A PERGUNTA QUE TRAVOU OS CRISTÃOS

Eu não gosto de dar palco a esse e outros ateístas superficiais aqui no meu canal e blog. Tento me segurar para não fazer isso mas não consigo. Realmente confesso que é até engraçado e desestressante ver esses vídeos superficiais do Tonho mas o problema são as pessoas desinformadas e fracas que assistem a esses vídeos e levam à sério.

Desta feita tenta “comentar” com um “raciocínio” e análise para lá de falacioso, tentando fazer tripas para alegar que a Bíblia foi influenciada pelos mitos gregos, etc, tudo vindo de ideias miticistas não levadas à sério por nenhum acadêmico.

MANUAL DA BÍBLIA 2023

Já são mais de 300 perguntas DIFÍCEIS e POLÊMICAS da Bíblia respondidas em mais de 600 páginas de conteúdo! Feito especialmente para quem ama estudar a Palavra!

QUERO BAIXAR (clique)

O texto é de Mc. 7, 1-8. Por que Jesus pediu para não lavar as mãos, sendo que isso seria uma prática de higiene?

Os escribas e os fariseus do primeiro século davam grande importância à lavagem das mãos, e criaram caso com Jesus Cristo porque os discípulos dele desconsideravam as tradições dos homens dos tempos antigos por não lavarem as mãos, antes de tomar uma refeição. Não se tratava de uma lavagem comum das mãos, por razões de higiene, mas sim de um ritual cerimonial. “Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos até os cotovelos.” (Mr 7:2-5; Mt 15:2) O Talmude Babilônico (Sotah 4b) coloca alguém que come sem lavar as mãos no mesmo nível daquele que tem relações sexuais com uma prostituta, e diz que quem menosprezar a lavagem das mãos será “desarraigado do mundo”

A questão de lavar as mãos em Marcos 7 não era sobre higiene. Era sobre a cerimônia farisaica de lavar as mãos que foi ‘criada’ como uma cerca para evitar o pecado. No entanto, como Yeshua explica naquele capítulo, (você pode ler) a questão não era lavar as mãos de forma alguma. Era sobre como o pecado acontece. O pecado vem de dentro do homem, não de algo externo. Os fariseus acreditavam que alguém poderia contaminar a comida e, portanto, tornar-se ritualmente impuro. Yeshua corrige o pensamento deles e diz que é o coração sujo do homem que o torna impuro… não as mãos sujas. Então ele castiga os fariseus por tornarem sua cerimônia mais importante do que a Torá.

Quando os fariseus se queixavam a Jesus de que os discípulos dele “não lavam as mãos quando comem pão”, Jesus repreendeu os fariseus. Significa isto que Jesus favorecia que se comesse com mãos sujas? Não, porque não foi por causa da higiene que os fariseus mandavam lavar as mãos. Era a sua tradição oral. Era um rito religioso, lavarem eles as mãos. As mãos tinham de ser lavadas antes e depois da refeição, e às vezes durante a refeição, com água especial, e de maneiras diferentes com os alimentos diferentes. Conhecermos toda a tolice intricada que os fariseus ordenavam naqueles dias quanto à lavagem das mãos, dá-nos imediatamente entendimento. Mostra que estava envolvido um rito religioso, que este fazia parte da tradição oral dos judeus, que Jesus disse invalidava a Palavra de Deus, e isso elimina qualquer pensamento errôneo de que Jesus favorecia que se comesse o alimento de mãos sujas. — Matt.l5:l-6.

Os discursos de Jesus dirigidos contra os fariseus e suas ‘regras excessivamente pesadas feitas pelo homem’ não eram exclusivos dele: as mesmas reclamações foram feitas por judeus que viveram antes mesmo de Jesus nascer, já que os fariseus ditavam cada vez mais todos os aspectos da vida civil judaica. através de suas tradições de ‘lei oral’. Essas leis orais foram muito além das regras esfarrapadas encontradas na ‘Lei de Moisés’ (também conhecida como Torá, os primeiros cinco livros do Antigo Testamento encontrados na Bíblia cristã).

Ao protestar contra essas regras, fica-se com a nítida impressão de que Jesus é análogo a um libertário moderno, ou seja, o tipo de pessoa que protesta contra a ‘intrusão do grande governo’ em suas vidas pessoais, contestando a erosão de suas liberdades civis. Eles frequentemente protestam contra o ‘excesso de regulamentação governamental’, assim como Jesus protestou contra os fariseus e seu excesso de regulamentação teocrática.

