Pular para o conteúdo

TESTEMUNHAS OCULARES e o EVANGELHO DE MARCOS

A Confiabilidade do Evangelho de Marcos

Se você estudar a história da igreja, verá que os pais da igreja acreditavam que o evangelho de Marcos veio da pregação de Pedro, um discípulo de Jesus. Muitos estudiosos hoje argumentam que o evangelho de Marcos não veio de nenhuma testemunha ocular; foi escrito muito tempo depois que a maioria havia falecido, então não é um relato confiável vindo de qualquer discípulo de Jesus. No entanto, apesar da proeminência dessa posição na bolsa de estudos moderna, há uma tonelada de evidências que confirmam a confiabilidade de Marcos e, mais importante, que é um relato que remonta ao discípulo de Jesus, Pedro. Marcos é, de fato, baseado em relatos de testemunhas oculares.

Os Evangelhos como Biografias Antigas

Primeiro, demonstramos que os evangelhos são biografias antigas greco-romanas, o que significa que se enquadram em um gênero que visa preservar fatos históricos sobre uma pessoa. Os autores dos evangelhos também eram bastante conservadores em comparação com outros escritores e como seguiam suas próprias fontes; eles não criaram mudanças literárias drásticas.

Acordo Unânime dos Pais da Igreja

Também pesquisamos os dados externos e descobrimos que temos acordo unânime dos pais da igreja de que os autores dos evangelhos são Mateus, Marcos, Lucas e João. Não há indicação de que eles já foram considerados biografias anônimas. Em seguida, demonstramos que não teria sido difícil para os discípulos terem memórias confiáveis das palavras e feitos de Jesus por várias décadas após a Ressurreição. A cultura da época também fomentou o desenvolvimento de uma memória forte, e dentro dos evangelhos vemos evidências de uma tradição oral confiável que tem uma natureza rítmica fácil de reter por um longo período de tempo.

Evidências nas Cartas de Paulo

Também demonstramos evidências dentro das cartas de Paulo de que existe uma tradição evangélica que já existia e que coaduna com os mesmos ensinamentos que encontramos em nossos quatro evangelhos canônicos. As evidências também indicam que os evangelhos sinópticos datam do final dos anos 50 e início dos anos 60. E, finalmente, as evidências mostram que Jesus frequentemente ensinava em grego, o que significa que muitos de seus ditos originais em grego são preservados nos evangelhos.

A Origem do Evangelho de Marcos

Com isso como nossa base, temos boas evidências de que os evangelhos são relatos confiáveis que remontam ao Jesus histórico. Mas, como observamos, a atestação unânime da igreja primitiva é que o evangelho de Marcos foi escrito por Marcos, um intérprete e seguidor de Pedro. O evangelho nunca é atribuído a outra pessoa; todos concordam que o autor é Marcos, que estava escrevendo os ensinamentos de Pedro.

Testemunhos dos Pais da Igreja

Justino Mártir disse que está registrado nas Memórias de Pedro que Jesus mudou os nomes dos filhos de Zebedeu para filhos do trovão; este evento só é registrado em Marcos. Justino também disse que os evangelhos eram as Memórias dos Apóstolos, e como Craig Evans diz, o ponto importante aqui é que Memórias não são anônimas; elas estão ligadas a personalidades conhecidas.

Irineu disse: “Marcos, o discípulo e registrador de Pedro, também nos entregou por escrito o que havia sido proclamado por Pedro”. Tertuliano nos conta que “Marcos foi o intérprete de Pedro”. O prólogo anti-marcionita registra que o evangelho de Marcos veio de Marcos, o intérprete de Pedro. Clemente de Alexandria disse que “Marcos era seguidor de Pedro que escreveu o que ele pregava”. Orígenes disse que “o segundo evangelho foi escrito por Marcos de acordo com as instruções de Pedro”. Papias registrou que “Marcos era seguidor e intérprete de Pedro, que escreveu o que Pedro pregava e que Pedro muitas vezes acomodava seus ensinamentos para quem ele estava pregando”. Isso sugere que Marcos ouviu Pedro pregar com frequência de diferentes maneiras.

