Depois da Crucificação

O Evangelho de Mateus termina com a aparição de Jesus diante de “Maria Madalena e a outra Maria”, que tinham ido na manhã de domingo para “ver o túmulo” ( Mt 28:1 ). Somos informados não apenas que elas ouvem diretamente de Jesus (“Saudações!”), mas que elas realmente tocam seu corpo ressuscitado (“E elas se aproximaram e seguraram seus pés”, Mt 28:9 ). Mais tarde, Jesus aparece aos onze discípulos na Galileia, onde ele anuncia a eles — na Grande Comissão — sua futura missão ( Mt 28:16–20 ). Os Evangelhos de Lucas e João oferecem uma cobertura ainda mais extensa — um total de mais de cem versículos — das aparições e atividades de Jesus após a ressurreição e após a ressurreição. Em Lucas 24 e João 20–21, lemos sobre as aparições de Jesus a Maria Madalena, aos dois discípulos na estrada para Emaús e aos onze (incluindo o convite para que tocassem seu corpo, João 20:17 ; cf. João 20:20, 27 ; Lucas 24:39–40 ); o dom do Espírito Santo; e a ascensão de Jesus ao céu.

Em contraste, Marcos fornece apenas oito versículos para narrar os eventos após a crucificação de Jesus, incluindo o encontro angelical das mulheres no túmulo e o anúncio do anjo (“Não se assustem. Vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; ele não está aqui”, Marcos 16:6 ), sem nenhuma aparição real da ressurreição. 1 Além disso, a linha final pode nos parecer, à primeira vista, como anticlímax, pois retrata as três mulheres correndo assustadas do túmulo: “E elas saíram e fugiram do túmulo, pois o tremor e o espanto as haviam tomado, e não disseram nada a ninguém, pois estavam com medo” ( Marcos 16:8 ). O fim! O que devemos fazer com esse final abrupto e inesperado, bem como aparentemente incompleto? Suponho que Marcos tenha três razões para terminar da maneira que terminou.

Com base em seus anos de experiência pastoral, o pastor-teólogo Douglas O’Donnell fornece exegese profunda, ilustrações envolventes e aplicações relevantes do Evangelho de Marcos.

Confie na Palavra Autorizada de Jesus

Primeiro, o final de Marcos nos força a confiar na palavra autoritativa de Jesus . Se Jesus repetidamente disse que ressuscitaria dos mortos ( Marcos 8:31; 9:31; 10:34 ), então essa palavra autoritativa deveria ser suficiente. Se Jesus prometeu que ressuscitaria, e se ele garante a vida da ressurreição a todos que perdem suas vidas por sua causa (ver Marcos 8:34–9:1 ), então podemos acreditar em sua palavra. Ao contrário de Tomé, não devemos duvidar do testemunho de Jesus, mesmo que nós mesmos não tenhamos visto seu corpo ressuscitado. Se podemos confiar em alguma coisa, podemos confiar no fundamento seguro da palavra de nosso Senhor (ver Mateus 7:24–27 ).

A Importância da Cruz

Em segundo lugar, o final de Marcos reenfatiza a importância da cruz . Ou seja, mesmo em seu relato da ressurreição, o evangelista nos leva de volta à cruz! O anjo fala de Jesus como o Salvador ressuscitado (“Ele ressuscitou”), mas ele vincula até mesmo a ressurreição à morte de Jesus (“Vocês procuram Jesus de Nazaré, que foi crucificado”, Marcos 14:6 ). Enquanto Marcos, com o túmulo vazio, quebra o padrão das biografias greco-romanas — que terminam com a morte de uma pessoa e a maneira como essa pessoa morreu — ele concentra a atenção nas horas finais da vida de Jesus. Para ele, a cruz é o centro! Nestes oito versículos finais sobre a ressurreição, ele nos aponta de volta para os 119 versículos anteriores sobre os sofrimentos e a morte de Jesus. 2 Como cristãos, nunca passamos da cruz. Mesmo por toda a eternidade cantaremos: “Digno é o Cordeiro que foi morto!” ( Ap 5:12 ). 3 Então, em um mundo que abraça um Deus sem ira que traz pessoas sem pecado para um reino sem julgamento por meio dos ministérios de um Cristo sem cruz, 4 Marcos (mesmo na Páscoa!) garante que não nos esqueçamos da Sexta-feira Santa — o dia em que um Deus justo e santo de ira e amor trouxe pecadores para seu reino justo por meio do sacrifício de Cristo crucificado.

Como cristãos, nunca passamos da cruz. Mesmo por toda a eternidade cantaremos: “Digno é o Cordeiro que foi morto!”

Um chamado ao discipulado

Terceiro, o final de Marcos nos chama ao discipulado . Eu afirmo que ele pretende usar o fracasso dos discípulos homens em Marcos 14–15 e das discípulas mulheres em Marcos 16 para nos lembrar que Jesus graciosamente usa até mesmo pecadores imperfeitos para construir seu reino perfeito e que seus fracassos servem para nos chamar a ser fiéis à missão de Jesus. Esses versículos finais, especialmente Marcos 16:8 , oferecem um “desafio positivo” e um “chamado implícito ao discipulado”. 5 Deus está nos chamando, mesmo aqueles discípulos que estão “confusos e incertos”, 6 para superar a confusão e a incerteza, junto com a dúvida e o medo, e para nos juntarmos à marcha da vitória levantando bem alto a bandeira da vitória de Deus sobre a morte. Como Morna Hooker coloca, “Este é o fim da história de Marcos, porque é o começo do discipulado”. 7

Como leitores deste Evangelho, seguimos Jesus do seu batismo à sua ressurreição e, quando todos ao seu redor — os líderes religiosos, a multidão, até mesmo sua própria família e discípulos — o renegaram, nós o seguimos. Não largamos o livro. Continuamos voltando para mais. Mas agora, quando chegamos ao final da história e Marcos interrompe repentinamente a narrativa, ele nos deixa com uma “decisão a tomar”. 8 Mas essa decisão deve ser óbvia o suficiente. Fechamos o livro e “não dizemos nada a ninguém” ( Marcos 16:8 )? Ou seguiremos a Cristo compartilhando as boas novas com os outros?

Pense desta forma. Devemos tratar o final do Evangelho de Marcos como faríamos com a letra de um hino familiar. Se eu cantasse, “Cristo, o Senhor, ressuscitou hoje”, você saberia a próxima palavra: “Aleluia”. Os primeiros cristãos que ouviram a morte e a ressurreição proclamadas nos mercados, sinagogas e igrejas domésticas por décadas antes da escrita do Evangelho de Marcos sabiam que essas mulheres medrosas não mordiam suas línguas por muito tempo. Então, como no final dos Atos dos Apóstolos, 9 a igreja não deve perguntar: O que aconteceu com Paulo? ou O evangelho se espalhará para judeus e gentios após a morte de Paulo? Em vez disso, a igreja deve agir — agir como aquele apóstolo. Simplificando, o final de Marcos, como o final de Atos, é um convite para agir. Nós preenchemos as notas. Nós continuamos a canção eterna e imparável.

Marcos 16:8 não é um final incompleto, mas um “final aberto” pelo qual Marcos nos convida a “terminar a história” 10 obedecendo ao comando angélico. Embora os Doze tivessem todos fugido ( Marcos 14:50 ), embora Pedro tivesse negado Jesus ( Marcos 14:66–72 ), e embora o medo tenha silenciado essas queridas irmãs, Marcos convida seus leitores a falar. E, se não o fizermos, podemos ter certeza de que até as pedras clamarão.

Notas:

  1. Muitos estudiosos consideram o versículo 8 como o final original do Evangelho de Marcos, já que  Marcos 16:9–20  está ausente em nossas duas primeiras cópias gregas completas do Evangelho de Marcos e em várias traduções antigas. Veja Bruce M. Metzger e Bart D. Ehrman,  The Text of the New Testament: Its Translation, Corruption, and Restoration  (Nova York: Oxford University Press, 2005), 322–37; cf. Daniel B. Wallace, “ Marcos 16:8  como a conclusão do segundo Evangelho”, em  Perspectives on the Ending of Mark: 4 Views , ed. David Alan Black (Nashville: B&H Academic, 2008), 1–39; Português Peter M. Head, “Um caso contra o final mais longo de Marcos: um argumento de que Marcos 16:9–20 não é original e, portanto, não é uma Escritura inspirada”, Text & Canon Institute , 14 de junho de 2022, disponível em textandcanon.org/a-case-against-the-longer-ending-of-mark/.
  2. Isso se encaixa no que é frequentemente considerado o versículo-chave do Evangelho: “Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” ( Marcos 10:45 ). Além disso, se encaixa no estabelecimento de Jesus do sacramento da Ceia do Senhor, a nova refeição da Páscoa que se concentra na celebração da morte sacrificial de Jesus (“o sangue da aliança”, 14:24; cf. 1 Cor. 5:7; 11:26 ).
  3. Jesus é rotulado como “Cordeiro” 29 vezes em Apocalipse, e os detalhes específicos de sua morte são ocasionalmente anexados ao título (“o Cordeiro que foi morto,” 5:12; 13:8; cf. 5:6; os crentes são “feitos… brancos no sangue do Cordeiro,” 7:14; e antes disso “conquistam [Satanás] pelo sangue do Cordeiro,” 12:11). Por toda a eternidade, festejaremos na “ceia das bodas do Cordeiro” ( Ap. 19:9 ).
  4. Esta é uma pequena reformulação de partes do famoso ditado de H. Richard Niebuhr, encontrado em The Kingdom of God in America (Chicago: Willett, Clark, 1937), 193.
  5. Mark L. Strauss, Mark , ZECNT (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2014), 723.
  6. Strauss, Mark , 724.
  7. Morna D. Hooker, O Evangelho segundo São Marcos , BNTC (Londres: A & C Black, 1991), 394.
  8. Para o processo de pensamento por trás deste parágrafo, veja Eugene Boring, Mark: A Commentary , NTL (Louisville/Londres: Westminster John Knox, 2006), 449.
  9. João Crisóstomo via o final de Atos como um convite ao ouvinte: “[Lucas] traz sua narrativa a este ponto, e deixa o ouvinte sedento para que ele preencha a falta por si mesmo através da reflexão.” “Homilia 55 sobre Atos 28:17–20 ,” em Homilias nos Atos dos Apóstolos, nos Pais Nicenos e Pós-Nicenos da Igreja Cristã , ed. Philip Schaff, trad. Henry Browne (Oxford: Oxford University Press, 1956), 326. Sobre este método, Shively observa, “Primeiro, o final aberto é uma prática literária e retórica comum de escritores antigos. Segundo, ele funciona para convidar o ouvinte a responder com reflexão e interpretação. Terceiro, o ouvinte sabe como responder de acordo com dicas intratextuais.” Português Elizabeth E. Shively, “Reconhecendo os pinguins: expectativa do público, teoria cognitiva do gênero e o final do Evangelho de Marcos”, Catholic Biblical Quarterly 80 (2018): 273–92 (em 285–86).
  10. Shively, “Reconhecendo Pinguins”, 276.

Douglas Sean O’Donnell é o autor de Reflexões Expositivas sobre os Evangelhos, Volume 3: Marcos .