
Como funcionou isso?”. O que acho ótimo sobre o cristianismo, ao contrário de outras religiões, é que temos uma resposta clara sobre a origem do mal na natureza. Existe a pergunta clássica: “Como pode Deus ser bom
e ainda assim essas coisas acontecem?”. Um tsunami que mata pessoas
ou leões que as atacam.

O que lemos em Gênesis é que com a queda do homem, quando Adão e Eva pecaram e desobedeceram a Deus, nesse processo Deus amaldiçoa a Terra. Então as interações que teriam sido perfeitas, antes no jardim do Éden, quando os animais, as pessoas e as aves comiam plantas teriam mudado. E como resultado, o tipo de nova economia ou nova ecologia que vemos após o dilúvio é mais semelhante da que temos hoje.

Precisamos ter interações de predador e presa a fim de sustentar a vida. Precisamos ter movimentos de placas que causam vulcões e terremotos para que a Terra seja como ela é hoje. Não acho que esse seria o caso na criação original, da forma que Deus a criou e disse que era bom. A Bíblia fala sobre um mundo que originalmente foi perfeitamente criado, mas foi destruído por um dilúvio.

Podemos nos perguntar: “Porque Deus destruiria um mundo?”. Se lermos nas escrituras, em Gênesis onde Deus fala para Noé, em Gênesis capítulo 6 Ele fala para Noé o porquê está trazendo o dilúvio. E havia duas razões. Veja no capítulo 6, verso 12.

Duas razões. Uma é: a Terra estava repleta de violência e a outra é: toda a carne havia corrompido o seu caminho. Eu acho que existe uma conexão
entre a violência e a corrupção. A corrupção da carne significa que os animais e provavelmente até os humanos haviam mudado desde que Deus os havia criado. Haviam se tornado corrompidos de alguma forma.

Parte do efeito dessa corrupção era que eles deviam se tornar violentos. Então Deus determinou a destruição da Terra, porque já se havia tornado tão violenta que se ele não fizesse isso, provavelmente a Terra, os animais
e os humanos teriam se destruído. E não era o seu desejo. Não era sua vontade que não houvesse nada aqui. Ele criou a Terra para ser habitada. Ele desejou que nela houvesse vida e não que fosse destruída assim. Então ele preparou uma arca para que não fosse tudo destruído. Mas ele destruiu a violência.

Então quando vemos no registro fóssil animais que pareciam ser violentos, podemos dizer: “Ok, então esse é um dos motivos porque Deus destruiu a Terra”. Está vendo esses grandes e ferozes dinossauros? Não foi assim que Deus quis. Isso foi o que aconteceu pela corrupção e é por isso que Deus trouxe o dilúvio para destruí-los.

Então, não dizemos que Deus criou os dinossauros da forma que os vemos. Não. Se eles fossem daquela forma, provavelmente não os teria destruído. Mas eles haviam sido corrompidos, se tornaram violentos e a fim de preservar ao menos algumas pessoas, Deus teve que destruir estas criaturas violentas.

Na minha vida profissional às vezes me deparo com teorias bastante extraordinárias sobre os dinossauros e de onde eles vieram ou o que eram. Provavelmente o mais surpreendente para mim são as pessoas que acreditam que os dinossauros nunca existiram.

Eu não sei porque isso seria realmente o caso. Embora algumas pessoas talvez pensem que se os dinossauros são reais então a evolução é real. Mas isso não é lógico e não faz nenhum sentido. Esse é simplesmente um argumento que não pode ser respondido porque ele não contém uma lógica
que possa ser respondida.

Outra teoria interessante que escutei, é de cristãos. É que de alguma forma os dinossauros foram o produto do cruzamento de outros animais. Algum tipo de combinação ou amalgamação entre diferentes criaturas o que produziu estes gigantes e horríveis Tiranossauros, extraordinariamente grandes Apatossauros e outras criaturas grandes como essas.

