Uma mensagem em sangue: o ISIS e o significado da cruz

timthumbNa semana passada, a atenção do mundo esteve voltada para uma praia deserta no norte da Líbia, onde um grupo de vinte e um cristãos coptas foram brutalmente decapitados por agentes mascarados do movimento ISIS. Na esteira das execuções, o ISIS divulgou um vídeo macabro intitulado “Uma Mensagem em Sangue à Nação da Cruz.” Suponho que, para os assassinos do ISIS, a referência à “Nação da Cruz” tinha pouco sentido para além de uma designação genérica para o cristianismo. Infelizmente, para a maioria dos cristãos, também, a cruz tornou-se pouco mais do que um paliativo, um símbolo inofensivo, uma decoração piedosa. Gostaria de aproveitar o evento horrível naquela praia da Líbia, bem como a mensagem do ISIS que lhe diz respeito, como uma ocasião para refletir sobre o caráter distintivo ainda surpreendente da cruz.

No tempo de Jesus, a cruz era um sinal brutal e muito eficaz do poder romano. As autoridades imperiais efetivamente diziam “Se você cruzar conosco (trocadilho intencional), vamos apor-lhe um instrumento terrível de tortura e deixá-lo a se contorcer em agonia, com uma dor literalmente excruciante (ex cruce , da cruz) até que você morra. Então, vamos ter certeza de que seu corpo está pendurado na forca que até que seja devorado por animais”. A cruz foi, basicamente, o terrorismo patrocinado pelo Estado, e que, de fato, aterrorizava as pessoas. O grande estadista e filósofo romano Cícero uma vez descreveu a crucificação, mas apenas através de um circunlóquio complicado, pois ele não conseguia caracterizá-la diretamente. Depois de descrever a grande revolta dos escravos de Spartacus, o governo romano forrou a Via Ápia com centenas de cruzes, de modo a dissuadir quaisquer outros pretensos revolucionários. Pôncio Pilatos tinha muito a mesma intenção, quando pregou dezenas de rebeldes judeus fora dos muros de Jerusalém. O mesmo Pilatos que arranjou que Jesus fosse crucificado no Monte do Calvário, um promontório situado perto de uma das portas de Jerusalém antiga, garantindo que a sua morte horrível não fosse desperdiçada pelas grandes multidões da Páscoa que se deslocam dentro e fora da cidade.

A partir do Jesus crucificado, todos os discípulos, exceto João, fugiram, precisamente porque queriam de todo o coração evitar o seu destino terrível. Depois da Sexta-feira Santa, os amigos de Jesus se reuniram em terror no Cenáculo, petrificados de que também pudessem ser pregados no Calvário. Os discípulos na estrada de Emaús, compreensivelmente, stavam saindo de Jerusalém, longe do perigo, e estavam totalmente convencidos de que o movimento de Jesus havia chegado ao fim. Em uma palavra, a cruz significava a vitória do mundo, e a aniquilação de Jesus e o que Ele representava.

E é por isso que parece estranho que um dos primeiros apóstolos e missionários da religião cristã poderia escrever: “Eu prego uma coisa, Cristo e este crucificado!” Como poderia Paulo – a passagem é feita a partir de sua primeira carta aos Coríntios – possvelmente apresentar a cruz terrível como a peça central de sua proclamação? Ele poderia fazê-lo apenas porque ele sabia que Deus tinha ressuscitado Jesus crucificado dos mortos, provando assim que o amor e o perdão de Deus são maiores do que qualquer coisa no mundo. É por isso que sua exaltação da cruz é uma espécie de provocação a Roma e todos os seus descendentes brutais através dos tempos: “Você acha que isso nos assusta? Deus conquistou isso!” E é por isso que, até hoje, os cristãos corajosamente apresentam uma imagem do Jesus humilhao e torturado Jesus ao mundo. O que eles estão dizendo é: “Não temos medo.”

Como isso é maravilhoso, a propósito, à luz da tragédia do Charlie Hebdo e a controvérsia sobre as representações de zombaria do cartunista holandês do profeta Muhammad. Os cristãos não se inquietam particularmente sobre insultos a Jesus, pois reverenciamos uma representação do Cristo insultado como nosso ícone mais sagrado. Podemos dizer, com Paulo: “Estou certo de que nem a morte nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm . 8,38-39), pois sabemos que o mundo matou Jesus, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos.

Pouco antes que suas gargantas fossem cortadas, muitos dos cristãos coptas assassinados puderam ser vistos gritando as palavras “Jesus Cristo” e “Jesus é o Senhor.” A primeira dessas frases é uma rendição do aramaico Ieshouah Maschiach , o que significa “Jesus, o Ungido” e que remonta ao rei Davi, a figura ungida paradigmática do Antigo Testamento. A segunda frase é aquela que pode ser atribuída à querigmática expressão de s. Paulo: Iesous Kyrios (Senhor Jesus!), que se destinava a traduzir um termo de ordem do momento, Kaiser Kyrios (César é o Senhor). Em suma, as declarações afirmam a realeza de Jesus, mas que  realeza estranha! O novo Davi reina, não a partir de um trono, mas a partir de uma cruz; aquele que triunfa César não lidera um exército, mas encarna o perdão divino.

Os bárbaros do ISIS fizeram muito bem em chamar seu vídeo de “uma mensagem escrita em sangue.” Ao longo dos séculos, tiranos e seus lacaios pensaram que poderiam acabar com os seguidores de Jesus por meio de atos de violência. Mas, como Tertuliano observou há muito tempo, o sangue dos mártires é a semente da Igreja. E eles estão certos no envio de sua mensagem para a “Nação da Cruz”. Mas eles devem saber que a cruz os insulta.

Fonte: http://www.wordonfire.org/resources/article/a-message-in-blood-isis-and-the-meaning-of-the-cross/4677/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.