COMO O POPULAR ESCRITOR JUDEU ATEU, ANDREW KLAVAN, SE TORNOU UM CRISTÃO

Andrew Klavan é um conhecido autor e comentarista (1). Ele possui romances best-seller internacional True Crime, filmado e estrelado por Clint Eastwood, e Do not Say A Word, transformado em um filme estrelado por Michael Douglas. Klavan também foi nomeado para o Prêmio Edgar dos escritores Mystery Writers of America cinco vezes e ganhou duas vezes, e seus livros foram traduzidos ao redor do mundo (2). Klavan desde então fez uma entrevista extremamente informativa com a organização Jewish for Jesus (3). Os judeus para Jesus são um grupo de pessoas judeus que perceberam que Jesus é o Messias, e eles se comprometeram a compartilhar essas boas novas com os outros.

Klavan deixou a fé de sua infância para viver a maior parte de sua vida como agnóstico na atmosfera secular e sofisticada de Nova York, Londres e Los Angeles. Contudo, ele conta que ele acreditava em Deus quando era criança: ” Eu acho que eu tinha o relacionamento usual do filho com Deus. “Oi, Deus. Ajude-me. Me dê coisas . ” Esse tipo de coisa. Lembro-me de chamá-lo em momentos difíceis. Mas eu não acho que minha crença tenha sido particularmente profunda. Certamente nunca o associei à religião ou ao meu treinamento religioso. 

No entanto, depois de seu bar mitzvah ele diz que foi ” feito com a parte religiosa do judaísmo. Ou qualquer religião “. Mas, embora ele se identifique como um secular, ele” sempre estava confortável como judeu cultural. Gostaria de ser um pouco estranho dessa maneira. Isso não significou muito para mim, mas estava lá. Quanto a Deus, quando me tornei mais um intelectual, tornei-me um agnóstico. Por um breve, embora importante momento, eu fui ateu “.

Klavern sentiu um tom de culpa porque recebeu milhares de dólares de presentes em seu bar mitzvah e realmente os amava (3). Mas alguns meses depois, ele ficou envergonhado deles porque percebeu que ele essencialmente mentiu para obtê-los. Isso ocorre porque, participando de um bar mitzvah, um menino judeu está entrando não só na comunidade judaica como alguém responsável por suas próprias ações, mas também está entrando na fé judaica como alguém que está pronto para observar os preceitos da fé e participar no culto público. No entanto, Klavan não tinha a intenção de fazer essas coisas esperadas dele e, com toda a compreensão, sentiu que toda sua barra de mitzvah era uma mentira. Como resultado, ele jogou os presentes que ele recebeu.

Klavan explica que ele começou a ler a Bíblia quando ele tinha apenas 15 anos. Ele não lia a Bíblia porque tinha alguma intenção real de procurar Deus; Em vez disso, ele leu porque ele queria ser um escritor e, com razão, viu a Bíblia um importante trabalho de literatura que influenciou não só bilhões de pessoas, mas também países e nações. Ele conta como isso resultou em conflito com seu pai: ” Um dia meu pai entrou no meu quarto sem bater e me pegou lendo o Evangelho de Lucas. Ele estava lívido. Ele me disse se eu alguma vez pensei em converter, ele me negaria.“Isso o surpreendeu porque seu pai não era religioso, especialmente quando se tratava dos aspectos religiosos do judaísmo. Pode-se especular que o motivo da raiva de seu pai era muito provável porque seu pai entendeu quão importante é a religião do judaísmo para a cultura judaica. Assim, ele pensou que, ao mexer em outra religião, ou pior ainda, convertendo-se para outra religião, seu filho iria essencialmente rejeitar sua herança.

Klavan também conhecia o Jesus dos evangelhos como resultado de ele ter um interesse tanto na Bíblia como uma obra de literatura: ” Eu sabia quem era Jesus, é claro. Eu tinha muitos amigos cristãos e ele estava na cultura. Mas eu acho que meu primeiro envolvimento sério com ele foi literário. Quando eu tinha cerca de quinze anos, eu li a Bíblia King James – não religiosamente, mas porque eu queria ser um escritor e sabia que era uma obra seminal de literatura, como as peças de Shakespeare. “Jesus parecia interessar Klavan porque ele era uma figura de tão importante no pensamento ocidental, embora este interesse não se estendesse a perseguições espirituais”Eu queria explicar-lhe, interpretá-lo, entender por que ele estava no centro de tudo. Mas, novamente, era um esforço intelectual e literário, não espiritual. 

Mas o Jesus histórico se revelaria mais do que apenas um outro personagem da história; ele começou a impressionar Klavan quanto mais ele o estudasse: ” Se você pensa em Deus como uma ótima cidade que você precisa explorar, era como, em todas as ruas que eu caminhava, havia Jesus esperando por mim. “Isto, ele explica, pediu-lhe que começasse a rezar, embora a oração fosse algo que ele deixara atrás há muitos anos,” Ninguém poderia ter ficado mais surpreso do que eu, de verdade. Eu tinha começado a rezar – quase sem permissão, quase como um experimento. “Klavan diz que ao longo do tempo ele poderia começar a ver as mudanças acontecerem em sua vida”Mas o efeito sobre a minha vida foi enorme. Na verdade, ao longo de, digamos, três ou quatro anos, percebi que a oração pessoal constante mudou e melhorou toda a minha vida, por dentro e por fora. E eu fui humilde com isso, você sabe, e eu meio que disse a Deus: “Cara, você fez essa coisa incrível por mim e eu gostaria de fazer algo por você. Mas eu sou só eu e você é, como, Deus. O que posso fazer? “E a resposta voltou pra mim quase que instantaneamente: tive que ser batizado. E eu estava, como, “Você deve estar brincando comigo! Eu até acredito nisso? “Mas quando comecei a pensar, percebi que eu fiz “.

Então, Klavan foi batizado aos 50 anos de idade e explica como isso o assustou, dado o seu passado judaico nominal, ” Um dos meus maiores medos enfrentando o batismo – levou-me cinco meses para trabalhar com isso – era que eu não queria que ninguém pensasse Eu estava virando as costas para os judeus, tentando escapar da minha identidade judaica. O modo padrão com alguns judeus é assumir que você está tentando “passar como gentio” ou se misturar ou que você odeia seu judaísmo e está se juntando ao inimigo. Tudo compreensível, porque os judeus são o grupo de pessoas mais maltratadas na face do planeta e alguns desses problemas saíram de fontes cristãs, o que fede. Curiosamente, porém, aceitar Jesus fez com que eu me sentisse mais judeu do que nunca, pelo menos religiosamente. Eu não tinha nenhuma conexão com o Antigo Testamento particularmente, até eu aceitar o Novo “.

Hoje, Klavan é um cristão confiante e sincero e, desde então, escreveu um livro intitulado “A grande coisa boa: um judeu secular vem à fé em Cristo”, no qual ele fala longamente sobre sua conversão. Para saber mais sobre Klavan, certifique-se de verificar seu site pessoal .

Referências.

1. Proslogion. 2016. O judeu secular se torna um cristão. Disponível .

2. Judeus por Jesus. Andrew Klavan . Disponível .

3. Judeus para Jesus. Ibid.

Fonte: https://jamesbishopblog.com/2017/01/26/how-an-atheist-jew-andrew-klavan-became-a-christian/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.