3 mitos sobre a ressurreição


Um novo thriller incidirá sobre a vida de um centurião romano após a ressurreição de Cristo. | 
(Foto: Flickr / Hoyasmeg)

Sem a ressurreição corporal de Jesus, os cristãos não têm esperança e sua fé é inútil.

No entanto, equívocos e inverdades absolutas persistiram sobre este evento, o maior dos milagres que Deus, que se tornou carne e caminhou entre nós, morreu uma morte brutal na cruz e foi sobrenaturalmente ressuscitado dentre os mortos no terceiro dia.

“O maior equívoco que temos sobre Jesus, mais particularmente no Ocidente, é que podemos medi-lo; que podemos reduzir a divindade à nossa compreensão mortal”, comentou Fay Voshell, um teólogo e colaborador do The Christian Post em entrevista na quarta-feira.

“É Cristo quem toma conta de nós, que viu e vê nosso estado desamparado; que veio da glória para viver entre nós, para morrer por nós, para nos dar a esperança da ressurreição e para nos receber em sua casa no céu. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Qualquer tentativa de fazê-lo se encaixar em nossa compreensão finita vicia totalmente a gloriosa esperança da Páscoa. “

Aqui estão mais três equívocos sobre a ressurreição.

1. Jesus não apenas fez aparições após a morte, seu corpo foi totalmente restaurado

A ressurreição de Jesus foi física e corporal. Ele não se levantou do túmulo em um estado fantasma. Seu corpo foi totalmente restaurado.

No entanto, de acordo com uma pesquisa encomendada pela BBC em 2017 , quase uma em cada 10 pessoas que não se identificou com nenhuma afiliação religiosa pesquisada disse acreditar na história da Páscoa, mas que “tem algum conteúdo que não deve ser tomado literalmente”.

Caverna ao pôr do sol. | Bruno van der Kraan em Unsplash

Nove por cento das pessoas não religiosas acreditam na ressurreição, e apenas um por cento delas indica que acreditam nela “literalmente”.

A pesquisa também mostrou que um quarto dos entrevistados que se identificaram como cristãos disseram que a ressurreição não aconteceu.

A noção de que Cristo era semelhante a um fantasma em sua forma ressuscitada é talvez baseada em pensar que teria sido impossível para ele aparecer diante deles “de repente” como um corpo físico quando seus discípulos estavam se encontrando atrás de portas trancadas porque tinham medo dos Líderes judaicos, como é explicado em João 20:19.

Mas então, “enquanto ele falava, mostrava as feridas em suas mãos e seu lado”, explica o próximo verso.

“Toque-me e veja; um fantasma não tem carne nem ossos, como você vê que eu tenho”, o evangelho de Lucas relata a palavra de Jesus quando ele apareceu aos discípulos depois de se revelar aos homens na estrada para Emaús.

Mais recentemente, uma nova pesquisa da BBC descobriu que “menos da metade dos cristãos no Reino Unido acha que Jesus realmente morreu e ressuscitou pelo perdão dos seus pecados”.

“Apenas 46 por cento das pessoas que se identificaram como cristãos disseram acreditar neste princípio fundamental da fé cristã”, concluiu a pesquisa.

2. Ressurreição metafórica versus literal

Entre as principais denominações liberais, persiste a ideia de que a ressurreição de Jesus é apenas uma metáfora e não deve ser tomada no sentido literal.

Embora grande parte das divisões recentes dentro das principais denominações no Ocidente tenham se centrado em torno do casamento e da ética sexual, a natureza da ressurreição de Jesus também foi contestada.

Em maio de 2018, o ministro metodista Roger Wolsey escreveu um blog defendendo o cristianismo progressista, incluindo a declaração: “Ir para o céu depois que morremos não é sobre o que a fé ou salvação é. (…) A ressurreição de Jesus não precisava ser entendida como física, para ser real e significativa ”.

Ele argumentou que Paulo e muitos dos primeiros discípulos encontraram um Cristo “espiritualmente ressuscitado”.

Tom Lambrecht argumentou o contrário em um ensaio de setembro na revista Good News, uma publicação metodista ortodoxa.

“Embora nem tudo na Bíblia deva ser tomado literalmente, certamente a ressurreição de Cristo (e a nossa) é uma daquelas que são. Estou preocupado com a nossa igreja ratificando uma estrutura teológica que justifica transformar a realidade física em metáfora.”

Ele enfatizou: “O fato permanece, no entanto, nossas visões concorrentes da ressurreição divina – freqüentemente encontradas em diferenças entre aqueles nos bancos e aqueles nos púlpitos – estão entre as fissuras mais cataclísmicas dentro de nossa denominação”.

Voshell disse ao CP quarta-feira: “A desmitologização da vida, morte e ressurreição de Cristo tem sido catastrófica para o cristianismo, pois a remoção do sobrenatural e do revelado significa que Jesus se torna um mero professor e não o Deus-homem que nos salva.”

3. Jesus ressuscitou apenas nas mentes dos discípulos

Que Jesus ressuscitou apenas nas mentes dos discípulos vem da desmitificação do Novo Testamento de Rudolph Bultmann, segundo Gerald McDermott, diretor de estudos anglicanos da Beeson Divinity School em Birmingham, Alabama, em entrevista ao The Christian Post na quarta-feira.

Essa noção “vem de uma profunda rejeição do sobrenatural, que ele assumiu que ‘o homem moderno’ na era da tecnologia não pode aceitar”, disse McDermott.

“O que ele perdeu é que as pessoas modernas não têm problema em aceitar o sobrenatural junto com a tecnologia”, continuou ele, destacando a explosão da Nova Era entre aqueles que rejeitam o cristianismo tradicional e o judaísmo.

A visão de Bultmann do sobrenatural veio de uma “suposição arbitrária, não comprovada, derivada de sua própria tradição – o Iluminismo”, disse o teólogo anglicano.

Predatando o Iluminismo, no entanto, foi a suposição grega de uma divisão corpo-alma, e que Jesus ressuscitou na alma e não no corpo.

“Os gregos defendiam a dicotomia entre corpo e alma, com o corpo sendo menos real e menos bom que a alma. Os hebreus mantinham uma unidade corpo-alma, interrompida apenas temporariamente pelo estado intermediário entre a morte e a ressurreição geral no fim dos tempos”, disse McDermott.

Fonte:
https://www.christianpost.com/news/3-myths-about-the-resurrection.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.