South Park e os mórmons – A Primeira Visão

joseph_smith{N. do T.: Cabe notar aqui que eu não gosto nem endosso o desenho “South Park”, pois o considero ofensivo e não ético. No entanto, para fim de ilustrar as duas formas de contar a história de Joseph Smith, a do desenho e a da versão da Igreja SUD, resolvi postar esta matéria. Peço por favor, desculpas aos mórmons, porque não é minha intenção ofendê-los com o desenho. Meu único objetivo foi, como falei, ilustrar a forma como o desenho conta a história e como ela foi realmente]

Há um desenho animado chamado “South Park” que teve um episódio referente a história do mormonismo. Vamos analisar o episódio nesta matéria.

Este episódio mostra Joseph Smith caminhando pelo centro de sua cidade natal comentando com seus vizinhos que ele viu e falou com Deus e Jesus. Um vizinho reclama a Joseph Smith que ele contou para a esposa a história de Smith e ela não acreditou. Em resposta, Joseph Smith diz para a esposa do vizinho que ele estava nos bosques orando para saber se ele deveria ser protestante ou católico, quando Deus e Jesus apareceram-lhe e disseram que começasse sua própria igreja porque “nenhuma das outras estava certa”. De repente a esposa acredita na história porque, como ela pergunta: “por que ele iria inventar isso?”

josephsmith
Esta representação do começo religioso de Joseph Smith não é exatamente como aconteceu.

Para começar, não há nenhum relato da época de Joseph Smith vendo Deus e Jesus. Dependendo de qual relato que você ler, Joseph Smith afirmou ter tido esta visão em algum lugar entre 1820 e 1824. Porém, Joseph Smith não escreveu sobre a visão até 1832 – muitos anos depois que ele tivesse deixado sua cidade natal de Palmyra.

first-vision

Até mesmo na versão original escrita por Joseph Smith em 1832, ele conta uma história diferente da mostrada em South Park. Joseph Smith escreveu em seu diário que a visão ocorreu em 1822 e que ele soube que todas as igrejas eram falsas antes que ele orasse. Em resposta para sua oração, ele disse que só viu Jesus (não Deus Pai) e que Jesus o perdoou de seus pecados. Não há nenhuma menção de Joseph Smith recebendo um para ser profeta ou Jesus lhe dizendo que organizasse uma igreja. (Leia o relato completo de Smith aqui)

Em 1835, Joseph Smith publicou outra versão da história de sua visão, desta vez dizendo que ela ocorreu em 1823. Neste relato, Joseph Smith disse que ele foi orar porque desejava saber “se existia um Ser Supremo” e foi respondido por um mensageiro angelical que o perdoou dos pecados. (Leia este relato completo aqui)

Provavelmente o melhor relato conhecido da visão de Joseph Smith foi escrito por James Mulholland em 1838. Hoje, isto é conhecido como a “versão oficial” da história. Inédita até 1842, a narrativa em primeira pessoa de Mulholland sobre a visão de Joseph Smith hoje é canonizada como escritura mórmon, a “Joseph Smith History”.

sacred-grove

Nesta “versão oficial” da história, Joseph Smith, em 1820, entrou nos bosques para orar e perguntar para Deus a que igreja ele deveria se unir porque ele não sabia qual era verdadeira. Em resposta para a oração, apareceram Deus e Jesus e lhe disseram que não se juntasse a nenhuma igreja porque “todas estavam erradas” e Jesus Cristo disse a Smith “que todos seus credos eram uma abominação à sua vista; que seus mestres eram todo corruptos”. Até mesmo nesta versão de oficial da história, Joseph Smith não é chamado de profeta ou organizador da igreja. Estas partes da história de Joseph Smith não apareceram até muito depois.

O segmento da Primeira Visão em South Park é divertido, mas não representa a verdade sobre as várias versões da história de Smith que ele produziu durante os anos. Parece mais com a versão oficial publicada pela igreja, mas como esta versão contradiz os relatos manuscritos de Smith, o espectador tem a falsa impressão que isto melhor representa a história de Joseph Smith.

PRÓXIMO

 Fonte: http://www.i4m.com/think/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.