Evidências da Primeira Epístola de Pedro

A primeira epístola de Pedro diz que alguém chamado Marcos estava presente com ele, então as evidências colocam Marcos e Pedro juntos. As evidências externas todas apontam para Pedro sendo a fonte ocular por trás do evangelho de Marcos. Podemos também apontar que Mateus e Lucas usaram Marcos como fonte, mas fizeram muito poucas mudanças na narrativa de Marcos quando comparadas aos tipos de mudanças que outros biógrafos antigos fizeram em suas próprias fontes. As evidências revelam que Mateus e Lucas tinham uma reverência maior por Marcos do que até mesmo Josefo tinha pelas escrituras hebraicas. Isso apoiaria a noção de que o evangelho era considerado autoritário, dado o quão pouco foi mudado pelos padrões da época antiga e isso apoiaria a noção de que veio de Pedro.

Ceticismo e Evidências Internas

Apesar disso, céticos ainda negam que o evangelho remonta a Pedro e Marcos. Mas, quando olhamos para as evidências internas, isso realmente confirma a tradição de que o evangelho remonta a Pedro, uma testemunha ocular de Jesus. Dentro do evangelho de Marcos, encontramos um fenômeno interessante: o grego às vezes é redigido de maneira estranha; essa linguagem é limpa por Lucas e Mateus. Alguns argumentam que isso indica que Marcos era um autor desajeitado, mas isso é improvável porque Maurice Casey apontou que, quando recriamos versões aramaicas, a linguagem de Marcos faz mais sentido. O que encontramos é que Marcos estava traduzindo muitos ditos aramaicos literais de Jesus para o grego, o que explica por que seu grego é redigido dessa forma.

Casey diz que passagens como Marcos 1:39-43 e 11:15-17 mostram uma grande quantidade de parataxe e verbos colocados próximos ao início das frases. Embora ambos esses fenômenos ocorram em grego grosseiro e arcaico, em histórias verdadeiras sobre eventos em comunidades de fala aramaica, é mais provável que se devam à tradução de fontes aramaicas. O que isso indica é que há originais aramaicos para alguns dos ditos no evangelho de Marcos. Marcos não estava escrevendo ficção grega, mas trabalhando com falantes ou fontes aramaicas para transmitir o que Jesus disse e fez.

Traduções Literais de Fontes Aramaicas

Como Casey disse: “Tudo isso seria em vão se o evangelho de Marcos fosse realmente ficção grega ou se todo ele tivesse sido tão fortemente editado que as fontes aramaicas fossem irrecuperáveis. Encontramos evidências substanciais e decisivas de que partes do evangelho de Marcos são traduções literais de fontes aramaicas escritas”. O fato de Marcos usar fontes aramaicas não faz sentido na hipótese de que ele estava criando um relato fictício em grego, mas é esperado se a tradição da igreja sobre a origem de Marcos estiver correta de que ele estava confiando em Pedro, que falava aramaico e teria ouvido Jesus ensinar em aramaico.

Casey também aponta que algumas das passagens que têm originais aramaicos refletem as preocupações dos judeus sobre os detalhes da lei. Isso indica que Marcos preservou tradições antigas que remontam a um rabino na Judeia e na Galileia que estava lidando com disputas farisaicas e não tradições que refletem as preocupações posteriores dos cristãos gentios. Assim, devido à natureza judaica dessas passagens e ao fato de serem traduções aramaicas, Casey argumenta que a fonte de Marcos era muito antiga, datando de antes de 40 d.C., e veio de um judeu de Israel. De fato, Casey até sugere que a fonte de Marcos tinha que vir de uma testemunha ocular e, especificamente, de um dos 12 discípulos, já que a fonte aramaica de Marcos registra coisas que apenas os 12 estavam presentes. E dada a tradição da igreja sobre Marcos, o candidato mais provável é o próprio Pedro.

