Como a Bíblia descreve os anjos?

Como a Bíblia descreve os anjos

O que a Bíblia diz sobre anjos e querubins?

Compreendendo esses seres misteriosos e por que eles são importantes

Você quer ter acesso a um Manual completo de estudos bíblicos, com mais de 300 perguntas complicadas da Bíblia respondidas?

Durante mais de 5 anos aceitei esse desafio e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material incrível que acabamos de disponibilizar para você! Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Imagine que você está nas colinas perto do local de nascimento de Jesus, em Belém, reunido com um grupo de pastores exaustos ao redor de uma fogueira crepitante. Alguns estão dormindo, enquanto outros cuidam dos rebanhos. O ar frio e parado e o céu escuro parecem estranhamente calmos. Então, do nada, um ser estranho surge no alto. Ele está brilhando e se movendo como um humano enquanto seu coração bate descontroladamente.

“Não tenha medo”, diz o mensageiro.

“Trago-vos uma boa notícia de grande alegria que será para todo o povo; porque hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” ( Lucas 2:10-12). Lucas 2:10-12

O céu outrora escuro agora ganha vida brilhante com um mar de seres iluminados semelhantes. Eles falam e elogiam, mas não são humanos. Eles flutuam e voam, mas não têm asas.

Estes são os anjos de Yahweh – mensageiros celestiais.

Os misteriosos mensageiros continuam falando: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre os homens de quem ele se compraz” ( Lucas 2:14). Lucas 2:14

Quem são esses anjos da Bíblia? Quando e por que eles aparecem? E como eles se comparam a outras criaturas aladas celestiais descritas na Bíblia, como os querubins? Vamos dar uma olhada.

O Primeiro Querubim

Querubins (plural de querubim) aparecem pela primeira vez no terceiro capítulo de Gênesis . Quando Deus cria o mundo, ele forma dois reinos: os céus (espaço de Deus) e a terra (espaço humano). Então Deus forma o homem a partir da terra e planta um jardim único e cheio de vida.

No deserto fora deste jardim, a vida é dura e a sobrevivência é uma luta. Mas dentro do jardim a vida floresce e a morte não é uma realidade – ela não tem lugar ali. As pessoas podem escolher se querem morar no jardim ou não e, embora a escolha pareça óbvia, há uma diferença. Viver neste jardim significa escolher amar a Deus e seguir as suas instruções – é um lugar onde o espaço de Deus e o espaço humano se sobrepõem e se tornam inseparáveis.

Tragicamente, os primeiros humanos colocados no jardim optaram por não seguir as instruções de Deus. Eles se rebelam e são exilados de volta à terra onde Deus os formou, onde a mortalidade é real. Deus então coloca querubins celestiais para proteger a extremidade leste do jardim, guardando o caminho de volta ( Gn 3:24) . Gênesis 3:24

. Porque ele faz isto?

Os querubins não estão louvando, voando ou falando como os anjos que apareceram aos pastores. Mas a sua presença envia uma mensagem crucial: este espaço do jardim do Éden é um lugar onde o Céu e a Terra são um, onde a vontade de Deus e a vontade humana nunca se opõem. As tentativas de agir contra a vontade de Deus neste espaço resultam no exílio do jardim e, eventualmente, na morte, como aconteceu com os primeiros humanos. Sempre que lemos sobre querubins no resto da Bíblia, estamos nos lembrando desta cena fundamental do exílio no jardim no pergaminho de Gênesis .

Outros Querubins Bíblicos

Mais tarde, na história do Êxodo , artesãos criam símbolos artísticos de querubins em cortinas azuis, roxas e escarlates, e os querubins têm asas. A cortina bloqueia a entrada para o espaço sagrado do tabernáculo, onde repousa a arca da aliança e onde Deus e a humanidade se encontram como um só ( Êxodo 26:31-33).

Êxodo 26:31-33

 Isto se parece muito com a posição dos querubins bloqueando a entrada do Éden, onde Deus e a humanidade habitavam como um só.

Quando Deus dá instruções para a construção da arca da aliança, ele diz aos artesãos para forjarem com martelo dois querubins de ouro maciço – um para cada extremidade do propiciatório onde ele diz que estará presente (Êxodo 25:18-22) .

Êxodo 25:18-22

 Deus diz que falará com o povo daquela posição, entre as asas dessas duas esculturas de querubins.

Quer estejam posicionados a leste do Éden ou bordados nas cortinas do tabernáculo (e mais tarde no templo ), os querubins lembram às pessoas que entrar em um lugar de vida verdadeira e eterna não é algo que os humanos possam alcançar sem Deus. Escolher entrar neste espaço significa escolher unir-se à vontade e à instrução de Deus – a mesma escolha que Adão e Eva enfrentaram no jardim. Nenhum ser humano que viva de acordo com sua própria sabedoria ou maneira pode sobreviver ao passar pelos querubins.

Em profecias e narrativas posteriores da Bíblia Hebraica , aprendemos que as asas dos querubins podem soar como a voz de Deus quando se movem, e seus corpos parecem uma mistura selvagem de diferentes características animais e humanas (por exemplo, Ezequiel 10:5-14) .

Ezequiel 10:5-14

1 kg. 6:24-26

1 Reis 6:24-26

Os autores bíblicos descrevem os querubins como criaturas formidáveis ​​que descansam no trono da presença de Deus e guardam incansavelmente o seu espaço sagrado.

Anjos Bíblicos

Voltemos aos acontecimentos que antecederam o nascimento de Jesus . Imagine estar no templo para ver Zacarias servir do lado de fora da porta do espaço sagrado do Céu e da Terra, o Santo dos Santos ( Lucas 1:9-10).

Lucas 1:9-10

 Fragrâncias doces e picantes enchem o ar enquanto ele queima incenso, e as cortinas que protegem o espaço são bordadas com símbolos de querubins. De repente, um ser celestial aparece do nada – um anjo.

“Eu sou Gabriel”, diz este anjo, “que estou na presença de Deus” ( Lucas 1:19).

Lucas 1:19

Gabriel diz a Zacarias que ele e sua esposa infértil, Isabel, terão milagrosamente um filho chamado João , que crescerá para preparar a nação para a chegada do Messias . Seis meses depois, Deus envia o anjo Gabriel para visitar uma jovem chamada Maria na aldeia galileia de Nazaré.

“Não tenha medo, Maria”, diz ele – a mesma mensagem inicial que os anjos deram aos pastores em Belém. Ele explica que ela dará à luz um menino que também é Filho de Deus. Gabriel a instrui a chamá-lo de Jesus, prometendo que seu filho governará com amor em um Reino eterno .

Os anjos sempre anunciam relatórios tão emocionantes? E quanto aos outros anjos da Bíblia, e em que eles são diferentes dos querubins?

O que são anjos?

A palavra “anjo” na Bíblia é traduzida da palavra hebraica malach e da palavra grega angelos , ambas significando “mensageiro”. Deus envia anjos para alertar, confortar e guiar as pessoas, comunicando-lhes suas mensagens.

Na narrativa de Sodoma e Gomorra, vemos anjos resgatando a família de Ló ( Gn 19:1-15).

Gênesis 19:1-15

Na história de Elias, Deus envia um anjo durante o momento mais doloroso e desesperador de Elias para confortá-lo. O anjo o acorda e o convida para uma refeição ( 

1Rs 19:5-7).

1 Reis 19:5-7Na história sobre Daniel , vemos vários anjos, incluindo um que foi impedido de entregar uma mensagem por 21 dias devido a um conflito com um governante persa ( 

Dan. 10:10-15).

Daniel 10:10-15

Os autores do Êxodo registram que os anjos dirigiram e defenderam o povo de Deus durante sua jornada para fora da escravidão e para a terra prometida (por exemplo, Êxodo 12:23, 23:23).

Êxodo 12:23, Êxodo 23:23. Os anjos também aparecem em sonhos para guiar os humanos para a segurança (por exemplo, Gênesis 28:12, 32:1-2).

Gênesis 28:12, Gênesis 32:1-2

Mat. 1:20, 2:13

Mateus 1:20, Mateus 2:1. E no último livro do Novo Testamento , João registra uma mensagem complexa de Jesus, entregue a ele por um anjo ( Ap 1:1).

Apocalipse 1:1).

Há um traço comum nessas (e em muitas outras) histórias de anjos na Bíblia. Os anjos são mensageiros, enviados para proteger e proclamar como as pessoas podem entrar no lugar de vida onde foram construídas para florescer. Eles querem que os humanos confiem e sigam aquele que envia a mensagem, para saberem como viver onde o Céu e a Terra se sobrepõem – onde Deus e os humanos estão unidos em paz. Em última análise, as mensagens dos anjos nos dizem a vontade e o caminho do Messias. Os anjos não nos contam muito sobre si mesmos, mas falam muito sobre Jesus.

Conclusão

Por mais misteriosos que sejam, os anjos na Bíblia são frequentemente descritos com qualidades humanas, até mesmo falando como pessoas e tendo nomes que soam humanos. Além disso, eles não parecem ter asas.

Os querubins são igualmente misteriosos, dizem ter características humanas e animais selvagens e, sim, esses seres têm asas. Deus primeiro encarregou os querubins de proteger a entrada no jardim e, no resto da história, eles continuam a guardar os espaços sagrados onde Deus habita e o Céu e a Terra se sobrepõem. Os querubins estão sempre honrando a Deus e ajudando os leitores a relembrar a natureza essencial daquele primeiro jardim, um lugar onde escolher ficar significa escolher confiar e seguir as instruções de Deus.

Os anjos trazem mensagens divinas, incluindo as boas novas do desejo de Deus de estar perto da humanidade para sempre. Os anjos da Bíblia se comunicam por meio de sonhos, visões e visitas pessoais para ajudar as pessoas a sair do lugar de trabalho e morte, através dos querubins, e entrar no espaço do Céu e da Terra, onde a boa vida floresce sem fim e onde as pessoas viver em harmonia uns com os outros e com Deus.

Este artigo foi escrito por Cheree Hayes em colaboração com o Dr. Ben Tertin. Pesquisas acadêmicas e recursos adicionais fornecidos pelo Dr. Tim Mackie e pela Dra. Carissa Quinn. Editado por Kenzie Halbert-Howen com apoio editorial adicional de Mike Fleming e Nina Simone. Os artigos do BibleProject são produzidos por Brad Witty.

https://bibleproject.com/articles/what-does-the-bible-say-about-angels-and-cherubim

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.