Detonando Antonio Miranda: Jesus não é o Messias

Num short curto tanto de duração quanto profundidade, o ateísta Miranda, ao qual não vou postar o vídeo aqui pra não dar publicidade, alega que Jesus não é o Messias. Possivelmente recebeu essas alegações de rabinos. Vamos lá.

Maria foi a única mãe humana de Jesus. Foi por meio de sua ancestralidade que Jesus tinha o direito de primogenitura na linhagem da Tribo de Judá, a linha de onde vieram todos os reis de Judá. A genealogia de Jesus por meio de Maria não é por meio de Salomão, mas por meio de Natã (o segundo filho sobrevivente do rei Davi). Jeconias não era um ancestral de Maria e, portanto, a maldição do sangue não está sobre a linha ancestral de Jesus por meio de Sua mãe.  

Portanto,  se  José fosse o pai biológico de Jesus (esse é um hipotético “se”), Ele não poderia ter cumprido a profecia de ser o Messias. Isso apóia o nascimento virginal, que é exatamente o que foi profetizado:

Isaías 7:14   Portanto o próprio Senhor vos dará um sinal; Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e porá-lhe o nome de Emanuel.

Mateus 1:23   Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e eles porão o seu nome Emanuel, que se traduzido é: Deus conosco.

Lucas 1:35   E o anjo respondeu, e disse-lhe: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; portanto, também, aquele Santo que há de nascer será chamado de Filho de Deus.

Já no segundo século, a igreja afirmou isso de forma muito simples e clara no Credo do Apóstolo:

“Eu creio… em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo Espírito Santo, nascido da Virgem Maria….”

O Credo Niceno (325, 391 DC) define ainda mais as implicações do nascimento virginal com maior clareza:

“Cremos … em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os mundos, Luz da Luz, verdadeiro Deus do próprio Deus, gerado, não feito, sendo uma só substância com o Pai. ”

Sendo filho de Maria, Jesus era descendente direto e natural de Davi. Sendo filho de criação ou filho adotivo de José, Jesus era o descendente e herdeiro legal de Davi. Não era suficiente para Jesus ser um herdeiro legal do Rei Davi e ser meramente adotado na linhagem de Davi. Jesus tinha de ser um descendente direto de carne e sangue de Davi. Por isso era necessário que a descendência da mãe natural de Jesus, Maria, fosse diretamente de Davi. Lucas prova este ponto sobre Maria e assim mostra que Jesus era descendente direto de Davi, tendo, portanto, uma pretensão natural ao trono de Davi. A genealogia de Mateus mostra que Jesus tinha somente uma pretensão legal a ele.

Outra diferença nesses Evangelhos está na genealogia, ou registro da família, de Jesus. Mateus cita os antepassados de José, e Lucas cita os antepassados de Maria. Mas os dois Evangelhos provam a mesma coisa: que Jesus era da família de Davi. Por exemplo, Mateus fala que José era descendente do rei Davi, por meio de Salomão. (Mat. 1:6, 16) Como filho adotivo de José, Jesus tinha o direito, de acordo com a lei, de ser rei como Davi. Já o relato de Lucas mostra que Maria era descendente do rei Davi, por meio de outro filho dele: Natã. (Luc. 3:31) Já que Jesus era do mesmo sangue que Davi, ele tinha o direito, “segundo a carne”, de ser rei como Davi. (Rom. 1:3) Mas por que, na lista dos antepassados de Jesus, Lucas não diz que Maria era filha de Eli? É porque as genealogias oficiais traziam os nomes dos homens, não das mulheres. Já que José era casado com Maria, Lucas fala de José como filho de Eli. — Luc. 3:23.

José era o pai adotivo terreno de Jesus. Deus é o Pai celestial de Jesus. Jesus foi gerado por Deus, concebido pelo Espírito Santo. Maria era a mãe humana de Jesus, uma jovem virgem que deu à luz o Filho de Deus. A maldição de sangue sobre a linhagem de José não foi passada para Jesus. A linha de sangue de Maria era pura, sem a marca de uma maldição. Jesus, ao que tudo indica, é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Aleluia!

2 – Reconstrução do templo

Ele alega que o Messias deveria reconstruir o templo.

Os detalhes de quando o Messias chegará estão escritos no livro de Daniel. Este profeta viveu durante o tempo de nosso exílio na Babilônia e recebeu a visão de que o Messias viria 483 anos após a ordem de restaurar Jerusalém e reconstruir o Templo:

Da emissão do decreto para restaurar e reconstruir Jerusalém até um Ungido [ ad mashiach ], o governante [ nagid ], serão sete semanas e sessenta e duas semanas. Será reconstruída com uma praça e um fosso, mas em tempos difíceis. ( Daniel 9:25 , CBS)

O “relógio” nessas 69 “semanas” (unidades de sete anos) começou a contar quando Artaxerxes emitiu um decreto para Neemias reconstruir o Templo e restaurar Jerusalém ( Neemias 2: 1-8 ). Embora outros decretos tenham saído, este foi o único que envolveu o Templo e Jerusalém. A história registra que isso ocorreu em nisã (março / abril) de 444 AEC. Isso significaria que o Messias apareceria por volta de 33 EC. A história não registra ninguém, exceto Yeshua (Jesus), que era daquele período e afirmava ser o Messias .

3 – Ajuntamento do povo e reinado

Miranda, usando argumentos rabínicos, alega que o Messias iria resgatar, reunir e reinar sobre o povo de Israel.

Alguns comentaristas veem isso como uma profecia não cumprida, argumentando que nem todo o povo judeu se reuniu em Israel. [44] Alguns cristãos referem-se à fundação do Estado de Israel como cumprimento desta profecia. [45] Outros argumentam que o cumprimento é que Jesus, como Messias, traz todas as nações para si (cf. 11.10 “As nações buscarão o seu conselho / E a sua morada será honrada.”) Citando João 12:32 (“E eu, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas a mim. “) e Paulo em Romanos 15:12 quando ele cita Isaías 11:10 , enfatizando a inclusão dos gentios no povo de Deus. [21]

Alguns cristãos também acreditam que Isaías 2: 2 deve ser entendido em conexão com Isaías 11: 10,12 .

Nos dias que virão, O Monte da casa do Senhor Permanecerá firme acima das montanhas E elevar-se-á acima das colinas; E todas as nações devem contemplá-lo com alegria.-  Isaías 2: 2

Alguns cristãos acreditam que Jesus, o Messias, é a “casa” definitiva ou a morada de Deus, como é dito em João 1:14 (“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória”) e 2: 19–21 (“Jesus respondeu-lhes:” Destruam este templo, e em três dias eu o levantarei. “Os judeus então disseram:” Demorou quarenta e seis anos para construir este templo, e você vai levantá-lo em três dias? “Mas ele estava falando sobre o templo do seu corpo.”). Por meio dele, a comunidade messiânica se torna um templo em 1 Coríntios 3:16 (“Vocês não sabem que todos vocês são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” ‘) E Efésios 2: 20-22(“… edificado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Messias Jesus a pedra angular, na qual toda a estrutura, sendo unida, cresce em templo santo no Senhor. Nele também vós sois edificados juntos em uma morada para Deus pelo Espírito. “). É por meio da exaltação do Messias todas as nações são atraídas a ele, como em Lucas 24:47 (“… e que o arrependimento e o perdão dos pecados sejam proclamados em seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém.”). [21]

4 – O Servo sofredor

Depois ele tenta alegar que Jesus não é o Servo de Is. 53.

. Isaías profetizou que o Messias não seria aceito pela maioria dos israelitas, mas, em vez disso, se tornaria ‘uma pedra de tropeço’ para eles. (1 Pedro 2:6-8; Isaías 8:14, 15) E, realmente, apesar dos muitos milagres realizados por Jesus, as pessoas “não depositavam fé nele, de modo que se cumpriu a palavra de Isaías, o profeta, que disse: ‘Jeová, quem depositou fé na coisa ouvida por nós?’”. (João 12:37, 38; Isaías 53:1) A falta de fé dos judeus pode ser atribuída em parte à crença popular, porém falsa, de que o Messias livraria imediatamente a nação do domínio romano e restabeleceria na Terra um reino davídico independente. Por Jesus ter sofrido e morrido, a maioria dos judeus não conseguiu aceitar o fato de que ele era o Messias. Mas, na verdade, Isaías havia predito que o Messias sofreria antes de se tornar Rei.
No livro de Isaías, o Messias diz profeticamente: “Dei as minhas costas aos que [me] golpeavam . . . Não escondi a minha face de coisas humilhantes e do [cuspe].” Mateus relatou o que ocorreu quando Jesus estava sendo julgado: “Cuspiram-lhe então no rosto e o esmurraram. Outros o esbofetearam.” (Isaías 50:6; Mateus 26:67) “Deixou-se atribular; contudo, não abria a sua boca”, escreveu Isaías. Assim, quando Pilatos interrogou Jesus sobre as acusações dos judeus, Jesus “não lhe respondeu, não, nem com uma só palavra, de modo que o governador ficou muito admirado”. — Isaías 53:7; Mateus 27:12-14; Atos 8:28, 32-35.
Detalhes sobre a morte do Messias. A profecia de Isaías continuou a se cumprir na morte de Jesus e até mesmo depois dela. Isaías predisse: “Ele fará a sua sepultura mesmo com os iníquos e com a classe rica, na sua morte.” (Isaías 53:9) Como essa profecia aparentemente contraditória pôde se cumprir? Quando Jesus morreu, ele foi pregado entre dois salteadores. (Mateus 27:38) Mais tarde, porém, José de Arimatéia, um homem rico, colocou o corpo de Jesus num túmulo de sua propriedade que pouco antes havia sido cavado numa rocha. (Mateus 27:57-60) Por fim, a morte de Jesus cumpriu um dos mais importantes aspectos da profecia de Isaías. A respeito do Messias, Isaías disse: “O justo, meu servo, trará uma posição justa a muita gente; e ele mesmo levará os erros deles.” Realmente, a morte de Jesus proveu o resgate para libertar todas as pessoas fiéis do fardo do pecado. — Isaías 53:8, 11; Romanos 4:25.

o Israel carnal, natural, foi fundado nos doze filhos do patriarca Jacó mas é o Israel espiritual, o Israel cristão, que é fundado nos doze apóstolos do Cordeiro Jesus Cristo. (Efésios 2:20) Assim, sem qualquer dúvida, é este Israel espiritual que é o “Israel ideal”. Mas, isso de modo algum prova que seja o “servo” descrito no capítulo 53 da profecia de Isaías.

5. Jesus clamou ser o Messias

É no contexto hebraico , o uso e o significado da linguagem de Jesus (hebraico), que Jesus realmente compartilha Sua missão e messianidade, e Ele o faz no início de Seu ministério – logo no início !

Ele tem ‘permissão’ de fazer o que fez, devido à forma como a língua hebraica é construída e como ela é usada e aplicada à interpretação bíblica durante o período do segundo templo, o tempo de Jesus.

Lembre-se, o comentário de Jesus sobre esta passagem ‘Hoje, esta escritura se cumpre ao ouvir’ (Lucas 4:21).

Lucas 4 detalha a introdução ao ministério de Jesus, estabelecendo o cenário na sinagoga de Nazaré, sua cidade natal.

Jesus (Yeshua), obviamente um leitor da Bíblia treinado, recebe a porção de Isaías para a leitura da Haftará dos Profetas. Depois de ler Isaías 61, ele profere Seu primeiro ensino registrado, um sermão de uma linha.

Capítulos e versículos não foram introduzidos no texto bíblico até o século 13 (para capítulos) e século 16 (para versos). Na tradução para o inglês, podemos facilmente notar que Yeshua, ao ler Isaías 61: 1-2, não termina a última frase, retira uma frase do texto e até adiciona uma frase completa.

Em 1922, o falecido David Baron, um judeu britânico crente em Yeshua que era bem versado em rabínicos, escreveu:

Está além da mais absurda credulidade acreditar que a semelhança em cada traço e nos mínimos detalhes entre este retrato profético desenhado séculos antes de seu advento [de Jesus] e a história de sua vida, morte e ressurreição gloriosa, conforme narrado nos evangelhos, pode ser mero acidente ou coincidência fortuita. 5

Pode ser verdade? Pergunte a si mesmo – se tiver coragem de acreditar.

Um estudo cuidadoso das Escrituras Hebraicas permite identificar dezenas de profecias que se cumpriram em Jesus Cristo. Essas profecias predisseram detalhes a respeito da formação do Messias, da época de sua vinda, de suas ações, do tratamento que receberia e de seu lugar no propósito de Jeová Deus. Em conjunto, elas nos ajudam a identificar Jesus como o Messias. Mas é preciso ter cautela ao procurar determinar com exatidão quantas são as profecias messiânicas nas Escrituras Hebraicas.
Nem todos concordam quanto ao que é, ou não, uma profecia messiânica. No livro The Life and Times of Jesus the Messiah (A Vida e a Época de Jesus, o Messias), Alfred Edersheim disse que os antigos escritos rabínicos classificaram 456 passagens das Escrituras Hebraicas como messiânicas, embora muitas delas não mencionem especificamente o Messias. Um exame dessas 456 passagens levanta dúvidas quanto a se algumas delas são profecias sobre Jesus Cristo. Por exemplo, Edersheim disse que os judeus consideravam a passagem em Gênesis 8:11 como messiânica. Eles alegavam que a “folha de oliveira que a pomba trouxe foi tirada do monte do Messias”. O autor mencionou também Êxodo 12:42. Explicando como os judeus entenderam de forma errada esse texto, ele escreveu: “Assim como Moisés veio do deserto, o Messias viria de Roma.” Muitos eruditos e outros dificilmente conseguiriam relacionar a Jesus Cristo esses dois textos e suas explicações equivocadas.

1 thought on “Detonando Antonio Miranda: Jesus não é o Messias”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.