A Importância do Conhecimento Teológico

Escolha agora » Bacharel em Teologia | Mestre em Teologia | Doutor em Teologia

Em um grupo de estudos bíblicos (em canal social), foi colocado em questão a necessidade ou não do conhecimento em relação a alguns assuntos curiosos da Bíblia e Teologia, além de nos atermos aos assuntos claros e objetivos, deixando de lado aqueles assuntos que são apenas uma simples demonstração de conhecimento e buscas desnecessárias por assuntos “transversais” ao da salvação.

Diante disso, eu respondo. (Faço minhas as palavras de um dos participantes: “é puramente minha opinião e pode ser analisada”)

A Resposta

Irmãos, o conhecimento fundamental da Bíblia Sagrada é necessário, pois é ele que fortalece a nossa fé, ou seja, à medida que conhecemos mais a Cristo, somos mais atraídos para ele.

Esse é o caminho que nos leva ao céu, porém, somos convidados a ampliarmos nossa base de fé (Hb 5.12 e 6.1), além de estarmos preparados para darmos razão da nossa esperança (1 Pe 3.15).

O conhecimento, mesmo sendo doloroso adquirí-lo, pois exige muito esforço, quebra de paradigmas (que Paulo os denomina de “carnalidade e meninices” – 1 Co 3.1), somente é possível através do estudo crítico do texto bíblico, por isso, estas perguntas surgem e são válidas, desde que, porém, não tomem a primazia em nossas vidas.

O crescer na graça e no conhecimento é algo que se caracteriza não apenas em conhecer as coisas claras e objetivas, mas as ocultas e subjetivas também.

Por exemplo, vejamos as várias respostas de Jesus Cristo aos fariseus, saduceus e escribas da sua época, onde era necessário Jesus responder sobre assuntos nunca antes tratado pelos mestres judaicos… E se ele não tivesse tais respostas para eles? Como o texto de Mt 7.28,29 seria uma realidade na vida dEle?

✢ ✢ ✢

Você deseja interpretar, entender e memorizar melhor a Bíblia Sagrada?
CLIQUE AQUI e BAIXE GRÁTIS o nosso Guia Prático Para Estudar a Bíblia!

✢ ✢ ✢

E se no Concílio de Jerusalém, Pedro e Tiago não tivessem indo além do Texto da Torá, para responder a questão da circuncisão?

Agora, precisamos considerar que o estudo crítico do Texto da Bíblia (no sentido de buscar sua originalidade e respostas – e não de discordar) é legal, recomendando e necessário para o aperfeiçoamento da nossa espiritualidade e testemunho cristão.

A Teologia não mata, assim como a Bíblia também não mata. Mas, a aplicação errada do conhecimento adquirido leva multidões ao caos e a desgraça espiritual.

É importante termos o máximo de respostas possíveis sobre determinados assuntos, de modo que sejam complementos à nossa fé; mas, não determinante dela. Deus abencoe!

Se você ficou interessado em adquirir mais conhecimento bíblico, teológico e ministerial para sua vida cristã e para sua vocação ministerial, estes cursos teológicos são a resposta para os seus sonhos.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI!

Agora eu gostaria de falar sobre outra questão importante para você!

Neste ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse e de forma sistemática? Que tal você experimentar por 1 mês o mais completo Curso Online de Bacharel em Teologia, através de apostilas e vídeo-aulas… No conforto de seu lar, com linguagem simples, direto em seu computador, tablet ou celular?

Se você deseja um aprofundamento incrível nos assuntos da Bíblia e da Teologia, CLIQUE AQUI e veja como funciona. Oferta Especial de Lançamento… Vagas Limitadas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.