Pular para o conteúdo

Desmascarando ANTONIO MIRANDA: a religião é cultural

Em mais um vídeo simplista e superficial, Antonio vem enganando seus seguidores repetindo as alegações da ateia Elaine sobre a falácia genética.

“Antes de poder mostrar por que alguém está errado, você precisa mostrar a ele que ele está errado.” (CS Lewis)

Antônio Miranda e Eline Souza subentendem claramente que o local de nascimento e o contexto cultural determinam fortemente a religião de uma pessoa . Este é o núcleo central do chamado “argumento da contingência geográfica da religião” , que ambos defendem de forma explícita.

No entanto, confundir a origem de uma crença com sua verdade é uma falácia genética. A verdade é objetiva, independentemente de como a descobrimos.
Se o cristianismo fosse verdadeiro, o fato de que muitos o adotam por herança cultural não o tornaria menos verdadeiro. A questão central não é como as pessoas chegam à fé, mas se a fé corresponde à realidade .

1. O que Eline/Antônio realmente dizem?

Eles afirmam:

  • “Se você nasce na Arábia Saudita, é mais provável ser muçulmano; no Brasil, cristão; na Índia, hindu.”

  • Isso é um fato estatístico, não uma falácia. Dados do Pew Research e outros estudos confirmam essa correlação.

Subentendidos e implicações:

  1. Determinismo cultural :
    • A mensagem subentendida é que a religião não é uma escolha racional ou universal , mas sim um produto do acaso geográfico e da socialização.
    • Exemplo: Se você nasceu em um país islâmico, é altamente provável que seja muçulmano, independentemente de evidências objetivas a favor ou contra o Islã.
  2. Crítica à arrogância religiosa :
    • Ambos desafiam a ideia de que uma religião específica seja “a verdadeira”, destacando que todas as tradições surgiram em contextos históricos e culturais específicos .
    • Exemplo:

      “Deus não aparece para ninguém e diz: ‘Esta é a verdade’. Religiões são invenções humanas ao longo da história.”

  3. Refutação de revelações divinas :
    • Eles negam que experiências místicas ou “revelações pessoais” transcendam a cultura, argumentando que são interpretadas à luz de estruturas pré-existentes (ex: um cristão vê Jesus, um muçulmano vê Alá).

 

3. O argumento deles é mais sofisticado:

Eles usam a geografia como evidência indireta contra alegações de revelação divina universal. A lógica é:

  1. Se uma religião fosse objetivamente verdadeira (como leis da física), esperaríamos que:

    • Surgisse independentemente em múltiplas culturas (como a matemática).

    • Não estivesse tão vinculada a nascimento/localização.

  2. Como isso não acontece (ex.: não há tribos isoladas que “descobriram” o cristianismo sem contato externo), a hipótese de “revelação universal” fica enfraquecida.

4. Como responder sem cometer a mesma falácia?

Você pode contra-argumentar assim:

Opção 1: Aceitar a influência cultural, mas negar que isso invalide a religião

“Sim, a religião é influenciada pelo contexto, mas isso também vale para a ciência (que nasceu na Europa). O fato de uma ideia ter uma origem cultural não a torna falsa – o que importa é se ela resiste a testes racionais e empíricos.”

Opção 2: Mostrar que a distribuição geográfica não refuta a verdade religiosa

“Religiões como o cristianismo e o islã explicitamente pregam a necessidade de missões. Se Deus quisesse ser conhecido através da pregação (e não por revelação universal), a distribuição atual faz sentido. Isso não refuta sua veracidade.”

Opção 3: Apontar exceções à regra geográfica

“Se a religião fosse 100% determinada pelo nascimento, não haveria conversões. Mas milhões de pessoas mudam de religião (ex.: cristianismo na Coreia do Sul, islã no Ocidente). Logo, o fator cultural não é absoluto.”

    • A origem cultural de uma religião não invalida automaticamente sua verdade. Exemplo: crianças aprendem matemática na escola, mas 2+2=4 é verdade independente de como foi ensinado.

2. A Crítica à Revelação Divina: Um Equívoco sobre a Natureza da Experiência Religiosa

Antônio afirma: “Nenhum Deus aparece para ninguém e fala: ‘Esta é a verdade’.” Esta é uma crítica simplificada da revelação religiosa.

A. A Revelação Interna (Sensus Divinitatis):

  • John Calvin propôs que todos os humanos têm um “sentido inato de divindade” (sensus divinitatis) , uma intuição não mediada por cultura. Estudos contemporâneos em psicologia cognitiva sugerem que crianças desenvolvem crença em um ser supremo naturalmente, sem socialização religiosa explícita (ex: pesquisa de Paul Bloom, Descartes’ Baby ).

B. A Experiência Mística como Prova Subjetiva:

  • A experiência religiosa pessoal pode ser “proprely basic” (basicamente apropriada), como argumentado por Alvin Plantinga. Assim como a percepção de dor ou amor, a experiência de Deus pode ser autoevidente, mesmo sem mediação cultural.

    “Se um hinduísta indiano experimenta a presença de Krishna e um cristão brasileiro experimenta a presença de Cristo, isso não prova que ambos são falsos. Pode haver múltiplas camadas de realidade espiritual.”

C. A História como Palco de Revelação Específica:

  • O cristianismo, por exemplo, afirma uma revelação histórica e geográfica específica (ex: Jesus de Nazaré na Palestina). Isso não contradiz a contingência geográfica, mas sugere que a verdade pode ser revelada em um tempo e lugar específicos, e depois disseminada (como fez o apóstolo Paulo na Grécia e Roma).

3. A Questão da Verdade Absoluta vs. Relativismo Cultural

Eline e Antônio assumem um relativismo cultural implícito: se a religião depende do acaso geográfico, ela não pode ser verdade absoluta.

A. O Princípio da Não Contradição:

  • Se duas religiões contraditórias (ex: cristianismo e ateísmo) não podem ser ambas verdadeiras, uma delas deve ser falsa , independentemente de sua distribuição geográfica.

    “O fato de que pessoas em diferentes culturas discordam sobre a natureza de Deus não prova que nenhuma esteja certa. Isso apenas mostra que a verdade é disputada, não que não existe.”

B. O Argumento Moral Cosmológico:

  • Se há valores morais objetivos (ex: o mal do Holocausto), isso implica um fundamento transcendente (Deus). A moralidade objetiva não pode ser explicada apenas por cultura, pois isso levaria ao relativismo extremo (ex: nazismo seria “correto” na Alemanha dos anos 1940).

    “A existência de um senso universal de certo e errado sugere uma realidade moral transcendente, compatível com a ideia de um Criador.”


4. Dados Sociológicos e a Persistência da Religião

Antônio cita estudos mostrando altas taxas de transmissão religiosa (ex: 93% de muçulmanos na Indonésia permanecem muçulmanos). Isso não refuta a verdade das religiões, mas ilustra:

A. A Resiliência da Fé Humana:

  • A persistência da religião ao longo da história sugere que ela satisfaz necessidades humanas profundas (significado, propósito, transcendência). Isso não é facilmente explicado por materialismo.

    “Por que a religião é tão ubíqua se é apenas uma invenção cultural? Por que não vemos sociedades sem nenhuma forma de crença?”

B. O Papel da Liberdade e da Convergência:

  • Mesmo em sociedades homogêneas, há casos de conversão (ex: ex-muçulmanos na Arábia Saudita). Além disso, o crescimento do cristianismo na China e do ateísmo no Oriente Médio mostra que a fé não é totalmente determinada pelo contexto.

5. O Estado Laico e a Neutralidade Religiosa

Eline defende um estado laico que não privilegie nenhuma religião. Craig concordaria com a separação entre igreja e estado, mas questionaria a premissa de que o ateísmo é neutro:

A. O Ateísmo como uma Visão de Mundo:

  • O ateísmo é uma posição metafísica que nega a existência de Deus, não uma “neutralidade”. Um estado verdadeiramente laico deve garantir liberdade religiosa para todos, incluindo ateus e teístas.

    “Um estado que promove o ateísmo como ideologia oficial não é laico, é totalitário.”

B. A Necessidade de Fundamentos Morais para a Liberdade:

  • Sem uma base teísta para direitos humanos (ex: dignidade intrínseca por ser imagem de Deus), a justificação para liberdades civis torna-se arbitrária.

    “Por que proteger a liberdade religiosa se não há valor absoluto na vida humana?”


6. Conclusão: Verdade, Cultura e a Busca pela Realidade

A crítica de Eline e Antônio à contingência geográfica da religião é válida, mas insuficiente para invalidar a verdade de qualquer fé.

  1. A origem de uma crença não determina sua verdade.
  2. A experiência religiosa e a moralidade objetiva sugerem realidades transcendentais.
  3. A revelação histórica (ex: cristianismo) não é contraditória com a contingência cultural.
  4. O ateísmo não é neutro, mas uma visão de mundo que precisa de justificação.

A religião pode ser culturalmente contingente, mas isso não a torna falsa. A verdade, como ensinava Platão, é “aquilo que é” , independentemente de quantas pessoas acreditam ou de onde nasceram. A busca pela verdade religiosa exige abertura à evidência, à razão e à experiência, mesmo que a cultura nos situe inicialmente em um caminho.


Referências para Profundização

  1. Alvin Plantinga – Warranted Christian Belief (sobre experiência religiosa como “proprely basic”).
  2. William Lane Craig – Reasonable Faith (argumentos cosmológicos, morais e históricos para o cristianismo).
  3. Paul Bloom – Descartes’ Baby (psicologia cognitiva e crença em espíritos).
  4. Pew Research Center – Religious Landscape Study (dados sobre transmissão religiosa).

 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Descubra mais sobre Logos Apologetica

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo