O que Jesus quis dizer com: deixai os mortos enterrarem seus próprios mortos?

“Quando Jesus viu a multidão ao seu redor, deu ordem para atravessar para o outro lado do lago… Outro discípulo lhe disse: ‘Senhor, deixa-me primeiro ir enterrar meu pai’. Mas Jesus lhe disse: ‘Segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus próprios mortos’” ( Mateus 8:18 , 21-22).

Você ouviu corretamente? Este maravilhoso e amoroso Jesus sendo tão insensível. Jesus estava apenas sendo uma pessoa cruel e má? O pedido que este homem fez parecia bastante simples e inocente. Afinal, o que há de errado em querer enterrar o próprio pai? Este é o assunto que queremos abordar hoje. O que Jesus realmente quis dizer quando disse para deixar os mortos enterrar seus próprios mortos?

Deixe os mortos enterrar os mortos: uma questão de prioridade

“Primeiro, deixe-me ir enterrar meu pai.”

Quando você pensa em enterros hoje, nosso processo é bastante simples. Uma pessoa morre e em poucos dias geralmente há um funeral. Assim que o funeral for concluído, você vai ao túmulo e prossegue com o enterro do corpo. Isso normalmente é feito no mesmo dia ou, no máximo, o funeral é em um dia e o sepultamento no dia seguinte. Independentemente de como é feito, o processo não é longo e demorado e é concluído em um curto espaço de tempo.

A situação deste homem era um pouco diferente. Para começar, o pai do homem ainda não estava morto. Nos dias de Jesus, a declaração que este homem fez tinha um significado completamente diferente do que teria hoje. Em seu artigo, Billy Graham explica o que o homem realmente está dizendo: Jesus, eu te seguirei, mas primeiro deixe-me ficar com meu pai, até que ele morra. Não tenho certeza de quanto tempo isso levará, mas quando isso acontecer, irei enterrá-lo. Quando isso for feito, irei e seguirei você. 

Há outra coisa que este homem pode estar considerando… sua herança. É possível que este homem estivesse esperando para reivindicar uma herança de seu pai. Então ele não estava apenas dizendo que queria esperar até que seu pai morresse. Ele também estava dizendo – Senhor, tenho algum dinheiro vindo para mim e quero garantir meu futuro financeiro. Quando isso acontecer, estarei pronto e nesse momento irei segui-lo. Era uma questão de prioridade. 

Independentemente da razão principal – este homem estava hesitante em seguir Jesus. Ele sentiu que havia algo mais importante para ele fazer agora. Ele estava dizendo a Jesus que entrarei em contato com você mais tarde. Seguir Jesus era importante, mas não era importante o suficiente. Suas prioridades estavam fora de ordem e Jesus reconheceu isso. 

Uma questão de urgência 

“Deixe os mortos enterrarem seus próprios mortos.”

Agora que temos algum contexto, vamos ver o que mais Jesus estava apontando neste homem. Este homem não apenas tinha suas prioridades fora de ordem, mas também sentia falta de um senso de urgência. Ele fez a falsa suposição de que poderia partir hoje e voltar mais tarde e seguir Jesus. Inúmeras pessoas presumiram que poderiam deixar de seguir Jesus para mais tarde, mas o tarde nunca chega. Ou eles são sugados pelos cuidados desta vida ou alguns infelizmente morrem antes de revisitarem a oportunidade. Seguir Jesus não é apenas uma questão de prioridade, é uma questão de urgência.

Jesus estava arriscando e forçando esse homem a fazer uma escolha. Ele estava dizendo a esse homem se você vai me seguir, faça isso hoje. Não deixe mais nada atrapalhar. Isso me lembra a escritura em Hebreus 3:15 :

“Como acaba de ser dito: ‘Hoje, se vocês ouvirem a voz dele, não endureçam seus corações como fizeram na rebelião’”.

Esta Escritura está cheia de urgência. Seja urgente em seguir Jesus. Seja urgente em responder ao seu chamado. Seja urgente em fazer a vontade dele. Não presuma que você terá a chance de fazer isso mais tarde. Esse dia pode nunca chegar.

Este homem ainda estava preso aos cuidados desta vida. É por isso que Jesus disse para deixar os mortos enterrarem os seus próprios mortos. Deixe aqueles que estão espiritualmente mortos ou que não desejam me seguir sejam consumidos pelos assuntos e cuidados desta vida. Eles podem enterrar aqueles que estão fisicamente mortos. Isto é o que Jesus estava tentando revelar a este homem, a verdadeira condição do seu coração.

Não sabemos o que aconteceu com aquele homem e que decisão ele tomou. Acredito que a urgência na resposta de Jesus foi porque ele sabia que se o homem não o seguisse agora, provavelmente nunca o seguiria. É por isso que é uma questão urgente.

Onde estão suas prioridades?

Por mais maravilhoso que seja ler as páginas das Escrituras, elas não significam nada a menos que as apliquemos em nossas vidas. Vamos aplicar isso à sua vida considerando algumas questões

1. Jesus está pedindo que você o siga?

Isso significa duas coisas. Deus está puxando seu coração, buscando que você entregue sua vida a Cristo? Se ele estiver, não demore. Esta é a decisão mais urgente que você tomará. Não há garantia de que você terá outra oportunidade.

Porém, e se você já conhece Jesus? Existe algo que Deus está chamando você para fazer? Se estiver, isso precisa estar no topo da sua lista de tarefas. Não há nada mais importante na vida do que cumprir a vontade e o plano que Deus tem para sua vida.

2. Existe alguma coisa morta que você está segurando?

Às vezes, há coisas que não queremos abandonar porque achamos que podemos perder se o fizermos. Lembre-se de que o homem da história estava potencialmente preocupado com sua herança.

Você está se apegando a coisas às quais dá mais importância ou prioridade do que deveria? Se há coisas mortas em sua vida, deixe-as ir. Eles podem parecer importantes, mas na verdade estão impedindo você de experimentar o melhor de Deus.

3. Você está pronto para calcular o custo?

Uma das realidades de seguir Jesus é que isso lhe custará alguma coisa. Você tem que decidir por si mesmo e ninguém pode decidir por você, você está disposto a pagar o preço? Há uma grande alegria e uma grande recompensa em seguir Jesus, mas nem sempre será fácil. Virá com escolhas difíceis, sacrifícios e desafios ao longo do caminho.

Contudo, posso assegurar-lhe que não encontrará nada mais satisfatório e gratificante do que seguir Jesus, não importa o custo. Esta era a realidade que Jesus estava tentando ajudar este homem a compreender. O mesmo é verdade hoje.

Jesus tem grandes coisas reservadas para sua vida. Alcançar e obter essas coisas exige que você faça do cumprimento da vontade dele para sua vida sua principal prioridade e sua maior urgência. É um lugar onde você e eu temos que chegar e permanecer. Sempre haverá coisas que querem competir com essa prioridade e urgência. Apesar dessas coisas, continuemos seguindo Jesus e deixemos os mortos enterrarem os seus próprios mortos. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.