Pular para o conteúdo

OS EVANGELHOS SÃO BIOGRAFIAS?

Brant James Pitre é um estudioso americano do Novo Testamento e ilustre professor pesquisador das Escrituras no Augustine Institute. Ele escreveu extensivamente sobre o Jesus histórico, a Virgem Maria, o Apóstolo Paulo, a origem da Eucaristia e os Evangelhos canônicos

Neste vídeo ele fala se os evangelhos são biografias.

Uma questão de gênero

Este dilema é, em parte, uma questão sobre o gênero dos Evangelhos. A palavra “gênero” descreve uma categoria na qual uma cultura específica coloca uma composição artística ou literária. A razão pela qual uma obra de arte ou literatura cai em uma categoria específica é porque ela compartilha certas características-chave com outras composições dessa categoria. O gênero de uma composição literária é um dos muitos fatores que influenciam se recebemos um testemunho específico como ficção ou fato.

Abraham Lincoln: Vampire Hunter é uma biografia, mas, assim como The Life of Alexander, não é um testemunho histórico

Quando os Evangelhos são comparados com outros textos antigos, os Evangelhos se enquadram em um gênero literário antigo conhecido como bios, uma palavra grega que significa simplesmente “vida”. A palavra bios às vezes é traduzida como “biografia”, mas a categoria de bios greco-romana era bem mais ampla do que o que você pode encontrar sob a placa que diz “Biografias” na sua biblioteca local. O gênero bios incluía biografias gregas e latinas meticulosamente pesquisadas, como os volumes que fluíram das penas de Plutarco, Suetônio e Tácito — mas biografias formais desse tipo não eram os únicos tipos de textos que se enquadravam no gênero bios . O gênero de biografia antiga também poderia abranger composições que eram mais próximas de Abraham Lincoln: Vampire Hunter do que de qualquer coisa que um autor clássico pudesse ter composto para os escalões superiores de Atenas ou Roma.

Para entender a amplitude do gênero bios , vamos dar uma olhada em uma das biografias novelísticas antigas mais populares, a Vida de Alexandre . Esta biografia romantizada apimenta a vida real de Alexandre, o Grande, com uma série de anedotas fabulosas, mas principalmente inventadas. De acordo com esta biografia, o pai biológico de Alexandre não era Filipe da Macedônia, mas o último faraó do Egito auxiliado pelo deus Amon. Quando adolescente, Alexandre domesticou um cavalo de guerra que já havia consumido seres humanos. Como rei, ele ficou diante de um mar na Cilícia, e o vento e as ondas se curvaram diante dele. Ao contrário de biógrafos mais formais, os autores de biografias novelísticas tendiam a escrever suas obras como narradores anônimos em terceira pessoa, e eles livremente tomavam emprestado de uma ampla gama de composições anteriores sem identificar explicitamente suas fontes.

Então, o que tudo isso tem a ver com as alegações feitas nos Evangelhos do Novo Testamento? De certa forma, os Evangelhos são mais semelhantes às antigas biografias novelísticas do que qualquer outro tipo de texto. Além dos versículos iniciais do Evangelho de Lucas, tudo nos Evangelhos do Novo Testamento é transmitido da perspectiva de um narrador em terceira pessoa, e os autores nunca se identificam explicitamente pelo nome. Além do mais, os Evangelhos de Mateus e Lucas incorporam mais de dois terços do Evangelho Segundo Marcos sem nunca mencionar de onde veio esse conteúdo — muito parecido com as biografias novelísticas que eram narradas na terceira pessoa e que livremente tomavam emprestado de escritos anteriores sem identificar suas fontes. Tomados em conjunto, esses padrões e outros sugerem semelhanças significativas entre os Evangelhos do Novo Testamento e as antigas biografias novelísticas.

Essas similaridades representam um dilema potencial para aqueles que acreditam que os Evangelhos foram compostos para transmitir testemunho histórico. As similaridades entre os Evangelhos do Novo Testamento e as biografias novelísticas sugerem que o Jesus ressuscitado é tão fictício quanto o exagerado Alexandre descrito na Vida de Alexandre ? E por que — se os Evangelhos são tão similares às antigas biografias novelísticas  alguém deveria considerar a ressurreição de Jesus e outros milagres nos Evangelhos como algo além de exageros piedosos? Tal dilema merece atenção séria. E então, antes de explorar como os Evangelhos fornecem uma base para confiar na Bíblia como um todo, quero analisar juntos algumas razões pelas quais os Evangelhos parecem ser testemunho histórico,  mesmo que exibam algumas das mesmas características literárias das biografias novelísticas.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Logos Apologetica

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading