Como evitar uma “emboscada ateísta” na universidade

Se você é cristão, já conhece a triste verdade. Alguém da sua família (filho, filha, neto, neta, sobrinha ou sobrinho) já se afastou, apesar de todos os anos que você passou criando-o na igreja. Acredito que podemos mudar essa trajetória alarmante, mas temos que estar dispostos a enfrentar o problema de frente.

Se estamos dispostos a fazer o que for necessário para responder às provações que enfrentam os pobres, os famintos e os sem-teto, por que não faremos o que for necessário para responder aos desafios que nossa própria família cristã enfrenta?

Costumo receber e-mails de leitores sobre meu trabalho e as perguntas que surgem dele. Um jovem recentemente enviou esta mensagem:

Meu pai era um pregador batista do sul e, enquanto eu era criança, basicamente vivia na igreja. Eu conhecia todas as histórias da Bíblia e até fui batizado quando tinha oito anos … Depois de me formar no ensino médio, fui para a faculdade para me formar em engenharia mecânica. Alguém poderia pensar que um grau desse tipo envolveria pouca ou nenhuma discussão sobre se Deus existe ou não, ou se Jesus era uma pessoa real, mas encontrei essas e muitas outras objeções.

Tive uma aula de literatura onde o professor fez uma apresentação sobre como Jesus foi copiado de outros deuses e como isso explicava a “mitologia” de Jesus. Tive um curso de eletromagnetismo no qual o professor atacou violentamente o conceito de design inteligente … Tive uma aula de tecnologia espacial em que o professor defendeu veementemente a existência de alienígenas, mas se recusou a reconhecer a existência de Deus. Estes são apenas alguns exemplos das muitas interações que tive com meus professores …

Infelizmente, muitos de nossos irmãos e irmãs em Cristo carecem de treinamento, e quando encontram até mesmo os argumentos mais fracos, eles não estão preparados … Como cristão no ambiente da faculdade, você está sendo constantemente desafiado, constantemente cutucado e cutucado. É fácil jogar as mãos para o alto, convencer-se de que sua fé é uma mentira quando você é pisoteado todos os dias por professores e colegas.

Todos os cristãos, mas especialmente os que estão na faculdade, devem saber no que acreditam e por que acreditam, se têm alguma esperança de sobreviver com sua fé intacta … Eu penso na faculdade quase como uma emboscada ateísta. Os cristãos estão entrando totalmente inconscientes do perigo até que seja tarde demais e o dano já tenha sido feito.

É por isso que gostaria de agradecer a você … Quando entrei na faculdade, estava lutando contra muitas das objeções que encontrei. Eu descobri seu podcast e sua pesquisa cuidadosa. A abordagem das evidências foi incrivelmente útil. Como resultado, saí da faculdade com minha fé ainda mais forte do que quando comecei. Quero encorajá-lo a continuar o bom trabalho.

Os jovens cristãos lutam quando são desafiados (como André), mas não precisa ser assim. Se devidamente equipados, eles podem realmente  crescer  em sua fé e confiança, mesmo em meio a forte oposição. Você e eu temos a oportunidade de alcançar os jovens que amamos, incluindo jovens cristãos como este jovem, se estivermos dispostos a abraçar a missão.

Nossos filhos e nossos irmãos e irmãs em Cristo estão no lugar certo; eles acreditam em algo  verdadeiro . Se eles compreenderam sua própria necessidade de um Salvador e se arrependeram e colocaram sua confiança somente em Jesus para sua salvação, eles serão salvos para a eternidade.

Mas se eles não dedicaram tempo para estudar  por que o Cristianismo é verdadeiro, eles estarão mal equipados para responder às objeções e menos do que persuasivos com um grupo que requer muito mais evidências do que nunca. Temos que mudar o curso da igreja para enfrentar esse desafio, e a igreja é muito mais como um transatlântico do que um jet ski. Não podemos girar em um centavo.

Em vez disso, devemos fazer pequenas correções de curso – um grau aqui e um grau ali. Devemos nos aproximar da igreja como um rebocador e mudar a direção de nosso transatlântico um grau de cada vez.

[Este artigo foi extraído de  Fé Forense: Um Detetive de Homicídios Defende uma Fé Cristã Mais Razoável e Evidencial . ]

J. Warner Wallace é  detetive de casos arquivados , membro sênior do  Colson Center for Christian Worldview , Adj. Professor de Apologética na Biola University , autor de  Cold-Case Christianity ,  God Crime Scene e  Forensic Faith , e criador da  Case Makers Academy para crianças.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.