Eu mesmo não vi evidências convincentes para isso. Acredito que se pensarmos que as pessoas do passado eram muito brilhantes e muito más, talvez eles poderiam ter formado algo assustador com os animais. Mas quando consideramos que a maioria dos dinossauros eram criaturas de tamanho normal, que pareciam estar bem adaptadas aos seus ambientes, provavelmente belas e muitas delas vegetarianas, não existem muitas razões que eu possa ver para não acreditar que elas foram criadas por Deus.

A pergunta é: “Porque eu acredito que Deus criou os dinossauros?”. Primeiro, são tão complexos quanto qualquer animal na Terra. Segundo, viviam em comunidades tão complexas quanto qualquer coisa na Terra. E terceiro, a Bíblia disse que tudo o que andou sobre Terra seca foi criado no sexto dia.

Então para mim a Bíblia é muito clara. Os dinossauros provavelmente
andaram em Terra seca, ao menos em algum momento. Então por isso foram criados no sexto dia, mesmo que a Bíblia não diga isso. Os dinossauros são animais e a Bíblia diz que Deus criou os animais no sexto dia. Também vemos passagens como Êxodo 20:11 que diz que em seis dias Deus criou os céus e a terra.

Colossenses 1 diz que todas as coisas foram criadas por ele, se referindo a Cristo, para ele. E João 1 diz que no princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, o verbo era Deus. E essa passagem diz que o verbo fez tudo. Falando sobre Cristo novamente. Então os dinossauros eram uma parte do tudo.

Eles eram animais e teriam sido criados no sexto dia. A não ser que alguns deles estivessem voando em algum ponto, alguns desses com penas, então esses teriam sido criados no quinto dia. Mas acho que o entendimento
que os evolucionistas têm, que eles teriam evoluído de animais, de outros tipos de répteis Arcossauros no Triássico, acho que é falho. Porque os primeiros dinossauros que encontramos no registro são diferentes, mas já são incrivelmente diversificados.

Eles meio que explodem no registro no Triássico tardio ou Triássico superior. E desses dinossauros, já temos terópodes e sauropodomorfos e vários outros tipos diferentes de dinossauros que estão ali. Eu gostaria de ver boas transições para cada um, mas não vejo isso. Então eu acho que eles foram criados e viveram ao lado de outros animais que temos hoje. Então algumas pessoas gostam da ideia do tipo de pensamento de intervalo, que talvez Deus criou todos os dinossauros e era esse mundo e eles foram destruídos.

E então Deus criou nosso mundo moderno e temos o dilúvio e tudo mais depois. O problema com isso é que os dinossauros viveram junto com muitos animais que temos hoje. Podemos encontrar sapos, salamandras,
lagartos e crocodilos. Animais desse tipo com os dinossauros. Muitos insetos e plantas que estamos familiarizados. Então não parece fazer sentido. Porque Deus faria esse mundo, destruiria parte dele e manteria a outra parte? E mais, é claro que não vemos esse relato nas escrituras. Parece que o mundo que Deus criou é o mundo que ele destrói no diluvio e a sua continuação é o que temos hoje. A Bíblia não nos fala nada concreto sobre os dinossauros.

O Antigo Testamento tem certas palavras para animais. Mas em muitos casos não sabemos a que animais estavam se referindo essas palavras. E algumas pessoas pensam que ao menos um ou dois desses termos se referem aos dinossauros, mas isso é um palpite. Não sabemos. Mas a Bíblia nos ajuda oferecendo o quadro geral da história da Terra.

A criação, o dilúvio, e estamos após o dilúvio. Ela nos dá esse quadro que nos ajuda a entender as coisas, mas não nos dá detalhes sobre os dinossauros. A Bíblia não menciona os dinossauros pelo nome. O único lugar onde você poderia encontrar uma descrição do que poderiam ser
dinossauros é em Jó.

É uma conversa interessante que Deus tem com Jó. Ali Deus está falando,
aquele que criou os animais. E na verdade no contexto dos capítulos 39 e 40 Deus está falando e desafiando Jó: “Onde estava você
quando eu fiz todas estas criaturas?”.

Em um ponto ele começa a falar sobre algo chamado beemote. Beemote é um animal gigante, um animal cuja força está no quadril. Ou seja, basicamente ele anda sobre duas pernas. É um animal que vive na água. Nós não sabemos o que os hadrossaurídeos faziam, mas tudo o que tem bico de pato vive na agua. Ele tem uma cauda como uma árvore de cedro, então não é só um hipopótamo, como algumas pessoas sugeriram. Isso é ridículo.

É uma criatura gigante. Então todas estas características do beemote
também se encaixam com um hadrossaurídeo. E esse é o que estudamos aqui. Então eu gosto de pensar que Deus está falando sobre isso. O interessante é que Deus diz que foi uma de suas principais criaturas. Era algo único que Ele fez e muito importante para Ele. Então eu acho que está falando dos dinossauros. Outros podem ter opiniões diferentes.

Esta é apenas minha opinião, mas eu acho que era isso. Então esse é o único lugar da Bíblia onde realmente fala sobre algo que poderia ser um dinossauro. A pergunta de como os dinossauros se encaixam na Bíblia é fascinante, porque a Bíblia não diz nada sobre a palavra “dinossauros”.

Ela menciona leviatã e beemote. E quando lemos as descrições, realmente nos fazem pensar: “O que eram essas criaturas?”. Outra pergunta é:
“Os dinossauros foram extintos, mas algum dinossauro entrou na arca de Noé? Eles viveram após o dilúvio?”. Certamente, após o dilúvio nosso planeta mudou drasticamente.

Temos evidências de eras do gelo e é muito possível que os dinossauros
não teriam sobrevivido uma era do gelo se tivessem o tipo de fisiologia
que precisa de um ambiente mais quente. Eles podem não ter sobrevivido isso, mesmo se alguns deles estiveram na arca. Mas isto é pura especulação.

A Bíblia não fala nada sobre isso. O que nós sabemos pela Bíblia
é que Deus criou tudo. E Deus criou tudo para ser bom. Sabemos que após o pecado isso mudou. E agora temos predação, um lado muito feio da vida. Agora vemos criaturas ferozes. Eu amo a descrição da nova terra, onde o leão se deitará com o cordeiro e uma criança irá conduzi-los. Eu acho que foi assim que Deus criou esta Terra.

Não tínhamos estas criaturas assustadoras e ferozes e não tínhamos uma criatura de Deus comendo outra criatura de Deus. Alguns dos dinossauros eram muito ferozes. Mas parece que Deus criou as criaturas que se movem sobre a terra no sexto dia. Não diz especificamente que os dinossauros foram criados.

Mas ao olhar para a incrível complexidade destas criaturas, a diversidade, isso nos fala de um designer. Assim como quando olho para leões, tigres, gatos, cachorros, cobras, pássaros e digo: “Uau!”. E os humanos… Aqui existe evidência de um designer.

Quando olho para os tipos de dinossauros que encontramos no Mesozóico eu penso: “Uau, que designer incrível que pensou em todas essas criaturas diferentes!”. Teria sido fascinante estar viva quando eles existiam e ver como eram e como agiam. Não acho que gostaria de conhecer um Tiranossauro Rex, mas isso me diz algo sobre um incrível designer. Eu acredito que Deus é um Deus que ama a diversidade. Ele ama a variedade, ama a beleza.

Então ao olhar para a variedade no Mesozóico, acho que estou aprendendo algo sobre Deus enquanto vejo essa variedade. Mesmo que a Bíblia não diga
nada específico sobre isso, acho que ainda posso aprender algo sobre Deus desses fósseis.

