A Bíblia e as religiões do mundo

A interseção da Bíblia e outras religiões

Embora a Bíblia em nenhum lugar discuta “outras religiões” como tal, muito nela é relevante para o assunto. O AT inclui repetidas referências às divindades e práticas religiosas dos egípcios, cananeus, filisteus e babilônios. O mundo do NT foi povoado com “muitos ‘deuses’ e muitos ‘senhores’” ( 1 Cor. 8:5 ) e caracterizado por sincretismo religioso. Mas as religiões do mundo antigo foram substituídas hoje pelas chamadas grandes religiões do mundo.

Temas bíblicos e outras religiões

Mesmo uma pesquisa superficial indica que existem algumas semelhanças entre a fé cristã e outras religiões. O Islã e o Cristianismo, por exemplo, ambos acreditam em um Deus Criador eterno e em um julgamento após a morte. Tanto Jesus quanto Confúcio ensinaram uma versão da Regra de Ouro, e tanto o cristianismo quanto o confucionismo ensinam o respeito pelos pais. Tais semelhanças não são surpreendentes e podem ser entendidas à luz do ensino bíblico de que todas as pessoas, incluindo adeptos de outras religiões, foram criadas por Deus à sua imagem ( Gn 1:26-27; 5:1-2 ) e que Deus se revelou de uma maneira geral a todos os povos através da ordem criada ( Sl 19:1-4 ; Atos 14:15-17; 17:22-31 ; Rm 1:18-32; 2:14-15 ).

Mas as diferenças entre a fé cristã e outras religiões são maiores e mais significativas do que quaisquer semelhanças.

Mas as diferenças entre a fé cristã e outras religiões são maiores e mais significativas do que quaisquer semelhanças.

1. Deus

A Bíblia ensina que existe um Deus Criador eterno que criou tudo o que existe ( Gênesis 1-2 ). O hinduísmo tem tradições teístas, mas também inclui tradições politeístas, monistas e ateístas. As visões do confucionismo sobre o supremo religioso não são claras, e o budismo nega explicitamente a existência de um Criador eterno.

2. Morte

Tanto o hinduísmo quanto o budismo aceitam a ideia de múltiplos renascimentos regulados pelo carma. A Bíblia, ao contrário, ensina que há apenas uma vida, após a qual todas as pessoas enfrentam o julgamento diante de Deus ( Heb. 9:27 ; Ap. 20:11-15 ).

3. Pecado

Muitas religiões, particularmente o hinduísmo e o budismo, identificam a raiz do problema que aflige a humanidade como a ignorância sobre a verdadeira natureza da realidade. Mas a Bíblia ensina que o problema não é a ignorância mas o pecado, isto é, a rejeição deliberada de Deus e seus caminhos ( Isa. 59:2 ; Rom. 3:9-26 ). Além disso, ao contrário do Confucionismo, a Bíblia ensina que após a queda de Adão e Eva toda a humanidade foi corrompida pelo pecado infectando sua natureza moral, de modo que as pessoas não são inerentemente boas, mas pecaminosas ( Gênesis 3 ; Romanos 3:9-20; 5:12-14 ).

4. Alma

O budismo ensina que não há alma duradoura e substancial que passa de uma vida para outra. Mas a Bíblia ensina que existe uma dimensão imaterial da pessoa, criada por Deus, que continua a existir após a morte ( Mt 10:28 ; Ap. 6:9; 20:4 ).

5. Salvação

Embora algumas formas do hinduísmo bhakti e do budismo da terra pura ensinem que a salvação não pode ser alcançada pelos próprios esforços, mas é um presente de outro ser, o islamismo, juntamente com a maioria das outras tradições religiosas, ensina que a salvação é baseada em suas próprias ações. Mas a Bíblia afirma claramente que a salvação não é algo que os seres humanos podem ganhar por meio de seus próprios esforços; é o dom da graça de Deus, que deve ser aceito pela fé ( Rom. 3: 20, 28 ; Ef. 2: 8-9 ).

6. A Encarnação de Cristo

A Bíblia ensina que o Criador eterno é um Ser tripessoal, e que a segunda pessoa desta Trindade, permanecendo plenamente Deus, tornou-se um homem ( João 1:1-14 ; Rom. 1:3-4 ; Fil. 2:7 –8 ; Col. 2:9 ). Em um evento único e único, o Filho de Deus encarnou como a pessoa histórica Jesus de Nazaré. A noção hindu de avatar, por outro lado, diz respeito a múltiplas manifestações de Vishnu como humanos e animais, e envolve figuras lendárias como Krishna, não pessoas históricas reais. De fato, nenhuma outra religião mundial ensina que o eterno Filho de Deus se tornou um verdadeiro homem.

Bíblia de Estudo ESV

Bíblia de Estudo ESV

A  Bíblia de Estudo ESV – criada por uma equipe diversificada de 95 estudiosos e professores da Bíblia – apresenta mais de 20.000 notas de estudo, 80.000 referências cruzadas, mais de 200 gráficos, mais de 50 artigos, 240 mapas e ilustrações coloridas e muito mais.

7. A Preeminência de Cristo

Jesus não é apenas mais um grande mestre religioso. A verdade dos ensinamentos de Jesus não pode ser separada de seu fundamento na pessoa de Cristo como a Palavra encarnada de Deus, o eterno e onipotente Filho de Deus que compartilha plenamente todos os atributos de Deus. É por causa de quem ele é e do que ele fez na cruz que Jesus é o próprio Caminho, a Verdade e a Vida ( João 14:6 ), o único Salvador para toda a humanidade ( Atos 4:12 ).

8. A Substituição de Cristo

A Bíblia ensina que a salvação é baseada na vida sem pecado ( Hb 4:15 ) e na morte substitutiva de Jesus Cristo na cruz, quando ele tomou sobre si o castigo pelos pecados do mundo ( Rm 3:25-26). ; 1 Pe 3:18 ; 1 João 2:2 ). Não há nada como esse ensinamento no hinduísmo, budismo ou confucionismo, e é explicitamente negado no islamismo.

9. A Ressurreição de Cristo

O Buda, Confúcio, Maomé e Jesus morreram todos, mas não há nenhum registro histórico confiável de nenhum — além de Jesus — ressuscitado após a morte ( 1 Cor. 15: 1-8 ). É por causa da ressurreição de Jesus Cristo que nós também podemos ter vitória sobre o pecado e a morte e antecipar nossa própria ressurreição para a vida eterna com Deus ( Romanos 8:11 ; 1 Coríntios 15:20-22, 54-58). ).

Este artigo é um trecho da Bíblia de Estudo ESV por Harold J. Netland.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.