Notas e Composição do Evangelho

Casey sugere que Marcos estava obtendo suas informações de uma fonte escrita composta por um membro dos 12, mas uma explicação mais provável é apresentada por Craig Evans. Ele aponta que no mundo antigo os autores confiavam fortemente em notas que tomavam antes de compor um relato final ordenado. Tanto Galeno quanto Luciano falaram da necessidade de tomar notas ao entrevistar testemunhas oculares. Dado o contexto cultural, é provável que Marcos tivesse escrito notas antes de escrever seu evangelho, e se Marcos era o intérprete de Pedro, que frequentemente ouvia Pedro pregando sobre Jesus, é provável que ele tenha tomado notas aramaicas que mais tarde usou para compor seu evangelho grego.

Dada as evidências que Casey apresenta, uma explicação provável é que Marcos estava desenhando de suas próprias notas que ele escreveu enquanto ouvia Pedro pregar. De qualquer forma, as evidências ainda apontam para o fato de que Marcos estava obtendo suas informações de uma testemunha ocular de Jesus. James Crossley reforça isso ao apontar que Marcos preserva costumes judeus precisos. Em Marcos 6:56, somos informados de que Jesus tinha uma franja em sua roupa, o que é consistente com o mandamento bíblico para os homens usarem franjas em suas roupas.

Ele também manteve a lei bíblica de aparecer diante de um sacerdote e ir para o deserto quando as pessoas começaram a descobrir que ele tocou o leproso. Marcos 2:23-28, que Casey identifica como originalmente aramaico, apresenta uma disputa entre Jesus e os fariseus sobre a colheita de espigas no sábado. Casey observa que o estilo de narrativa de Marcos faz mais sentido se ele está transmitindo um dito autêntico de Jesus.

Também em Marcos 7:3-4, temos um longo relato sobre tradições de purificação judaicas, e Marcos 7:11-13 é um ensinamento de Jesus que explica como as tradições não devem anular o mandamento bíblico. A evidência de que Marcos está apresentando material histórico autêntico e sua maneira de preservar tradições aramaicas antigas e estilo de narrativa é muito forte. É evidente que o evangelho é uma fonte primária para a vida de Jesus que remonta a um dos discípulos originais de Jesus e que foi preservado por meio de uma transmissão cuidadosa.

Debate sobre o Sábado

Marcos 2:23-24 apresenta uma discussão intrinsecamente judaica sobre o que era permitido fazer para obter alimento no sábado. Neste relato, Jesus não contradiz a Torá, mas repreende a interpretação rigorosa dos fariseus. A questão sobre o que era permitido no sábado não teria sido uma controvérsia para a igreja quando era predominantemente formada por gentios. Para os primeiros seguidores judeus de Jesus, no entanto, isso teria sido um problema. Casey observa que Marcos 2:23-28 é muito judaico e diferente de tudo o que é conhecido da igreja primitiva, sugerindo que este é um trecho que relata com precisão um evento do ministério do Jesus histórico.

Práticas de Purificação e Leis Judaicas

Marcos 7 se refere aos rituais de purificação dos fariseus, que incluíam a lavagem de copos, potes, vasos de cobre e sofás de jantar. Essas práticas são encontradas em textos legais judaicos que discutem detalhes sobre a lavagem de utensílios e outros recipientes. Isso sugere que Marcos tinha acesso a um conhecimento detalhado da legislação judaica. Além disso, o capítulo foca em uma questão sobre alimentos puros e impuros e a lei judaica. Crossley observa que isso reflete as preocupações dos primeiros cristãos judeus e retrata com precisão os costumes judaicos em torno das leis de pureza. Portanto, deve-se aceitar que o evangelho de Marcos está na tradição judaica daqueles dedicados a Deus e à Torá.

