Quem escreveu os evangelhos? Resposta à Juliana Cavalcanti

É comum ouvir estudiosos sugerirem que não sabemos quem escreveu os quatro evangelhos. Dizem que os evangelhos são anônimos e que a igreja só adicionou títulos no final do século II. É verdade que nenhum dos evangelhos nos indica o nome do autor no corpo do texto. O mais próximo é o Evangelho de João, onde o escritor afirma: “Este (aquele a quem Jesus ama) é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu” (Jo 21,24).

Também aprendemos em Lucas 1:1-4 que o próprio autor não foi uma testemunha ocular, mas investigou cuidadosamente fontes confiáveis. Ao fazer isso, ele compilou um relato do evangelho para um oficial chamado Teófilo. Além dessas duas dicas, os próprios textos não nos dão muitas pistas a respeito da autoria. Então, por que atribuímos os quatro evangelhos a Mateus, Marcos, Lucas e João? Precisamos recorrer a alguns pais da igreja antiga para obter a resposta.

TESTEMUNHO DA IGREJA ANTIGA

Alguns pais da igreja antiga escreveram sobre a autoria dos evangelhos, e o que escreveram lança luz sobre esta discussão.

PÁPIAS

Papias era bispo em Hierópolis – uma cidade na Ásia Menor, perto de Laodicéia e Colossos. Ele completou cinco obras principais no início do século II, mas, infelizmente, a maioria de suas obras está perdida. Felizmente, Eusébio — um dos primeiros historiadores cristãos que escreveu no século IV — cita o trabalho de Papias sobre a autoria dos evangelhos. Observe o que Papias diz sobre o Evangelho de Marcos:

O Ancião costumava dizer: Marcos, na qualidade de intérprete de Pedro, escreveu com precisão tantas coisas quantas recordava de memória – embora não de forma ordenada – das coisas ditas ou feitas pelo Senhor. Pois ele (Marcos) não ouviu o Senhor nem o acompanhou, mas mais tarde, como eu disse, Pedro, que costumava dar seus ensinamentos… não tinha intenção de fornecer um arranjo ordenado das palavras do Senhor. Conseqüentemente, Marcos não fez nada de errado quando escreveu alguns itens individuais, assim como ele (Pedro) os relatou de memória. Pois ele tinha como única preocupação não omitir nada do que tinha ouvido ou falsificar nada.

Escrevendo por volta do ano 125 d.C., Papias é o primeiro escritor conhecido a atribuir autoria a qualquer evangelho. Ele indica nesta citação que o Evangelho que conhecemos como Marcos é mais ou menos o relato de Pedro. Papias diz que Marcos não compilou uma história cronológica de Jesus por si só; no entanto, ele ainda relatou as palavras de Pedro com precisão.

O Marco a que Papias se refere é o João Marcos que acompanhou Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária. Ele também é o Marco que Pedro faz referência em 1 Pedro 5:13, indicando que os dois eram companheiros íntimos.

Além de Marcos, Papias também comenta Mateus. Ele escreve:

Portanto, Mateus colocou as palavras em um arranjo ordenado na língua hebraica, mas cada pessoa as interpretou da melhor maneira que pôde.

Esta referência é reconhecidamente mais difícil de interpretar. A razão é que o Mateus que temos hoje está escrito em grego e não em hebraico. Isto levou alguns a sugerir que Mateus escreveu em sua língua nativa – aramaico e não hebraico – e que outra pessoa escreveu Mateus no Novo Testamento.

Outros sugerem que Mateus escreveu originalmente seu Evangelho em aramaico e mais tarde alguém traduziu seu trabalho para o grego usando o Evangelho de Marcos como um esboço. Se for esse o caso, não foi o próprio Mateus que escreveu as palavras. No entanto, os seus escritos apoiam o Evangelho Grego que temos hoje.

Muito provavelmente, Papias não quis dizer que Mateus escreveu na língua hebraica, mas que seu evangelho contém mais um toque judaico do que os outros evangelhos. Seu evangelho menciona, mais do que os outros, vários costumes hebreus do Antigo Testamento que Jesus cumpriu através de sua vida e morte. Em outras palavras, Mateus escreveu para um público judeu.

Curiosamente, Papias afirma que “o ancião” lhe transmitiu esta informação. Quem é esse ancião? Anteriormente em sua obra, Papias se referiu a um “ancião João” que tinha ligações estreitas com os discípulos de Jesus. Na verdade, vários argumentam que Papias está se referindo ao apóstolo João, mas é difícil saber com certeza a partir de sua citação. De qualquer forma, Papias afirma ter recebido esta informação de uma fonte credível que tinha ligações estreitas com os discípulos de Jesus.

IRENEU

Irineu de Lyon era discípulo do pai da igreja, Policarpo, que também era discípulo do apóstolo João. Isto significa que Irineu está apenas a uma geração de distância dos apóstolos, o que acrescenta credibilidade às suas palavras. Irineu escreve sobre os autores do evangelho por volta do ano 180 DC.

Mateus publicou um Evangelho escrito entre os hebreus em sua própria língua, enquanto Pedro e Paulo pregavam em Roma e lançavam os fundamentos da Igreja. Após sua partida, Marcos, seguidor e tradutor de Pedro, nos transmitiu por escrito o que havia sido pregado por Pedro. Também Lucas, companheiro de Paulo, registrou em um livro o Evangelho por ele pregado. Depois, João, o discípulo do Senhor, que também se apoiava no peito, publicou um Evangelho durante a sua residência em Éfeso, na Ásia.

Irineu confirma as afirmações de Papias – Marcos registrou o relato de Pedro e Mateus escreveu originalmente para um público hebreu. Além disso, Irineu afirma que Lucas, companheiro de Paulo, escreveu o Evangelho de Lucas. Ele também afirma que João, o discípulo, escreveu seu evangelho enquanto morava em Éfeso.

FRAGMENTO MURATORIANO

O Fragmento Muratoriano também data do final do século II e provavelmente teve origem em Roma. Refere-se aos Evangelhos Lucas e João.

O terceiro livro do Evangelho está segundo Lucas. Lucas, o conhecido médico, após a ascensão de Cristo, quando Paulo o levou consigo como alguém zeloso da lei, compôs-o em seu próprio nome, de acordo com a crença generalizada. No entanto, ele mesmo não tinha visto o Senhor em carne e osso; e, portanto, assim como ele foi capaz de verificar os acontecimentos, ele realmente começou a contar a história do nascimento de João. O quarto Evangelho é o de João, um dos discípulos.

Este documento, juntamente com Irineu, confirma que Lucas, o médico e companheiro de Paulo, escreveu o evangelho que leva o seu nome. Além disso, o fragmento afirma que o discípulo de Jesus, João, escreveu o quarto evangelho.

JUSTIN MÁRTIR

Justino Mártir foi um dos primeiros apologistas cristãos – alguém que defendeu a fé contra os não-cristãos. As seguintes citações dele não mencionam nenhum dos evangelhos pelo nome, mas nos dão uma pista sobre os quatro autores. Ele escreve em seu  primeiro pedido de desculpas  por volta de 150 DC:

Pois os apóstolos, nas memórias por eles compostas, que são chamadas de Evangelhos, nos transmitiram assim o que lhes foi ordenado.

E então em seu  Diálogo com Trifão :

 nas memórias que digo que foram redigidas pelos apóstolos e por aqueles que os seguiram.

Nesta citação final, Justino dá duas pistas sobre os autores do evangelho. Primeiro, pelo menos dois (plural) apóstolos escreveram um evangelho. Em segundo lugar, pelo menos dois (plural) seguidores apostólicos escreveram um evangelho. Essas pistas coincidem com nossas descobertas até agora. Os dois autores apostólicos foram Mateus e João – discípulos de Jesus. Da mesma forma, os dois autores não-apostólicos que eram seguidores próximos dos apóstolos eram Marcos e Lucas — seguidores de Pedro e Paulo.

NÃO HÁ TEORIAS CONCORRENTES NA IGREJA ANTIGA

Se os evangelhos fossem verdadeiramente anônimos, seria de esperar encontrar títulos alternativos propostos em toda a igreja primitiva. Por exemplo, seria de esperar que alguns intitulassem Marcos como Pedro ou Mateus como Tiago. No entanto, não encontramos nada parecido com isto. A unanimidade dos títulos fornece um forte argumento a favor da autoria tradicional.

Dito isto, os primeiros pais da igreja não mencionam os títulos dos evangelhos, embora os citem liberalmente. E também é verdade que os títulos não aparecem em nenhum manuscrito até o final do século II, mas isso ocorre porque todos os manuscritos mais antigos que sobreviveram estão fragmentados. Em outras palavras, as seções do título estão faltando nos manuscritos mais antigos. Assim que tivermos manuscritos completos do Evangelho com seções de títulos incluídas, encontraremos os títulos exatos que conhecemos hoje.

POR QUE CRIAR OS TÍTULOS?

Quando você pensa sobre isso, três dos quatro autores do evangelho são um tanto obscuros. Marcos e Lucas nem sequer eram discípulos de Jesus, e Mateus era um ex-cobrador de impostos que nem sequer fazia parte do círculo íntimo de Jesus. Somente João é um apóstolo proeminente. No entanto, ironicamente, sua autoria costuma ser a mais questionada.

Se a igreja primitiva quisesse acrescentar valor de autoridade a esses primeiros evangelhos, provavelmente os teria intitulado Pedro, Paulo, Tiago e João – líderes da igreja primitiva. Não consigo pensar em nenhuma  falsa motivação  para intitulá-los daquela maneira.

QUEM ESCREVEU OS QUATRO EVANGELHOS?

O testemunho unânime da igreja primitiva é a principal razão pela qual intitulamos os nossos quatro Evangelhos da maneira que o fazemos. Além disso, alguns estudiosos propõem que as evidências internas dos evangelhos fundamentam ainda mais essas afirmações 1 . Dito isto, a fé cristã não está em jogo no que diz respeito à autoria do evangelho. Por exemplo, nenhum credo histórico lista a autoria do evangelho ao lado da Trindade e da divindade de Cristo, mas isso não significa que não devamos nos preocupar com isso. Quanto a mim, acredito que os títulos tradicionais dão mais sentido a todos os dados.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui