5 palavras gregas e hebraicas para amor

Palavras hebraicas e gregas para amor

O que a Bíblia diz sobre o amor? Aqui estão as cinco palavras gregas e hebraicas mais usadas para amor e MUITOS versículos da Bíblia sobre amor para ler!

Inscreva-se para receber atualizações

Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Disse-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. 

-MATEUS 22:36-40 KJV

PALAVRAS DA LÍNGUA ORIGINAL PARA O AMOR: O QUE É O AMOR?

Somos chamados a amar a Deus e amar os outros, mas como entendemos o que realmente é o amor?

Estudos de  5 palavras hebraicas e gregas  para amor nos ajudam a entender o que realmente significa amar alguém.

Quer ler as referências dos versículos no contexto ou alterar a tradução? Toque e você será levado à nossa Bíblia online, onde poderá ler esses versículos da Bíblia sobre o amor.

1. AHAB – PALAVRA HEBRAICA PARA AMOR

Palavra hebraica para amor. Descreve uma variedade de laços emocionais intensamente próximos. Assim Abraão amou seu filho Isaac ( Gn 22:2 ), Isaac amou seu filho Esaú ( Gn 25:28 ), e “Israel amou a José mais do que todos os seus filhos” ( Gn 37:3 ).

De uma maneira mais romântica, Isaac amou sua esposa Rebeca ( Gn 24:67 ), e Jacob amou Raquel ( Gn 29:18 ), mas Dalila manipulou Sansão desafiando seu amor por ela ( Jz 14:16 ). Todos nós somos chamados a amar ao Senhor, expressando obediência aos Seus mandamentos ( Dt. 6: 5 ), e “amar o teu próximo como a ti mesmo” ( Lev. 19:18 ). Além disso, “quem obtém sabedoria ama a sua própria alma” ( Pv 19:8 ).

PALAVRA HEBRAICA PARA AMOR: OUTROS USOS DE AHAB

  • Gênesis 24:67:  E Isaque a trouxe para a tenda de sua mãe Sara, e tomou Rebeca, e ela se tornou sua mulher; e ele a amou: e Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.
  • Êxodo 20:6:  E fazendo misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
  • Deuteronômio 4:37:  E, por amar a teus pais, escolheu a sua descendência depois deles, e te tirou do Egito com o seu poder.
  • Jó 19:19:  Todos os meus amigos íntimos me abominam; e aqueles a quem eu amava se voltaram contra mim.
  • Salmos 4:2:  Ó filhos dos homens, até quando transformareis a minha glória em vergonha? até quando amareis a vaidade e procurareis o arrendamento? Selá.
  • Provérbios 1:22:  Até quando, simples, amareis a simplicidade? e os escarnecedores se deleitam em seu escárnio, e os tolos odeiam o conhecimento?
  • Eclesiastes 3:8:  Tempo de amar e tempo de odiar; um tempo de guerra e um tempo de paz.
  • Cântico dos Cânticos 1:3:  Por causa do cheiro dos teus bons ungüentos, o teu nome é como unguento derramado, por isso as virgens te amam.
  • Miquéias 3:2:  Quem odeia o bem e ama o mal; que arrancam deles a sua pele, e a sua carne dos seus ossos;
  • Zacarias 8:17:  E nenhum de vós imagine mal em seus corações contra o seu próximo; e não ame nenhum juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o  Senhor .
  • Malaquias 1:2:  Eu te amei, diz o  Senhor . No entanto, dizeis: Em que nos amou? Não era irmão de Esaú Jacó? diz o  Senhor : mas eu amei Jacó

2. ÁGAPAO – PALAVRA GREGA PARA AMOR

O amor de Deus é descrito como a palavra grega  agapao , que significa amor incondicional, amor preferencial que é escolhido e realizado pela vontade. Não é amor baseado na bondade do amado, ou na afinidade ou emoção natural. Pelo contrário, este é o amor benevolente que sempre busca o bem do amado.

Este tipo de amor é exclusivo da comunidade cristã porque brota diretamente do amor de Deus: “Amados, amemo-nos uns aos outros: porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” ( 1 João 4:7,8 ).

PALAVRA GREGA PARA AMOR : OUTROS USOS DE ÁGAPAO

  • Mateus 5:43 : Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
  • Lucas 6:27 : Mas eu digo a vocês que ouvem: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam
  • João 3:16 : Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  • Romanos 13:8 : A ninguém devais coisa alguma, senão amar-vos uns aos outros; porque quem ama o outro cumpriu a lei.
  • 1 Coríntios 2:9 : Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
  • Efésios 2:4 : Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu grande amor com que nos amou,
  • 2 Tessalonicenses 2:16 : Ora, o mesmo nosso Senhor Jesus Cristo, e Deus nosso Pai, que nos amou, e pela graça nos deu eterna consolação e boa esperança,
  • Tiago 1:12 : Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
  • 1 Pedro 1:8 : A quem, não tendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos regozijais com gozo inefável e glorioso;
  • 1 João 3:10 : Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.
  • 3 João 1:1 : O ancião ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.

3. ÁGAPE – PALAVRA GREGA PARA AMOR

Embora comum na Septuaginta e no Novo Testamento, a palavra raramente ocorre nos manuscritos gregos seculares existentes do período. Como seu sinônimo  philia , designa amor entre pessoas ( Jo 13:35 ), ou pessoas por Deus ( 1Jo 2:15 ), de Deus pela humanidade ( Rm 5:8 ), e de Deus por Cristo ( Jo 17: 26 ).

Enquanto  phila  enfatiza a ideia de amor decorrente de relacionamentos pessoais,  ágape  é baseado em profunda apreciação e alta consideração. Talvez seja por isso que  ágape  seja o amor que Deus ordena.

PALAVRA GREGA PARA AMOR : OUTROS USOS DE ÁGAPE

  • Mateus 24:12 : E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
  • Lucas 11:42 : Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã e da arruda e de toda espécie de ervas, e ignorais o julgamento e o amor de Deus;
  • João 5:42 : Mas eu sei que vocês não têm o amor de Deus em vocês.
  • Romanos 8:35 : Quem nos separará do amor de Cristo? tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
  • 2 Coríntios 6:6 : Pela pureza, pelo conhecimento, pela longanimidade, pela benignidade, pelo Espírito Santo, pelo amor não fingido
  • Efésios 2:4 :   Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu grande amor com que nos amou
  • Filipenses 1:16 : Quem prega a Cristo de contenda, não sinceramente, supondo acrescentar aflição às minhas cadeias
  • 1 Tessalonicenses 5:8 : Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor; e por capacete, a esperança da salvação.
  • 1 Timóteo 1:5 : Ora, o fim do mandamento é a caridade procedente de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida
  • Tito 2:2 :   Que os idosos sejam sóbrios, sérios, moderados, sãos na fé, no amor, na paciência.
  • 3 João 1:6 : os quais deram testemunho da tua caridade perante a igreja; a quem, se conduzires a caminho segundo a piedade, farás bem
  • Apocalipse 3:4 : Você tem alguns nomes, mesmo em Sardes, que não contaminaram suas vestes; e andarão comigo de branco, porque são dignos.

4. FILEO – PALAVRA GREGA PARA AMOR

Uma das quatro palavras gregas para amor, esta significa amizade, carinho, afeição, deleite e apego pessoal. Esta palavra é um sentimento – um coração de amor – enquanto  ágape  é uma questão de benevolência, dever e compromisso. Somos ordenados a ter  amor ágape  ( Mt 5:44 ), mas não  amor phileo porque os sentimentos não podem ser comandados.

Phileo  também é a palavra para “beijo”. Jesus perguntou a Pedro se ele tinha amor ágape incondicional e sacrificial   , mas Pedro respondeu que ele tinha  phileo , ou amor fraterno. O amor de Pedro se aprofundou e ele escreveu sobre  o amor ágape  em seus livros posteriores.

PALAVRA GREGA PARA AMOR : OUTROS USOS DE PHILEO

  • Mateus 6:5 : E, quando orares, não sejas como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles têm a sua recompensa.
  • Lucas 20:46 : Acautelai-vos dos escribas, que desejam andar com vestes compridas, e amam saudações nas feiras, e os lugares mais altos nas sinagogas, e as salas principais nas festas
  • João 5:20 : Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe todas as coisas que ele mesmo faz; e ele lhe mostrará obras maiores do que estas, para que vos maravilheis.
  • 1 Coríntios 16:22 : Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja Anathema Maranata.
  • Tito 3:15 : Todos os que estão comigo te saúdam. Saudai aqueles que nos amam na fé. A graça esteja com todos vocês. Um homem.
  • Apocalipse 3:19 : Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; portanto, sê zeloso e arrepende-te.

5. FILADÉLFIA – PALAVRA GREGA PARA AMOR

Com as palavras de raiz  phileo , “amar” e  adelphos  “irmão”, esta palavra significa amar alguém como um irmão ou irmã. Podemos pensar nisso como afeição fraterna.

Este não é o amor que Deus tem por nós, mas sim o amor entre irmãos e irmãs em Cristo. Isso implica que um vínculo familiar entre pessoas que de outra forma não compartilhariam afeto é possível por meio de Cristo.

PALAVRA GREGA PARA AMOR: OUTROS USOS DE FILADÉLFIA

  • Romanos 12:10 : Sejam bondosamente afeiçoados uns aos outros com amor fraternal; em honra preferindo um ao outro
  • 1 Tessalonicenses 4:9 : Mas, quanto ao amor fraternal, não precisais que eu vos escreva; porque vós mesmos fostes ensinados por Deus a amar uns aos outros.
  • Hebreus 13:1 : Que o amor fraterno continue.
  • 1 Pedro 1:22 :   Visto que purificastes as vossas almas na obediência à verdade pelo Espírito, para o amor não fingido dos irmãos, vede que vos ameis uns aos outros com fervor de coração puro
  • 2 Pedro 1:7 : E à piedade, a fraternidade; e à caridade fraterna.

Palavras gregas para amor

Fonte: https://www.olivetree.com/blog/5-greek-hebrew-words-love/

SIGA NOSSOS BLOGS
www.emagrecercomsaudetotal.com
www.empreender-digital.com
www.qualitotal.com

www.mundotec.qualitotal.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.