Detalhes Sobre Cafarnaum e “Hosana”

Sobre a família, Peter J. Williams observa que Marcos registra um grupo de cobradores de impostos em Cafarnaum, o que seria esperado se se conhecesse a área, pois Cafarnaum estava situada em um ponto estratégico no extremo norte do Mar da Galileia e era um local importante para a coleta de impostos na fronteira do território de Herodes Antipas. Esse é um detalhe menor, mas um detalhe que se esperaria encontrar se Marcos estivesse trabalhando com testemunhas oculares.

Marcos também registra que as multidões estavam dizendo “Hosana nas alturas”. Nos Salmos, “hosana” significa “salvar”, mas com o tempo, o significado da palavra mudou para expressar celebração. Williams diz que essa mudança de significado de “hosana” aparece em fontes judaicas posteriores. Assim, o autor demonstrou conhecimento não apenas do uso dessa palavra pelos judeus em um determinado momento, mas também de seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Além disso, a palavra tem uma forma diferente da do hebraico original; a omissão do som “i” representa uma mudança linguística ao longo do tempo, refletindo o hebraico na época do Novo Testamento, não quando o Salmo foi escrito. Os escritores do evangelho têm a palavra exatamente como era pronunciada no primeiro século, embora esse não seja o tipo de conhecimento que qualquer autor poderia obter simplesmente consultando livros.

Conhecimento Político e Religioso na Galileia

Greg Boyd também observa que Marcos descreve com precisão o panorama político da comunidade religiosa na região. Em Marcos, os escribas são um grupo distinto dos fariseus e dos saduceus, e vêm à Galileia de Jerusalém, o que é preciso em termos de distinções de grupo e onde os escribas estavam sediados, já que eram vistos como uma classe separada nas divisões religiosas. O título “escriba dos fariseus” é retratado como alguém que era um líder intelectual dos fariseus, e Marcos também sugere que os saduceus estavam ausentes na Galileia, o que corresponde ao que sabemos sobre a época e a região.

Marcos também diferencia entre anciãos, sumos sacerdotes e mestres da lei, mas essas distinções cessaram após 70 d.C. Como observa Martin Hengel, após 70, todo esse panorama político e religioso pluralista que Marcos descreve com precisão em linhas gerais foi destruído. Boyd nota que, como Marcos acerta todas essas distinções e detalhes, isso sugere que uma datação para antes de 70 d.C. é mais razoável do que uma datação para depois de 70 d.C., e mostra que Marcos tinha um conhecimento preciso do panorama religioso da região.

Traduções Aramaicas e Conhecimento dos Costumes Judaicos

Portanto, não só Marcos contém traduções aramaicas de episódios que provavelmente vieram de um membro dos 12, mas também tinha um conhecimento íntimo dos costumes judaicos, o que apoia a tradição de que Marcos estava ouvindo Pedro, a testemunha ocular judaica de Jesus, que teria estado familiarizado com esses costumes.

Anonimidade na Narrativa da Paixão

Outro aspecto interessante de Marcos é destacado por G.D. Thyen. Nos evangelhos, vemos muitos nomes, mas quando chegamos à narrativa da paixão nos sinóticos, muitos dos indivíduos ao redor da prisão e julgamento de Jesus permanecem sem nome. Thyen observa que isso é curioso e pode tornar a narrativa um pouco confusa. Por exemplo, não sabemos se o homem que cortou a orelha e o que fugiu nu eram discípulos de Jesus ou não. O ponto de Thyen é que o motivo narrativo para essa anonimidade não é difícil de adivinhar.

Ambos estavam em perigo após o incidente, já que, enquanto o escravo do sumo sacerdote estivesse vivo e a cicatriz do corte estivesse visível, não teria sido oportuno mencionar os nomes. Não teria sido sábio identificá-los como membros da comunidade cristã primitiva. A anonimidade é para sua proteção, e a obscuridade de seu relacionamento positivo com Jesus é uma estratégia de cautela.