Agora, uma coisa era quando os fariseus inseriam seus ditames extra-escriturísticos que definiam os rituais a serem usados ​​na adoração no Templo (muitas vezes feito em nome da padronização, emprestando uma medida de consistência de um serviço para o próximo, por exemplo, considere como o formato de As reuniões dominicais são consistentes em todos os Salões do Reino em todo o mundo, embora a Bíblia realmente não estipule esses detalhes). Mas quando os fariseus inseriram seus rituais extra-escriturísticos nas rotinas da vida diária (por exemplo, comer), para Jesus, isso foi a proverbial ‘palha que quebrou as costas do camelo’.

Jesus protestou veementemente, acusando os fariseus de irem além de Deuteronômio 8:10, a ÚNICA escritura encontrada em toda a Torá que exige que uma bênção seja oferecida em associação com as refeições:

Deuteronômio 8:10 (NIV)

“E comerás e te fartarás, e bendirás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.”

Como um fiel observador da Torá, Jesus protestou com razão: não há menção de lavar as mãos antes das refeições em qualquer lugar da escritura, que os fariseus citaram para apoiar sua prática.

E por falar nisso, a escritura exige apenas oferecer graças a Deus “pela boa terra”: a escritura não ordena agradecer a Deus pelo próprio ALIMENTO, per se.

Portanto, Jesus tinha um ponto válido: NÃO há menção de Deus ordenando aos humanos que lavassem as mãos antes das refeições, apenas para agradecer a Deus pela terra.

Primeiro, estamos falando de duas mentalidades diferentes:

  • Os fariseus pensam que a melhor maneira de servir a Deus é interpretar as leis literalmente e fazer o que as leis dizem. Eles não pensam no sentido dessas leis, mas simplesmente fazem o que as leis dizem .

    Se eles estiverem em uma situação em que você tem a escolha entre fazer o que a lei diz e fazer o que a lei diz literalmente, eles farão o que a lei diz literalmente. Isso significa que eles NÃO farão o que a lei realmente quer.

  • Jesus sempre pensa na intenção da lei. Se ele pensa que a lei tem uma certa intenção, ele agirá da maneira que a lei é pretendida . Ele não agirá da maneira que a lei está escrita.

    Outro bom exemplo disso é Lucas 13,15.

A intenção da lei aqui é que Deus não quer que as pessoas fiquem doentes. Portanto, eles devem lavar as mãos para prevenir doenças.

São Pedro e os outros eram pessoas pobres. Talvez eles simplesmente não tivessem acesso a água potável.

É claro que Pedro e os outros não querem ficar doentes, então eles definitivamente lavariam as mãos se tivessem acesso a água limpa. Então, obviamente, eles atualmente só têm acesso a água suja.

Jesus sabia sobre micróbios? Embora Jesus seja Deus e homem, parece que durante sua vida ele teve que aprender como nós aprendemos; seu conhecimento divino não interferia em suas interações humanas. Parece ser a isso que São Paulo se refere quando escreve sobre “a kenosis de Jesus em Fil. 2:5–11. (Veja o útil comentário preparado pela Associação Católica Hebraica sobre kenosis.)

Nesta situação, as duas mentalidades diferentes que descrevi acima causarão duas conclusões diferentes:

  • Os fariseus dizem que São Pedro e os outros devem usar a água suja para lavar as mãos. Não importa que a água esteja possivelmente poluída com bactérias causadoras de doenças. A lei diz que as mãos devem ser lavadas.

    Eles acreditam que aos olhos de Deus é mais importante seguir algumas regras sem pensar se a regra faz sentido na situação atual.

  • Jesus diz que ao usar água poluída com bactérias causadoras de doenças, você faz exatamente o contrário do que a lei realmente quer .

    A principal mensagem de Jesus parece ser que aos olhos de Deus não é tão importante seguir algumas regras sem pensar nelas, mas é mais importante pensar no que Deus realmente quer de nós .

Além de outras bobagens já refutadas que o Tonho fala (Jesus é cópia de Asclépio, Justino mencionou Asclépio, etc.) num ato insano de tentar igualar a Bíblia a mitos, Tonho deixa de mencionar que a Bíblia influenciou a medicina pois tem muitos preceitos de higiene, principalmente em Levíticos e que a Igreja criou os primeiros hospitais. Claro que não vai falar isso.

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI