A VIOLÊNCIA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO: O PROBLEMA

Entre as perguntas que mais me fazem sobre a Bíblia está esta: “Por que Deus parece tão amoroso no Novo Testamento, mas irado, duro e vingativo no Antigo Testamento?” Essas passagens violentas não apenas perturbam os cristãos pensantes, mas também fornecem alimento para os novos ateus que afirmam, às vezes com razão, que a religião é a fonte de grande parte da violência no mundo.

Vamos considerar três categorias de textos do Antigo Testamento que são moralmente problemáticos:

  1. os “crimes” para os quais Deus prescreve a pena de morte,
  2. A ira e a ira de Deus ao punir seu povo, e
  3. A ordem de Deus aos israelitas para cometer genocídio.

A pena de morte. Existem inúmeros “crimes” pelos quais Deus, por meio da Lei de Moisés, exige a pena de morte. Entre estes estão o sacrifício a um deus diferente de Yahweh (Êxodo 22:20), rebelião persistente por parte de uma criança (Deuteronômio 21: 18-21), uma criança que bate ou amaldiçoa seus pais (Êxodo 21:15 e 17), trabalhar no sábado (Êxodo 35: 2), relação sexual pré-marital (Deuteronômio 22: 13–21), e a exigência de um sacerdote queimar sua filha viva se ela se tornasse uma prostituta (Levítico 21: 9).

A ira e a ira de Deus. No Antigo Testamento, a ira de Deus queima repetidamente seu povo por sua desobediência. Às vezes, a punição que ele aplica parece particularmente dura, injusta e desproporcional. Vamos considerar apenas um exemplo.

Em 2 Samuel 24, descobrimos que o rei Davi decidiu fazer um censo dos homens em idade de lutar. O profeta Gad foi enviado a Davi para anunciar o descontentamento de Deus com a realização do censo. A punição pelo pecado de Davi: “O Senhor enviou uma pestilência sobre Israel desde aquela manhã até o tempo determinado; e setenta mil pessoas morreram ”(2 Samuel 24:15). Davi toma uma decisão que não agrada a Deus, e Deus mata 70.000 israelitas por isso? Como essa ação poderia ser reconciliada com um Deus de misericórdia, compaixão, justiça e amor?

Genocídio em nome de Deus. Mencionarei uma última categoria de escrituras relacionadas à violência de Deus: aquelas que descrevem a conquista de Canaã. Na época em que os israelitas entraram na terra para conquistá-la, Canaã era povoada por pequenas cidades-estado ou reinos compostos de vários grupos étnicos que falavam línguas semelhantes. Deus prometeu a Israel que lhes daria esta terra, mas para isso essas pessoas tiveram que ser deslocadas.

Isso é bastante problemático, mas Deus não estava pedindo aos israelitas que os realocassem à força para outras terras. Deus instruiu os israelitas a matar cada homem, mulher e criança entre esses cananeus. Em Deuteronômio 20: 16–18, Moisés dá as seguintes instruções: “Quanto às cidades desses povos que o Senhor teu Deus te dá por herança, não deves deixar nada que respira permanecer vivo. Você deve aniquilá-los – os heteus e os amorreus, os cananeus e os perizeus, os heveus e os jebuseus – assim como o Senhor vosso Deus ordenou. ”

A palavra hebraica para “aniquilar” tem como raiz herem (também transliterada como cherem ou às vezes charam ). O clássico Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon observa que o significado da palavra em inglês é “exterminar”. Ele também tem o sentido de devotar algo a Deus, destruindo-o completamente. Isso às vezes é traduzido como “proibição” – uma palavra que, neste contexto, significa “dado a Deus por destruição completa”.

Em Josué 6: 20b-21, você pode ler sobre como era quando o exército israelita entrava na cidade de Jericó: os israelitas “avançaram direto para a cidade e a capturaram. Então, eles devotaram a destruição ao fio da espada toda a cidade, tanto homens como mulheres, jovens e velhos, bois, ovelhas e jumentos. ” Após a destruição de Jericó, em seguida viria o povo de Ai, depois o povo de Maquedá e Libnah e Laquis e Eglon e Debir – cada homem, mulher e criança abatidos e dedicados a Deus. No final, toda a população de 31 cidades-estado foi totalmente destruída.

Suspeito que a maioria das pessoas que lêem a Bíblia não pensa sobre isso, passa por cima dessas seções ou as pula completamente. Eu tinha quatorze anos quando li o Livro de Josué pela primeira vez. As histórias não me incomodavam naquela época. Foram batalhas épicas com grandes enredos e figuras heróicas. Quem não gosta de ler sobre como as paredes de Jericó “desabaram”? Por trás de cada história estava a ideia de que Deus estava lutando em nome de seu povo. Suspeito que seja assim que a maioria das pessoas lê essas histórias hoje.

Mas quando cresci, reli essas histórias e comecei a pensar na humanidade dos cananeus. Eram seres humanos que viviam, amavam e tinham famílias. Entre eles estavam bebês e crianças, mães e pais. No entanto, todos foram mortos à espada pelo “exército do Senhor”. Trinta e uma cidades massacradas sem nenhum termo de rendição oferecido e nenhuma chance de realocar para outra terra. Passei a ver os dilemas morais e teológicos apresentados por essas histórias.

Como podemos resolver os dilemas morais e teológicos apresentados por esses e outros textos como eles? Seguirei este post com outros dois , apresentando trechos do capítulo em Entendendo a Bíblia , “A Violência de Deus no Antigo Testamento”, que tentam explicar essas passagens difíceis da Bíblia. O capítulo sobre violência é um dos 32 ensaios que tratam de tipos semelhantes de perguntas na Bíblia.

A postagem de hoje é um trecho de um capítulo com o mesmo nome do meu livro, Making Sense of the Bible (HarperOne, 2014).

A imagem acima é uma fotografia restaurada digitalmente de um livro original, Die Bibel in Bildern (Bíblia com gravuras), datado de 1860. É de uma gravura do pintor alemão Julius Schnorr von Carolsfeld (26 de março de 1794 – 24 de maio de 1872), baseado em Josué 10: 7-13.

Fonte: https://www.adamhamilton.com/blog/gods-violence-in-the-old-testament-the-problem/#.YSerpLBKi73

2 thoughts on “A VIOLÊNCIA DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO: O PROBLEMA”

  1. Emerson a lei de moises era baseada no princípio olho por olho e dente por dente e o combate era contra carne no antigo testamento por isso era comum matar ao próximo mais Deus é o mesmo hoje e o mesmo ontem ♚

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.