As testemunhas de Jeová e Jo. 14,28

ÍndiceP: As Testemunhas de Jeová costumam usar muito João 14,28b (“o Pai é maior do que eu”) e dizem que Jesus é inferior ao Pai. Assim, como ele pode ser Deus? De que forma posso resolver essa dificuldade aparente?

R: Em primeiro lugar, a Escritura diz expressamente que o Filho é igual ao Pai. Em Filipenses, Paulo fala de como o Filho tomou voluntariamente a forma humana humilde mesmo que fosse igual ao Pai:

“Cristo Jesus, que, embora fosse em forma de Deus, não considerou a igualdade com Deus uma coisa que deve ser aproveitada, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens” (Filipenses 2,6b-7).

O próprio evangelho de João – o qual muitas Testemunhas de Jeová também citam – enfatiza a igualdade do Filho com o Pai:

“[O] s judeus procuravam ainda mais matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu Pai, fazendo-se igual a Deus” (João 5,18).

Dadas estas declarações explícitas de igualdade do Filho com o Pai, temos de explicar declarações como “o Pai é maior do que eu” de alguma outra forma, como se referindo a algum outro tipo de diferença entre as duas pessoas do que uma diferença de essência.

E não há nenhuma dificuldade em fazer isso, porque o Pai está acima do Filho na economia da Trindade e na ordem de Pessoas (o Filho é gerado pelo Pai), mas não são iguais em essência. Na verdade, eles são iguais em essência, precisamente porque o Jesus é o Filho do Pai.

Se eu, como homem, pai de um filho, meu filho teria a mesma essência que eu – de ser um homem – e, enquanto posso ser maior do que ele na posição ou cargo (em virtude de ser seu pai), teríamos essências iguais.

Esta é a situação entre o Filho e o Pai. Ambos têm a mesma essência, e assim ambos são iguais no que eles são, mesmo que o Pai esteja acima do Filho em outros sentidos.

Fonte: http://jimmyakin.com/jehovahs-witnesses-and-john-1428
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.