Pular para o conteúdo

A Crença na Ressurreição: Surgiu com as Testemunhas ou foi uma Lenda Tardia?

Introdução

A crença central do cristianismo é a ressurreição. Mas quando essa crença começou? Alguns afirmam que as testemunhas oculares não criam numa ressurreição. Alegadamente, seria uma lenda que evoluiu com o tempo. Os primeiros cristãos apenas acreditavam que Jesus foi levado ao céu enquanto o seu corpo apodrecia no túmulo.
A Crença na Ressurreição: Surgiu com as Testemunhas ou foi uma Lenda Tardia?
Isso, porém, não corresponde aos dados. A crença na ressurreição — ou seja, que Jesus ressuscitou fisicamente, deixando para trás um túmulo vazio — está presente nas nossas fontes cristãs mais antigas. E as evidências mostram que essa crença veio das próprias testemunhas oculares. Portanto, não houve tempo para o desenvolvimento de qualquer lenda.
Os textos cristãos mais antigos que possuímos são as cartas de Paulo. E vemos que ele acreditava claramente que Jesus ressuscitou dos mortos. Isso também é ensinado nos Evangelhos, em Atos e em todos os demais documentos cristãos primitivos que falam sobre o que aconteceu com o corpo de Jesus. Mas, mais importante ainda, Paulo cita material que é anterior às suas cartas — os chamados credos e hinos pré-paulinos.
Nesse material, encontramos crenças centrais do cristianismo, como a divindade de Jesus, a sua morte e a sua ressurreição. Um dos credos é objeto de muita discussão pelo seu conteúdo e encontra-se em 1 Coríntios 15:
“Pois lhes transmiti, em primeiro lugar, o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras; e que apareceu a Cefas e depois aos Doze. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. Depois apareceu a Tiago e, em seguida, a todos os apóstolos.”
O consenso dos estudiosos é que este é um credo cristão antigo, não inventado por Paulo. Embora Paulo provavelmente o interrompa para inserir a linha sobre alguns terem adormecido. Mas o mais importante é que o credo é datado pelos estudiosos de poucos anos após a ressurreição. Ou seja, os cristãos já proclamavam que Jesus ressuscitou fisicamente logo após o evento ter sido relatado.
Como Dale Allison mesmo admite:
“Embora as evidências sejam lamentavelmente imperfeitas, elas são suficientes para estabelecer com elevado grau de probabilidade que alguns dos seguidores de Jesus passaram a crer na sua ressurreição muito pouco tempo depois da sua morte.”
As razões para isso são muitas. Primeiro, Michael Licona observa que o estilo não é típico de Paulo. Por exemplo, a expressão grega “segundo as Escrituras” está ausente nos outros escritos de Paulo. A frase “ao terceiro dia” também não aparece em nenhuma das suas cartas. E o uso do título “os Doze” só é encontrado aqui.
Paulo começa dizendo que isso é algo que “recebeu”, e usa uma terminologia rabínica — a forma como um mestre transmite ensinamentos que recebeu do seu próprio mestre. Isso nos diz que era um credo que ele recebeu de cristãos que tinham mais autoridade para o instruir. Tendo em conta que Paulo era uma autoridade na igreja primitiva para muitos, os candidatos mais prováveis seriam os apóstolos da igreja de Jerusalém.
Afinal, Paulo diz em Romanos que as bênçãos espirituais tiveram origem na igreja de lá. Em 1 Coríntios 14, quando a igreja de Corinto parece estar criando as suas próprias regras de culto público, Paulo pergunta: “Foi de vós que a palavra de Deus saiu? Ou foi somente a vós que ela chegou?” — dando a entender que não tinham autoridade para tomar tais decisões. Essas definições cabiam às autoridades da igreja primitiva, sediadas em Jerusalém.
Birger Gerhardsson cita algo semelhante nas fontes rabínicas. O rabino Hananias, na cidade babilônica de Nehar Peqod, havia tomado a liberdade de tomar decisões que, segundo a tradição, uma autoridade local não tinha o direito de fazer. O comentário desdenhoso do rabino Natã foi:
“Acaso a Torá sai de Babilônia, e a palavra de Deus de Nehar Peqod?”
Do mesmo modo, a igreja de Jerusalém decidia questões de doutrina — o que significa que o credo citado por Paulo teria de ter origem neles, se era algo que ele recebeu para transmitir a outros cristãos.
Em Gálatas, está registrado que ele ficou com Pedro por 15 dias e também conheceu Tiago. E eles nada acrescentaram à sua mensagem quanto ao Evangelho. Se Paulo ainda não tivesse aprendido o credo com outros cristãos, teria sido essa a altura de o aprender ou de confirmar que vinha deles. Isso leva à conclusão de que o credo já existia antes desse encontro — o que coloca a sua origem a poucos anos da morte e ressurreição de Jesus.
Além disso, o credo foi estruturado em forma de memória, com paralelismo. Diz David Gregg:
“Em 1 Coríntios 15:3–5, as repetições de ‘que’ e ‘segundo as Escrituras’ mostram paralelismo. Isso confirma que se trata de fato de um credo.”
Tem menos de 50 palavras — o que revela que provavelmente era um credo usado para instruir novos convertidos nos fundamentos da fé. Refere-se a Pedro como Cefas, o seu nome aramaico, o que reforça a ideia de que é muito antigo. E contém tradições independentes dos Evangelhos, como a aparição a Tiago e a aparição separada a Pedro.
Larry Hurtado argumenta que, como a lista de nomes não é desenvolvida nem detalhada, isso indica que se trata de uma tradição interna da comunidade — destinada a lembrar aos cristãos a fé que já haviam recebido. Escreve Barnabas Lindars:
“Há amplo consenso de que o testemunho mais antigo da ressurreição se encontra em 1 Coríntios 15:3–7. Aqui Paulo cita claramente uma declaração oficial da igreja de Jerusalém.”
Por todas estas razões, os estudiosos afirmam que o credo foi formulado cedo, provavelmente poucos anos depois da ressurreição. Escrevem Burridge e Gould:
“É uma lista extremamente antiga, muito anterior aos Evangelhos, datada de poucos anos após a morte de Jesus.”
Diz Gerd Lüdemann:
“Todos os elementos da tradição remontam aos primeiros dois anos após a crucificação de Jesus.”
Até Robert Funk e o Jesus Seminar concordam:
“Os componentes da lista foram formados antes da conversão de Paulo, que geralmente é situada por volta de 33 d.C.”
Relata Gerald O’Collins que a maioria dos estudiosos data o credo da década de 30 d.C., colocando-o poucos anos após a ressurreição. Ou seja, enquanto as testemunhas ainda viviam, foi formulado um credo que diz expressamente que Jesus foi sepultado, ressuscitou e apareceu a múltiplas testemunhas. É quase inconcebível explicar a crença na ressurreição como um desenvolvimento tardio. Estava presente logo após a morte de Jesus.
Outros materiais pré-paulinos mostram que a crença na ressurreição é antiga. Em Romanos 1, Paulo cita uma fórmula mais antiga: “Aquele que, quanto à carne, é descendente de Davi e foi declarado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos.”
Segundo James D.G. Dunn, as razões para isto ser uma fórmula antiga são: duas orações paralelas, verbos no aoristo, frases emparelhadas e construções semíticas que não são típicas de Paulo. Tudo indica que é uma fórmula que herdou da igreja primitiva.
Fora de Paulo, encontramos outra fórmula antiga. Em Lucas 24, os discípulos de Emaús proclamam: “O Senhor realmente ressuscitou e apareceu a Simão.” O que se destaca é que chama Pedro pelo nome de nascimento, Simão — diferente do hábito de Lucas — sugerindo fórmula antiga registrada tal qual era dita.
Mike Licona destaca múltiplos textos do Novo Testamento que usam a fórmula curta: “Deus ressuscitou Jesus dos mortos.” Muitos estudiosos consideram este o núcleo mais antigo da tradição, anterior a todos os textos bíblicos.
No livro de Atos, os discursos registados por Lucas apresentam características próprias. Luke Van der Wey observa que Lucas usa “Simão Pedro” no Evangelho, mas quando regista as palavras de Tiago em Atos 15, volta à forma semítica “Simão” — coerente com alguém de cultura aramaica. C.H. Dodd constatou que os discursos têm marca aramaica, vocabulário próprio e não seguem a teologia de Paulo. Escreve C.H. Dodd:
“Quando observamos que a maioria das formas do kerygma em Atos apresenta forte coloração aramaica, reconhecemos a elevada probabilidade de estarmos em contato quase direto com a tradição primitiva.”
Acrescenta F.F. Bruce:
“Para um autor que escrevia o grego com tanta fluência como se vê no prólogo do terceiro Evangelho, o grego de alguns discursos em Atos é surpreendentemente desajeitado. Tomemos Atos 10:36, no sermão de Pedro à casa de Cornélio. Não é o melhor grego de Lucas, mas pode ser traduzido palavra por palavra para um aramaico gramaticalmente correto e compreensível.”
Ou seja, o sermão remonta a um original em aramaico. E os discursos ensinam a ressurreição física — tradição que chegou aos ouvintes em aramaico, nos primeiros anos.
Acrescenta-se ainda a fonte de Flávio Josefo. Thomas Schmidt analisou o Testemunho Flaviano:
“Apareceu-vos vivo ao terceiro dia, conforme os profetas divinos haviam profetizado isto e milhares de outras coisas maravilhosas a respeito d’Ele.”
Mesmo com possíveis acréscimos posteriores, Schmidt mostra que o texto original dizia que os discípulos “pensavam” que Ele aparecera vivo — e que a informação veio de pessoas que Josefo conhecia pessoalmente: Anano II, Caifás, Herodes Agripa II — inimigos dos cristãos que estiveram presentes nos julgamentos. Conclui-se: até os opositores confirmavam que os discípulos anunciavam a ressurreição ao terceiro dia.
Por fim, Dale Allison assinala que “ressurreição” no mundo judaico do século I significava o mesmo corpo que morreu voltando à vida — nunca um corpo novo e diferente. Em nenhuma literatura antiga a palavra significa isso. Os discípulos acreditavam que o corpo que fora colocado no túmulo saiu vivo. O túmulo estava vazio. Esta foi a primeira crença sobre Jesus — não uma lenda que surgiu depois.

Bibliografia

Obras Acadêmicas

  • Allison, Dale — Estudos sobre a ressurreição; datação da tradição e sentido do termo “ressurreição” no judaísmo antigo
  • Bruce, F.F. — Sobre a origem aramaica dos discursos em Atos dos Apóstolos
  • Burridge, Richard; Gould, Graham — Datação do credo de 1 Coríntios 15
  • Cona, Michael — Análise da linguagem e estilo do credo em 1 Coríntios 15
  • Dodd, C.H. — A Tradição Primitiva no Evangelho Segundo Atos; sobre o kerygma e a origem aramaica da pregação apostólica
  • Dunn, James D.G. — Romanos 1–8 (Comentário); análise de fórmulas pré-paulinas
  • Funk, Robert W. e o Jesus Seminar — Os Cinco Evangelhos; datação das tradições sobre a ressurreição
  • Gerhardsson, Birger — A Tradição Oral no Cristianismo Primitivo; paralelos com a transmissão rabínica
  • Gregg, David — Análise da estrutura mnemônica e paralelismo em 1 Coríntios 15:3–5
  • Hurtado, Larry W. — O Senhor Jesus Cristo; sobre tradições confidenciais da comunidade primitiva
  • Licona, Michael R. — A Ressurreição de Jesus: Uma Abordagem Histórica; fórmulas curtas de pregação
  • Lindars, Barnabas — Teologia do Novo Testamento; consenso sobre 1 Coríntios 15 como credo de Jerusalém
  • Lüdemann, Gerd — A Ressurreição de Jesus: História, Experiência e Teologia; datação dos elementos tradicionais
  • O’Collins, Gerald — A Ressurreição de Jesus; consenso acadêmico sobre a datação do credo
  • Schmidt, Thomas — Josefo e Jesus: Novas Evidências sobre Aquele Chamado Cristo (Oxford University Press, 2025); análise do Testimonium Flavianum
  • Van der Wey, Luke — Sobre nomes semíticos e autenticidade dos discursos em Atos

Fontes Bíblicas

  • Antigo Testamento: Deuteronômio, Salmos, Isaías (citações implícitas no credo)
  • Novo Testamento: 1 Coríntios 15:3–7; Romanos 1:3–4; 6:4; 10:9; Gálatas 1:18–19; Lucas 24:34; Atos dos Apóstolos (capítulos 1–15)

Fontes Históricas

  • Flávio Josefo — Antiguidades Judaicas, Livro 18, 3.3 (Testimonium Flavianum)
  • Traduções Antigas: Versão Siríaca Peshitta e Versão Latina Antiga do Testimonium Flavianum
  • Fontes Rabínicas: Tradições do Talmud sobre transmissão de ensinamentos (paralelo citado por Gerhardsson)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre Logos Apologetica

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo