Cinco características cristãs que todo empreendedor precisa ter

O primeiro post desta série estabeleceu que o empreendedorismo é um ato de criação e, nesse sentido, deriva de ser feito à imagem de Deus.

O empreendedorismo bem sucedido transforma o caos em ordem. Ele cria valor onde os outros não vêem nada. No entanto, além do impulso criativo, empresários bem sucedidos precisam de outros traços que os cristãos devem achar familiares.

Visão e Fé

Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas que não se vêem. – Hebreus 11,1. 

Geralmente pensamos que este versículo se aplica a nossa fé na obra expiatória de Cristo na cruz e na promessa que dá aos crentes. Esta aplicação é precisa, mas é uma aplicação particular, ainda que extremamente importante, de conceitos mais amplos.

O empreendedorismo rentável requer visão e fé. O processo empreendedor começa quando uma pessoa tem uma visão para um mundo melhor e a fé que pode trazer sobre isso.

Esta fé a que me refiro não é uma fé salvífica. Isso não significa ser um discurso sobre o erro de uma salvação baseada em obras. Estou apenas demonstrando os dons divinos e traços de caráter bíblico que observamos em empreendedores bem-sucedidos.

Depois que o potencial empreendedor tem uma visão para um mundo melhor, algo que o economista e rabino Israel Kirzner se refere como vigilância empresarial, ele deve seguir a visão com a ação. Isso exige fé que o empreendedor pode fazer sua visão uma realidade. Ele deve fazer isso, mesmo sem qualquer prova ou evidência de que é possível.

Perseverança

Bem-aventurado o homem que persevera sob provas. – Tiago 1,12a.

Empreendedores muitas vezes enfrentam obstáculos. O pensamento prevalecente e a sabedoria comum tendem a ter medo e resistir à mudança. Muitos vêem o progresso e a inovação como ameaçadores, e qualquer um que se ofereça para mudar o status quo será desafiado.

O empreendedorismo é um processo que o economista Joseph Schumpeter chamou de destruição criativa, no qual a ordem recém-criada destrói a antiga. Exemplos abundam: carros terminaram a era do cavalo e carruagens, computadores substituíram máquinas de escrever e telefones inteligentes estão tornando uma série de coisas obsoletas.

A perseverança está ligada diretamente à fé, é claro. É preciso uma grande medida de fé para ficar firme em algo quando os outros, incluindo amigos e familiares, às vezes, vão lhe dizer que não pode ser feito.

Às vezes, pode-se até encontrar resistência ativa do estabelecimento, qualquer que seja o estabelecimento. Por exemplo, na vida, os dispositivos móveis de comunicação manuais passaram da ficção científica de Star Trek para dispositivos comuns. Para que isso acontecesse, no entanto, precisou-se que um processo judicial de três anos encerrar um governo de cem anos que apoiava um monopólio. Isso exigia perseverança.

Sacrifício e Serviço

Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: que alguém dê a vida por seus amigos. – João 15,12-14

Neste versículo, Jesus está se referindo à sua iminente morte na cruz. Embora ninguém tenha feito um sacrifício desta magnitude, os seres humanos são capazes de sacrifício. O empreendedorismo envolve a abnegação, muitas vezes empreendida em benefício dos outros.

Um empresário de sucesso serve os outros, muitas vezes em grande risco, dificuldade e custo. Os lucros são um sinal de que o empreendedor tem servido outros com sucesso, mas os lucros só vêm depois do esforço. Ao longo do caminho o empreendedor pode arriscar renda, segurança financeira para si e sua família, sua aposentadoria, sua casa e, possivelmente, o mesmo de amigos e familiares.

Os empreendedores fazem esses sacrifícios por causa da visão que eles têm, e a fé de que o sacrifício vai pagar, fornecendo um serviço valioso para os outros.

Independentemente do sucesso e rentabilidade de uma determinada idéia, o empreendedor deve cumprir seus compromissos e fazer o que é preciso para saldar as dívidas que ele pode ter incorrido ao prosseguir a sua visão. Esta espada de Domacles financeira motiva o empresário a trabalhar estrategicamente para melhor servir as pessoas no mercado e fazer sua empresa um sucesso.

O empreendedorismo é tanto um processo como um conjunto de traços. No entanto, certas características são essenciais para o sucesso e desempenham um papel importante na forma como o processo empreendedor se desenrola. Esses traços – fé, perseverança, sacrifício e serviço – são características integrantes do cristão também. Deus os admira e nos encoraja a admirá-los também.

Que outras características você vê nos empreendedores? Como essas características podem estar enraizadas na fé? Deixe seus comentários aqui

Por Alex Vargas

Neste Livro Digital De 10 Capítulos você vai descobrir o passo a passo para montar seu negocio online a partir do zero.

Você vai ver toda a estrutura detalhada de como iniciar, além de 15 formas de faturar com seu negocio online, 20 sacadas extras para novos empreendedores… e muito mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.