Tanto o narrador quanto os ouvintes sabem mais sobre essas duas pessoas. O interessante é que, quando João foi escrito, é dito que foi Pedro quem cortou a orelha do soldado. Richard Bauckham nota que outras figuras também são deixadas anônimas, que ajudaram com a entrada triunfal de Jesus e poderiam ter sido consideradas co-conspiradores em tentar fazer de Jesus um rei. Bauckham observa que a história de Lázaro pode ter sido deixada de fora.

Proteção e Anonimidade nas Narrativas da Paixão

Richard Bauckham observa que a estratégia de Marcos de deixar os nomes implícitos, ao invés de destacá-los, está em conformidade com a estratégia de anonimidade protetora em relação a certos personagens da narrativa da paixão. Essa anonimidade visava proteger aqueles que estariam em perigo em Jerusalém devido à sua suposta cumplicidade com o comportamento sedicioso de Jesus antes da sua prisão. Ger Thyen acrescenta que somente em Jerusalém havia motivo para manter o anonimato dos seguidores de Jesus que haviam se colocado em perigo.

Datação e Preservação das Tradições Precoce

A datação da narrativa pode ser identificada por partes da conta da paixão que foram compostas entre 30 e 60 d.C., durante a geração dos testemunhas oculares e seus contemporâneos. Isso indica que Marcos preserva tradições antigas formuladas pelos primeiros cristãos em Jerusalém e fortalece a hipótese de que suas informações vieram de testemunhas oculares com um motivo para proteger aqueles próximos a Jesus.

Congruência Onomástica e Confiabilidade

Um indicativo adicional de que Marcos obteve suas informações de testemunhas oculares é a aparência de congruência onomástica em seu evangelho. Luke Vandaway explica que a congruência onomástica refere-se à criação de padrões de nomes que refletem adequadamente os dados da prosopografia relevante. Se um trabalho antigo contém padrões de nomes que alinham bem com a distribuição de nomes da época, isso apoia sua confiabilidade. Vandaway observou que as biografias mais confiáveis da Antiguidade, como as de Joséfo, Plutarco e Suetônio, possuem congruência onomástica.

Análise dos Padrões de Nomes e Funções

Vandaway também encontrou congruência onomástica no evangelho de Marcos, colocando-o na mesma categoria das biografias mais confiáveis da Antiguidade. Isso sugere que Marcos, assim como Joséfo, Plutarco e Suetônio, obteve informações de testemunhas oculares. A congruência onomástica só faz sentido se Marcos consultou aqueles que testemunharam o ministério de Jesus. Além disso, os nomes também se agrupam em torno de funções e eventos significativos, o que reforça a ideia de que Marcos preservou uma lista autêntica de testemunhas.

Tradições Primitivas e a Lista dos Doze

Scott McKnight observa que a lista dos discípulos em Marcos não possui comentários elaborativos sobre a piedade ou legado dos discípulos, o que é típico em textos rabínicos. A lista dos doze serve apenas para preservar uma lista autêntica de tradentes responsáveis por passar adiante as informações. A ausência de comentários favoráveis sobre Jesus e seus discípulos no Talmude Babilônico confirma a autenticidade da lista.

Nomes e Testemunhas de Eventos

O texto de Marcos mostra sinais de uma tradição primitiva, começando com Pedro, seguido por Tiago, filho de Zebedeu, e depois João como seu irmão. A perspectiva do autor considera Tiago como o discípulo mais proeminente, o que é improvável se a lista fosse uma tradição tardia após a morte de Tiago em 44 d.C. Marcos também inclui nomes específicos de mulheres presentes na cruz e no túmulo para confirmar a autenticidade da história. O fato de Marcos nomear Simão de Cirene como o pai de Alexandre e Rufus sugere uma tentativa de nomear tradentes confiáveis que poderiam confirmar sua história.

