Será que o catolicismo ensina a predestinação ou livre-arbítrio?

01v/11/arve/G2582/020É comum ouvirmos

Predestinação calvinista ou o livre arbítrio arminiano? O calvinismo encontra grande parte de suas raízes humanas no pensamento agostiniano mas a Igreja Católica mais tarde tomou uma posição semipelagiana em oposição à doutrina de Agostinho.

Os católicos não são nem calvinistas nem arminianos. Embora Calvino cita muito Agostinho, suas doutrinas contradizem Agostinho. Quando os protestantes afirmam que os católicos estão em “oposição à doutrina de Santo Agostinho”, eles mostram que têm pouca compreensão do que Agostinho realmente ensinou.

Alguns anos atrás, um jovem calvinista e eu estávamos tendo uma conversa sobre a diferença entre o ensino de Agostinho e Calvino. Depois que percebeu que Calvino estava errado sobre a sua interpretação de Agostinho, ele começou a duvidar da interpretação das Escrituras por Calvino.

No que diz respeito aos predestinação e livre arbítrio, o catolicismo ensina tanto como Agostinho.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CCE), os seres humanos são “dotados de uma alma espiritual, com o intelecto e com livre arbítrio” (CCE 1711). “A liberdade é o poder, enraizada na razão e vontade, de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, e assim realizar ações deliberadas sobre a própria responsabilidade. Por livre arbítrio molda-se a sua própria vida. A liberdade humana é uma força para o crescimento e amadurecimento na verdade e bondade; ela alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança” (CCE 1731).

Será que isso significa que o homem pode, à parte da graça de Deus, alcançar justificação diante de Deus? Não. O catolicismo também ensina que precisamos da ajuda de Deus para sermos justificados. Essa ajuda é chamada de graça, e é gratuita. O catolicismo afirma:

Não só os gentios, por força da natureza, mas nem mesmo os judeus pela própria letra da lei de Moisés, foram capazes de se libertar” (Concílio de Trento, Decreto sobre a Justificação, cap. 1) Mas, ainda que [Cristo] morreu por todos [ver 2 Coríntios 5m15.], nem todos recebem o benefício de sua morte, mas apenas aqueles a quem o mérito de Sua paixão é comunicada… por isso, se eles não nasceram de novo em Cristo, eles nunca se justificarão, uma vez que nesse novo nascimento não lhes é concedido, através do mérito de sua paixão, a graça pela qual eles são feitos apenas” (Ibid., cap. 3)
Estamos, portanto, justificados pela fé, porque a fé é o princípio da salvação humana, fundamento e raiz de toda a justificação, sem a qual é impossível agradar a Deus [Hebreus 11,6] e para vir para a comunhão de seu filhos e estamos, portanto, justificados gratuitamente, porque nenhuma dessas coisas que precedem a justificação, seja a fé ou obras, merecem a graça da justificação. Pois, se é pela graça, não é agora por obras, caso contrário, como diz o Apóstolo, a graça já não é graça. [Rom 11,6] (Ibid., cap. 8)

Então, o que dizer da predestinação?

O Dr. Ludwig Ott, em seu texto Fundamentos do Dogma Católico, afirma que os pontos a seguir são dogmas infalíveis do catolicismo:

1. Deus, por sua determinação eterna da Vontade, tem determinado certos homens para bem-aventurança eterna.

2. Deus, por uma decisão eterna da Sua Vontade, predestina certos homens, por conta de seus pecados previstos, a rejeição eterna.

A Igreja Católica descreveu esta doutrina da predestinação na forma promulgada pelo Concílio de Valência III, AD 855:

…Nós confessamos firmemente a predestinação dos eleitos para a vida e a predestinação dos ímpios para a morte, mas com esta diferença: que na eleição dos que devem ser salvos, a misericórdia de Deus precede o mérito, enquanto que na condenação dos que se perderam, o demérito precede o justo julgamento de Deus. Pela predestinação Deus somente decretou o que ele mesmo deve fazer por sua misericórdia ou por seu justo julgamento. Para os maus Deus previu a malícia deles, porque ela vem deles mesmos. Ele não a predestinou porque a malícia não vem dele. (Cremos) que Deus, que vê todas as coisas, de antemão conheceu e predestinou que seu mal merecia o castigo que se seguiu, como Ele é justo, no qual, como diz Santo Agostinho, não é sobre todas as coisas em todos os lugares assim fixado um decreto como um certo predestinação. “(Denzinger 322)

A Igreja Católica, portanto, continua a defender, de acordo com Santo Agostinho:

Deus irá, portanto, certamente recompensar o mal por mal, porque Ele é justo; e bem por mal, porque Ele é bom; e é bem por bem, porque Ele é bom e justo; Ele somente nunca recompensará o mal por bem porque Ele não é injusto. Ele irá, portanto, recompensar o mal por mal — castigo pela injustiça; e Ele vai recompensar o bem por mal — graça por injustiça; e Ele vai recompensar o bem por bem –graça por graça.  (Sobre Graça e livre arbítrio, cap. 45).

“Para Deus, todos os momentos do tempo estão presentes em sua atualidade. Ele estabelece, portanto, seu projeto eterno de “predestinação” incluindo nele a resposta livre de cada homem à sua
graça” (CCE 600).

Para uma descrição detalhada da doutrina católica da graça, predestinação e livre arbítrio, consulte os seguintes sites:

http://www.presbiteros.com.br/site/a-doutrina-catolica-admite-a-predestinacao-2/
http://www.veritatis.com.br/doutrina/escatologia/1460-fragmentos-da-doutrina-catolica-sobre-a-predestinacao

Deus abençoe,
Dave

Fonte: http://itsjustdave1988.blogspot.com.br/2007/12/does-catholicism-teach-predestination.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.