As Origens da Doutrina da Trindade

Periodicamente, você encontrará alguém que duvida da doutrina da Trindade. As pessoas fizeram todo o tipo de acusações sobre isso …… uma das acusações mais populares é que foi inventada no Concílio de Nicéia em 325. Talvez algumas pessoas achem que não é importante.

Nada poderia estar mais longe da verdade. Primeiro, todo grupo que eu já vi que nega a Trindade também tem uma visão falsa da salvação. Talvez haja algum grupo em algum lugar que negue a Trindade, mas também acredite na salvação pela graça somente através da fé, mas eu não encontrei nenhuma. Todos que negam a Trindade têm uma visão herética da natureza da salvação. Em segundo lugar, a doutrina da Trindade foi difundida antes de Nicéia. Como prova, aqui estão as referências à Trindade antes de Nicéia:

  • Teófilo de Antioquia (c.169 – c.183): “Mas a lua diminui mensalmente e, de certo modo, morre, sendo um tipo de homem; então nasce de novo e é crescente, por um padrão da futura ressurreição. Da mesma maneira também os três dias que foram antes dos luminares, são tipos da Trindade, de Deus e Sua Palavra, e Sua sabedoria. ”
  • Da citação de Teófilo, o estudioso Philip Schaff diz: “O uso mais antigo dessa palavra ‘Trindade’. Parece ter sido usado por este escritor em seus trabalhos perdidos, também; e, como um amigo instruído sugere, o uso que ele faz dele é familiar. Ele não carrega isso como algo novo: “tipos da Trindade”, ele diz, ilustrando uma palavra aceita, não introduzindo uma nova. “(Schaff, Padres Antenicenos, Vol. 2, 101)
  • Atenágoras, o Ateniense (c. 177): “Pai e Filho sendo um”; O Filho estando no Pai e o Pai no Filho, em unidade e poder do Espírito. ”; Filho não foi trazido à existência; “O próprio Espírito Santo”; “Deus Pai e Deus Filho e do Espírito Santo”; “A unidade do Filho com o Pai”; “A comunhão do Pai com o Filho”; “A unidade destes três, o Espírito, o Filho, o Pai e sua distinção na unidade” (A. Roberts, Padres Antenicenos, 133-134; Schaff, Padres Antenicenos, Vol. 2, 133)
  • Clemente de Alexandria (c. 192): “‘e colocar um anel na mão’ Aqui está o mistério da Trindade, que é o selo impresso sobre aqueles que acreditam.” (Schaff, Padres Ante-Nicéia, Vol. 2, 583) (quando comentando sobre Lucas 15:22)
  • Tertuliano (220): “Quando um raio é projetado do sol é uma porção de todo o sol; mas o sol estará no raio porque é um raio do sol; a substância não é separada, mas estendida. … Este raio de Deus … deslizou para dentro de uma virgem, em seu ventre foi formado como carne ”(Documentos da Igreja Cristã, 34)
  • Dionísio, Bispo de Roma (259-268): “Porque o Verbo Divino deve necessariamente estar unido ao Deus do Universo, e o Espírito Santo deve ter sua habitação e habitar em Deus; assim, é absolutamente necessário que a Tríade Divina seja resumida e reunida em uma unidade, trazida como se fosse para um ápice, e por essa Unidade eu me refiro ao Deus todo soberano do Universo. (…) Assim, tanto a Santa Tríade como a santa pregação da Monarquia serão preservadas. ”(Documentos da Igreja Cristã, 35)
  • Gregório, o Grande (Gregório Taumaturgo) (c.270): “Há um só Deus, o Pai da Palavra viva. . . o Pai do Filho unigênito. Há um só Senhor, único de único (somente dos únicos), Deus de Deus, a imagem e semelhança da Deidade, a poderosa Palavra. . . o poder que produz toda a criação; o verdadeiro filho do verdadeiro Pai, Invisível do Invisível e Incorruptível do Incorruptível e Imortal do Imortal, e Eterno do Eterno. E há um Espírito Santo, tendo sua existência de Deus e sendo manifestado pelo Filho. . . Deus Pai, que é sobre todas as coisas e em todas as coisas, e Deus o Filho, que é através de todas as coisas: uma Trindade perfeita, não dividida nem diferente em glória e eternidade e soberania. De fato, também não existe algo criado ou subserviente na Trindade, nem introduzido, como se não estivesse lá antes, mas vindo depois; nem, de fato, o Filho jamais esteve sem o Pai, nem o Espírito sem o Filho, mas a Trindade é sempre a mesma, invariável e imutável. ”(Schaff, Creeds of Cristendom, vol 2, p.24-25)
  • Alexandre de Alexandria (319) pregou sobre “O Grande Mistério da Trindade na Unidade”. Ário atacou, alegando que Jesus era menor do que o verdadeiro Deus, e de uma essência diferente do pai. Isso contribuiu para o Concílio de Nicéia em 325, que resolveu o assunto em favor do que sempre foi ensinado, a Trindade. Ário foi denunciado como herege e excomungado do cristianismo. (E. Cairns, 133, 134)

As citações acima são todas anteriores a Nicéia e mostram que a doutrina foi totalmente desenvolvida e usada bem antes de 200 DC. O termo “trindade” foi registrado em 175, um total de 150 anos antes de Nicéia, e o contexto desse uso mostra que já era bem conhecido do leitor.

Tudo isso é ainda mais surpreendente quando consideramos que ser cristão era um crime potencial em Roma em 65 dC até Constantino em 320 dC. Portanto, é muito notável que quaisquer escritos sobrevivam desse período, mas temos sólidas evidências de que a Trindade foi ensinada desde o início.

Fonte: https://humblesmith.wordpress.com/2011/02/15/the-origins-of-the-doctrine-of-the-trinity/
Trdução: Emerson de Oliveira 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.