O principal motivo pelo qual nós como cristãos devemos estudar os dinossauros é que eles são maravilhosas expressões da glória de Deus. Lemos nas escrituras, em Salmos 19 e Romanos 1 que a criação declara a glória de Deus. As pessoas podem olhar para a criação e saber que Deus existe. Especialmente se o beemote em Jó acabar sendo um dinossauro. Deus fala do beemote: “Esta é a minha criação mais poderosa. É uma das coisas mais impressionantes que já fiz”.

A medida que buscamos entender os dinossauros enquanto descobrimos mais sobre como eram, estamos obtendo um pequeno vislumbre da maneira como a criatividade de Deus se manifestou. Estamos começando a entender
que Deus pode fazer animais que sequer podemos imaginar que existiam. Isso é fascinante e deveria nos levar à adoração a Deus.

O principal motivo do interesse da maioria das pessoas, quanto aos dinossauros na perspectiva criacionista, é provar que evolucionismo está errado ou confirmar seu pensamento criacionista. Pensando nisso, eu diria
para aquelas pessoas que precisam entender os dinossauros
porque eles existem. Devemos lidar com a evidência.

E parte dessa evidência é a existência dos dinossauros. Então não é uma boa prática como cristãos, especialmente criacionistas, simplesmente jogar coisas fora. Fingir que certa evidência não existe. Isso não glorifica a Deus em nenhuma forma. Isso é mentir.

Isso é essencialmente enganar. Então porque existiram, porque glorificam a Deus, por isso temos a responsabilidade de estudá-los e entendê-los. Essas criaturas são maravilhosas e belas. Não são todas Tiranossauros. Não sei qual foi o papel original do Tiranossauro no mundo. Era um detritívoro?Comia plantas? Não sei.

Certamente segundo a forma como foi construído e o encontramos como fóssil hoje, era um animal carnívoro. Seus dentes eram desenhados para atravessar músculos. Estavam bem enraizados na sua mandíbula. O dente inteiro é cerca deste tamanho. E assim é a parte do topo, a parte que fica para fora. Então a maior parte está dentro, na mandíbula, do que fora.

Estou certo que eram criaturas temíveis em seu estado pecaminoso. Mas acho que originalmente tinham outro papel no mundo. Podemos imaginar como eram algumas destas criaturas. Quando os artistas de hoje reproduzem os dinossauros, até mesmo os artistas seculares, os fazem com cores fabulosas e formatos e os tipos de pele que tinham… Acho que teriam sido criaturas fascinantes. Teriam sido bonitos.

É uma situação onde dizer: “Eu não acredito que eles existiram.”, na minha opinião significa negar uma das mais belas partes da criação de Deus. Estes são animais maravilhosos que foram parte da criação. Eu não os vejo como algo terrível. Os vejo como parte da criação original. Porque no jardim, se voltarmos para a Bíblia e para o que acontecia no jardim, lá não havia predadores.

Eles comiam outras coisas e mudaram como resultado do pecado. Como resultado do pecado o homem ia morrer, mas porque o homem tinha domínio sobre a terra, todo o resto ia morrer também. a não ser que Deus interviesse de alguma forma. Vemos a confirmação disso em Romanos 8.

Em Romanos 8 Paulo está explicando a salvação, está explicando a santificação, está falando sobre o futuro. E diz que estamos aguardando
nossos novos corpos, gemendo internamente com o desejo de estar no céu e ter novos corpos. Fala que não apenas nós, mas também a criação.

A criação geme internamente, com dores de parto, aguardando sua redenção. Então ele diz que a própria criação foi sujeita à futilidade. Não por sua vontade, mas por aquele que a sujeitou. Então a criação foi sujeita a uma maldição. A criação está aguardando para ser remida, restaurada. E claro, essa é a profecia do que acontecerá com os novos céus e nova terra, que podemos ler em Isaias, Apocalipse e outros versos.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI