Mitos sobre o Concílio de Niceia

slide_30Há uma série de mitos que circulam atualmente sobre o Concílio de Niceia.

Mito # 1: O Concílio de Niceia inventou a divindade de Jesus, em 325 d.C.

O que o Concílio não fez
O Concílio de Nicéia não inventou a divindade de Jesus. Bem antes do Concílio de Niceia, os cristãos já acreditavam que Jesus era Deus com base em uma série de passagens do Novo Testamento (João 5,18; 14,9; 20,28; Heb. 1,8; Apocalipse 5,9).

De fato, Jesus era aceito como Deus pelos primeiros cristãos:

  1. Paulo
    1. 1 Coríntios 8,6 “No entanto, para nós há um um Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós existimos por meio dele. ”
      1. Comentários: Paulo adapta a declaração de fé judaica conhecida como Shema, que diz: “Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um! “E incluiu Jesus nesta declaração de fé em 1 Cor. 8,6 acima. Em outras palavras, ele cristianiza a Shema.
    2. Filipenses 2,5-11″Tende em vós o que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou igualdade com Deus uma coisa que deve ser aproveitada,  mas esvaziou-se a Si mesmo, tomando a forma de um servo, tornando-se em semelhança de homens. Achado na forma de homem, humilhou-se, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Por esta razão, também, Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra,  e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”.
      1. Comentários: Jesus era igual a Deus. Esta passagem em Filipenses 2,5-11 contém um hino cristão primitivo que data provavelmente em algum momento entre 40-60 AD. No versículo 10, Paulo utiliza uma passagem de Isaías 45,23 que é aplicada exclusivamente a Deus ou o Senhor e a aplica a Jesus. Em outras palavras, Jesus é o Senhor.
    3. 1 Coríntios 1,2 “À Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.
      1. Comentários: Uma das características que definem a comunidade de Corinto a quem Paulo estava escrevendo era que oravam a Jesus.
    4. 1 Coríntios 16,22 “Se alguém não ama o Senhor, deve ser amaldiçoado. Maranatha.”
      1. Comentários: Maranatha é uma declaração na língua aramaica, que significa “O Senhor Vem!” Era uma expressão que os primeiros cristãos costumavam (1) falar com Jesus pedindo-lhe para voltar em breve e (2) para lembrar um ao outro sobre o retorno de Jesus. Paulo escreveu 1 Coríntios em grego e deixou este aramaico “Maranatha” não traduzido. Isso provavelmente indica que esta palavra aramaica veio dos falantes de aramaico mais antigos da Igreja em Jerusalém. A expressão poderia datar desde 33 ou no máximo de 51 AD.. Independentemente disso, mostra que os primeiros cristãos já estavam orando a Jesus e invocavam-no a voltar. Isso é algo que alguém faria somente a Deus.
  2. Evangelhos
    1. Jesus recebe adoração (Mateus 2,2, 11; 14,33; 28,9; João 9,.35-38; Hb. 1,6)
    2. Jesus perdoa pecados (Mc. 2,5-11; Lucas 5,20)
    3. Jesus é chamado de Deus
      1. João 20,28-29 “Respondeu Tomé e disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus! Jesus disse-lhe: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”.
      2. João 5,18 “Por esta razão, portanto, os judeus procuravam ainda mais matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.”
      3. João 14,9 “Jesus disse-lhe:” Estou há tanto tempo convosco, e ainda assim você não têm vindo a conhecer-me, Filipe? Quem me vê a mim, vê o Pai; como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? “
  3. Outras cartas
    1. Jesus é chamado de Deus
      1. Hebreus 1,8 “Mas do Filho Ele diz: “Teu trono, ó Deus, É para sempre e sempre, e o cetro justo é o cetro do seu reino. ”
        1. Comentários: A passagem diz claramente “do Filho”, “teu trono, ó Deus.” Jesus é chamado de Deus.
    2. Hinos são cantados para Jesus
      1. Apocalipse 5,9: “e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”.
        1. Comentários: Para judeus do primeiro século a cantar hinos de adoração a Jesus, que é o Cordeiro sentado no trono, não é algo que fariam para ninguém, exceto Deus.

concilio-de-niceiaO que o Concílio fez
O Concílio de Niceia esclareceu algumas questões que foram enfrentadas pela comunidade cristã. A razão pela qual não havia um credo mais formal e detalhado sobre a divindade de Jesus, como o Concílio de Niceia, que ocorreu mais cedo foi que (1) o cristianismo era uma religião perseguida por tanto tempo que era difícil para ele estudar e articular doutrinas nas quais já se acreditavam. Os cristãos já admitiam certas crenças fundamentais, incluindo a divindade de Jesus, mas não foi até que eles foram desafiados pelo arianismo (a crença mantida em nossa época pelas testemunhas de Jeová e cristadelfianos, que ensinam que Jesus é apenas um homem justo que foi criado por Deus) que os obrigou a esclarecer e articular a sua posição. (2) Em 313 dC Constantino promulgou o Edito de Milão, que permitiu que o cristianismo fosse uma religião tolerada. Isso permitiu a prática aberta do cristianismo – incluindo o estudo e debate sobre as crenças cristãs corretas. Isto resultou em conflito com o arianismo, que sustentava que Jesus era só um homem justo, que foi criado por Deus.

Mito # 2: O Concílio de Niceia decidiu sobre o número de livros que deveriam estar no Novo Testamento (totalizando 27).
Resposta: O Concílio de Niceia não lidou com questões de canonicidade, ou a respeito de quais livros devem fazer parte do Novo Testamento.1 Em vez disso, o Concílio tratou de assuntos relacionados com a cristologia ou como se deve compreender quem é Jesus. Niceia especificamente lidou com a controvérsia ariana sobre se Jesus era eternamente Deus ou era um ser criado.

Mito # 3: O Concílio de Niceia foi o primeiro credo cristão.
Resposta: Surpreendentemente para alguns, o Concílio de Niceia não foi o primeiro credo cristão. Há realmente credos cristãos primitivos encontrados no Novo Testamento. Talvez os primeiros credos cristãos são encontrados em 1 Coríntios 15,3 b-7 que registra a morte, sepultamento, ressurreição e aparições de Jesus. A maioria dos estudiosos datam esse credo para algum momento entre 32 a 37 AD. Além disso, 1 Corinthians 8,6 contém uma versão cristã da deuteronômio 6,4 que é a oração judaica do Shema ou declaração de fé judaica. Da mesma forma, há uma série de outras declarações de credo no Novo Testamento (Rom. 1,4; 4,25; 1 Tm. 3,16; 1 Ped. 3,18-22; etc). Curiosamente, estes credos se concentram sobre a questão da filiação ou divindade, morte e ressurreição de Jesus. Notavelmente, estas são exatamente algumas das questões-chave que o Credo Niceno tratou!

Uma amostra de primeiros credos cristãos:

  • Romanos 1,4, “e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor”.
  • Romanos 4,25 “Aquele que foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitou por causa da nossa justificação”.
  • 1 Tm. 3,16 “Pela confissão comum, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi revelado em carne, foi justificado no Espírito, visto pelos anjos, proclamado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória. ”
    • Comentários: Esta passagem fala de Jesus, que foi “revelado na carne.” Isto indica que Jesus pré-existia e se fez carne. Jesus não era apenas um mero homem que foi adotado por Deus porque era justo. Ele pré-existia no céu como o Filho de Deus.

Fonte: http://carm.org/myths-about-the-council-of-nicea
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.