COMO AS TESTEMUNHAS OCULARES CONFEREM CREDIBILIDADE AOS RELATOS DA RESSURREIÇÃO?

A ressurreição de Jesus e as testemunhas oculares

Em Mateus, Marcos e João, mulheres discípulas de Jesus são relatadas como as primeiras testemunhas oculares do túmulo vazio e do Jesus ressuscitado. Muitos estudiosos bíblicos argumentaram que isso dá credibilidade histórica a esses relatos do Evangelho. Por que?

Michael Licona, em The Resurrection of Jesus: A New Historiographical Approach , fornece uma explicação.

O principal argumento postulado para a historicidade da aparição às mulheres, e do túmulo vazio, é que os primeiros cristãos não teriam inventado a história, uma vez que a baixa visão das mulheres na sociedade mediterrânea do primeiro século levantaria problemas. de credibilidade. Bauckham fornece evidências de que, no mundo greco-romano, os homens educados consideravam as mulheres como ‘ingênuas em questões religiosas e especialmente propensas a fantasias supersticiosas e excessivas em práticas religiosas’. Várias fontes judaicas que indicam a baixa visão das mulheres na cultura judaica também podem ser citadas, embora as do Talmud sejam reconhecidamente posteriores. Também podemos observar Lucas 24:11.

Justamente pela baixa visão das mulheres na antiguidade, muitos veem a aparição às mulheres, e especialmente a Maria Madalena, como histórica dado o critério do constrangimento. Parece improvável que os evangelistas, especialmente Marcos, inventassem ou ajustassem os testemunhos existentes para fazer das mulheres as primeiras testemunhas de Jesus ressuscitado, se não fosse isso o que era lembrado nas tradições mais antigas.

Por que fabricar um relato da ressurreição de Jesus que já teria sido difícil para muitos acreditarem e aumentar essa dificuldade acrescentando mulheres como as primeiras testemunhas? Se [os autores do Evangelho] originaram a história da aparição às discípulas, parece muito mais provável que [eles] tenham retratado os homens como sendo os primeiros a ver Jesus ressuscitado. . . . Por que não listar José de Arimateia, um membro do Sinédrio, e evitar completamente a questão feminina? Assim, como avalia Bauckham, a razão para a falta de credibilidade do relatório no primeiro século é uma razão para sua credibilidade no século XXI: ser histórico, isto é, crível por pessoas com uma mentalidade historicamente crítica hoje.’ Assim, as explicações mais plausíveis para a inclusão de mulheres testemunhas nas narrativas da ressurreição é que a lembrança da tradição era tão forte e difundida que precisava ser incluída.

Simplificando,  os relatos lendários  do corpo ressuscitado de Jesus teriam apresentado  homens , não mulheres, como as primeiras testemunhas oculares. Relatos com homens teriam sido muito mais persuasivos para o público do primeiro século, e os Evangelhos foram todos escritos para as comunidades do primeiro século no Império Romano.

A única razão para afirmar as mulheres como as primeiras testemunhas oculares é porque  isso foi o que realmente aconteceu , e as tradições orais das mulheres eram tão conhecidas que mesmo que os autores do Evangelho quisessem que os homens fossem testemunhas oculares, eles não teriam conseguido mentir. sobre isso.

Este artigo foi usado com a permissão de www.toughquestionsanswered.org, foi publicado por Bill Pratt em 3 de maio de 2017.

Fonte: https://jashow.org/articles/how-do-women-eyewitnesses-lend-credibility-to-the-resurrection-accounts/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.