Tradição e Contexto de Marcos

A tradição da igreja sugere que Marcos escreveu seu evangelho enquanto Pedro pregava, o que reforça a ideia de que Marcos estava preservando uma tradição autêntica baseada nas testemunhas oculares de Pedro pregando em Roma.

Referências a Rufus e Alexandre em Marcos

O evangelho de Marcos menciona Rufus e Alexandre, que estavam em Roma e poderiam confirmar o testemunho ocular de seu pai, Simão. Richard Bauckham sugere que Marcos menciona esses nomes porque seus leitores poderiam conhecê-los pessoalmente ou por reputação. Isso indica que Marcos estava apelando para o testemunho ocular conhecido na primeira comunidade cristã, não diretamente de seu próprio relato, mas do relato de seus filhos. Se Marcos estivesse escrevendo uma narrativa fictícia, não haveria motivo para incluir esses nomes específicos, o que reforça a ideia de que ele estava escrevendo uma biografia confiável.

Função dos Nomes como “Notas de Rodapé”

Vandaway explica que os nomes de indivíduos e outros informantes eram conservados como “notas de rodapé” vivas do repositório oral. Isso explica por que um padrão de congruência onomástica, semelhante ao das biografias mais confiáveis da Antiguidade, pode ser encontrado na memória coletiva de um rabino galileu itinerante. A alta porcentagem de nomes nas transcrições de Travis Dero, estudadas por Luke Vandaway, sugere que esses nomes funcionavam como informantes que confirmavam aspectos da tradição referenciada.

Práticas Análogas em Obras Antigas

Richard Bauckham aponta que práticas semelhantes podem ser encontradas em outras obras antigas. Em “Vida de César” de Plutarco, um nome pessoal, Asinus Pollio, é mencionado sem uma razão literária aparente, servindo como uma citação de fonte. Cornelius Nepos em “Vida de Atticus” inclui nomes de pessoas que não desempenham um papel na narrativa, mas são mencionadas como testemunhas. Josephus faz o mesmo ao mencionar as sobrinhas de Filipe, para identificar suas fontes oculares sobre o cerco de Gamla.

Uso de Dispositivos Literários em Marcos

Bauckham explica que Marcos usa um dispositivo literário chamado inclusio de testemunha ocular, referindo-se a Pedro no início e no final do evangelho. Isso é semelhante a práticas em outras biografias antigas, como a de Luciano e Po. Marcos usa o plural para descrever o movimento de Jesus e seus discípulos, seguido por um verbo singular referindo-se a Jesus, o que reforça a perspectiva de um testemunho ocular. Esse dispositivo narrativa demonstra que Marcos estava narrando a partir da experiência de um membro do grupo de Jesus.

Ênfase na Perspectiva de Pedro

Marcos destaca Pedro mais do que qualquer outro discípulo, revelando detalhes sobre seus motivos e ações. Quando Pedro não está presente, Marcos menciona mulheres e outras testemunhas como fontes de informação. Essas mulheres são descritas como testemunhas oculares que acompanharam a morte e o sepultamento de Jesus, e foram as primeiras a descobrir o túmulo vazio. Esse enfoque confirma a tradição de que Marcos baseou seu evangelho no testemunho de Pedro.

Confirmação da Autoria e Confiabilidade

A evidência interna e externa confirma que o evangelho de Marcos foi escrito por Marcos, o intérprete de Pedro. Marcos traduzia ditos aramaicos e demonstrava conhecimento dos costumes judeus, refletindo as preocupações dos primeiros cristãos em Jerusalém. O padrão de congruência onomástica e os dispositivos literários usados por Marcos indicam que ele preservou relatos oculares sobre a vida e os ensinamentos de Jesus. A evidência interna e externa confirma a tradição da Igreja sobre a autoria de Marcos e a confiabilidade dos evangelhos.

 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Descubra mais sobre Logos Apologetica

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading