Será que os Apóstolos realmente morreram como mártires por sua fé?

apostolos-pessoas-reais-ou-nao“Mesmo que eles foram crucificados, apedrejados, esfaqueados, arrastados, descarnados e queimados, até o último apóstolo de Jesus proclamou sua ressurreição até seu último suspiro, se recusaram a negar sob pressão das autoridades. Portanto, o seu testemunho é confiável e a ressurreição é verdadeira”.

Se você seguiu os argumentos de nível popular, para a ressurreição (ou já ouviu um sermão sobre os apóstolos), você já deve ter ouvido este argumento. Cresci ouvindo isso regularmente e achei bastante convincente. Afinal, por que os apóstolos de Jesus morreriam por sua fé, se não fosse verdade?

No entanto, a questão foi sempre me incomodou – como é que vamos realmente saber que eles morreram como mártires? Nos últimos dois anos tenho vindo a investigar esta questão como parte de minha tese de doutorado. E o que eu tenho encontrado é fascinante!

Embora possamos ter mais confiança nos martírios de apóstolos como Pedro, Paulo e Tiago, irmão de João (e provavelmente Thomas e André), há muito menos evidência para muitos dos outros (como Matias e Tiago, filho de Alfeu). Esta evidência é tardia e cheia de acreção lendária. Isto pode vir como uma decepção para alguns, mas para o bem do argumento da ressurreição, não é crítico que nós demonstremos que todos eles morreram como mártires. O que é crítico é a sua vontade de sofrer por sua fé e a falta de uma história contrária que qualquer um deles tenha se retratado.

O historiador Michael Licona capta o ponto-chave em seu livro A Ressurreição de Jesus: uma nova abordagem historiográfica : “Depois da morte de Jesus, os discípulos sofreram perseguição, e um número deles sofreu o martírio. A força de sua convicção indica que eles não estavam apenas afirmando que Jesus apareceu para eles depois de ressuscitar dos mortos. Eles realmente acreditavam nisso. Eles voluntariamente arriscaram suas vidas por proclamar publicamente o Cristo ressuscitado”.

Aqui estão os principais fatos:

Em primeiro lugar, os apóstolos foram testemunhas oculares de Jesus ressuscitado. Quando foram escolher um substituto para Judas, um critério necessário era que a pessoa tinha visto o Senhor ressuscitado (Atos 1,21-22). Paulo e Tiago, irmão de Jesus também foram testemunhas oculares (1 Cor. 15,3-8). Suas convicções não eram baseadas em testemunhos de segunda mão, mas a partir da crença de que eles tinham visto o Cristo ressuscitado com seus próprios olhos. Isso faz com que a vontade dos discípulos de morrer seja diferente de mártires muçulmanos, que certamente acreditam sinceramente no Islã, mas baseiam a sua crença em testemunhos de segunda mão.

Em segundo lugar, os primeiros cristãos foram perseguidos por sua fé. João Batista foi preso e decapitado (Mt 14,1-11.). Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado até a morte após o seu testemunho perante o Sinédrio (Atos 6-8). E Herodes Agripa matou Tiago, irmão de João (Atos 12,12), o que levou à saída do resto dos Doze a partir de Jerusalém. A primeira perseguição massiva de cristãos foi sob Nero (64 dC), como relatado por Tácito (Anais 15.44: 2-5) e Suetônio (Nero 16.2). Embora perseguição foi esporádica e local, a partir deste ponto em diante os cristãos poderiam ser presos e mortos por proclamar o nome de Jesus. E muitos deles foram.

Em terceiro lugar, os apóstolos estavam dispostos a sofrer por sua fé. Isto é certamente verdadeiro de Paulo, que narra o sofrimento que ele suportou, que incluiu ser chicoteado, espancado, apedrejado, naufragado, passado fome e em perigo de várias pessoas e lugares (2 Cor. 6,4-9). Falando para os apóstolos, depois de ser ameaçado pelos líderes religiosos, Pedro e João dizem: “Por que não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (Atos 4,20). Os apóstolos foram, então, jogados na prisão, espancados por sua fé, mas continuaram a pregar e ensinar o Evangelho (Atos 5,17-42).

Enquanto a evidência do martírio é muito melhor para alguns dos apóstolos do que outros, a evidência para Pedro é particularmente forte. A evidência mais antiga é encontrada em João 21,18-19, que foi escrito cerca de 30 anos após a morte de Pedro. Bart Ehrman, em seu livro Pedro, Paulo e Maria Madalena: os seguidores de Jesus na História e Lenda, concorda que aqui está sendo dito que Pedro vai morrer como um mártir. Outra evidência para o martírio de Pedro pode ser encontrado no pais da Igreja primitiva como Clemente de Roma, Inácio, Dionísio de Corinto, Irineu, Tertuliano e muito mais. O testemunho primitivo, consistente e unânime, é que Pedro morreu como um mártir.

Isto não prova que a ressurreição é verdadeira. Mas isso mostra a profundidade das convicções dos apóstolos. Eles não eram mentirosos. Eles realmente acreditavam que Jesus ressuscitou dos mortos e eles estavam dispostos a dar a vida por isso.


Sean McDowell (’98, ’03 MA) é um popular autor e palestrante, membro do corpo docente mais novo no programa de mestrado da Biola em apologética cristã. Encontre-o online em seanmcdowell.org.

Fonte: http://magazine.biola.edu/article/13-fall/did-the-apostles-really-die-as-martyrs-for-their-f/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.