Resposta ao Terra: “Evangelho” perdido diz que Jesus se casou e teve 2 filhos

maria-madalenareprothe-mirrorMais uma vez o site do Terra propaga desinformação e palpitaria, coisas que só enchem os pútridos blogs estilo Paulo Lopes e ATEA. As alegações (sim, e não fatos comprovados) vêm de dois autores, Simcha Jacobovici e Barrie Wilson, em seu novo livro, The Lost Gospel (O evangelho perdido). O site da Veja traz mais informações. Tudo gira em torno de um manuscrito escrito há mil anos em aramaico que supostamente relata que Jesus foi casado com Maria Madalena e teve dois filhos. Note: há mil anos.
Produzir séries (“The Bible”, etc.), filmes (Noé, Êxodo, etc.) e livros palpiteiros como este (no melhor estilo pseudo-histórico que o “Código da Vinci”), obras essas muitas vezes superficiais e fracas de argumentação e sim de uma posição de parodiar o cristianismo, dá muito dinheiro e os oportunistas e ateístas sabem disso. Os primeiros estão para lucrar e os segundos para utilizar como forma de detratar e ridicularizar o cristianismo. É preciso que as pessoas recorram à séries, filmes e livros bem sérios e sólidos que corroborem as afirmações do cristianismo em vez de fazer uma caricatura.
Desta feita, o novo livro de Jacobovici essencialmente afirma que a versão em língua siríaca do século sexto de uma história pseudepigráfica grega intitulada José e Asenete  é um”evangelho”, e deve ser lida alegoricamente, mas só depois de substituir cada menção de José com o nome “Jesus”, e cada menção de Asenete com “Maria Madalena”.

Agora, se o seu primeiro pensamento for: “WTF? Isso é tão problemático como o cara do Código da Bíblia, que tenta ler todas as passagens na Bíblia como uma alegoria para cada evento moderno, desde a invasão do Iraque, ao Wall Street Bater, a eleição do presidente Barack Obama, etc.”, então você está certo sobre tentar comprar o livro. É precisamente essa bobagem – mesma técnica interpretativa, mesmo falta de provas, mesma especulação. O mesmo cara que afirma ter descoberto a rota do Êxodo, Atlântida, os pregos da cruz, o túmulo de Jesus (com Jesus ainda nele!), e um outro túmulo de pessoas celebrando a ressurreição de Jesus (com Jesus ainda no outro túmulo), já escreveu um livro alegando “provas” de que Jesus foi casado com Maria Madalena, trocando os nomes de José e Asenete, substituindo-os com os nomes de Jesus e Maria Madalena.
Por essa mesma lógica alegórica, você pode trocar os nomes de Sansão e Dalila e afirmar que Maria Madalena cortou o cabelo de Jesus.
Ou trocar Adão e Eva e concluir que Jesus e Maria Madalena eram o casal primordial. Ou leia Davi e Bate-Seba alegoricamente e acabar com Jesus ter tido um filho chamado Salomão, que é guardado pelo Priorado de Sião, e … bem, você começa o retrato.

Há uma razão pela qual os estudiosos do mundo não estão prestando atenção a esta última chamada “descoberta”: não há nada nela. Somente idiotas como Paulo Lopes e ateístas militantes ávidos por qualquer bobagem anticristã engolem isso. Muitos cristãos não têm conhecimento das lendas antigas, distorções e histórias sobre Jesus, conhecidos como os “evangelhos não canônicos”. Talvez por isso os céticos oportunistas são capazes de fazer afirmações ultrajantes e rentáveis ​​sobre Jesus a cada temporada de Natal e Páscoa. Os autores destes textos esperavam que fossem levados a sério. Na verdade, a maioria desses escritos não-canônicos foram utilizados por um grupo ou outro, por algum período de tempo ao lado dos Evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João. Como os grupos regionais de cristãos começaram a examinar os seus próprios textos espirituais e pensar sobre os critérios que tornavam estes textos autênticos, finalmente vieram a rejeitar os relatos em atraso, não-autênticos de Jesus.

O relato siríaco de José e Asenete em pseudo-Zacarias não fala sobre Jesus e Maria Madalena, e simplesmente substituir nomes não o torna exato. O relato sírio ainda é notável porque pouco antes de sua releitura da história, o autor escreve uma carta para um certo Moisés de Ingila, pedindo uma tradução e se existe uma (θεωρία) interpretação mais profunda alegórica da história para além da narrativa literal. Alguns argumentaram que Moisés da resposta da Ingila tenta interpretar a história de José e Asenete alegoricamente, como uma união gnóstica da alma (representada por Asenete) com o divino Logos / Verbo de Deus (representado por José). Da mesma forma, tem havido muitos que argumentaram (sem muito sucesso) que o texto é uma alegoria, com José simbolizando qualquer coisa de Jesus para a nação de Israel.

Enquanto alguns estudiosos argumentam que o texto é um texto distintamente cristão, a maioria dos estudiosos concluem que o texto é distintamente judaico, permitindo que o texto pode possuir alguma evidência de adulteração e alteração posterior cristã, especialmente as partes do texto que envolve interpretações eucarísticas da refeição de pão e vinho encontradas dentro da história. A história deve finalmente ser lida pelo que é: uma narrativa judaica apologética para o casamento misto do patriarca José, com possível reformulação ocasional cristã.  Jacobovici e Wilson oferecem uma interpretação alegórica de uma tradução siríaca de um texto  pseudepigráfico (provável originalmente em grego), escrito para “limpar” o fato de que o patriarca hebreu José se casou com uma não-hebraica. Finalmente, para anular qualquer alegação desse texto, basta lembrar que advém do século VI, o que dirime qualquer tentativa de ser contemporâneo de Jesus.

Existem dezenas de lendas não-canônicas antigos relacionadas a Jesus. Isso não deveria ser surpresa para nós. Dada a natureza de Jesus e seu impacto sobre o nosso mundo, devemos esperar encontrar tal reação de sua vida e ministério. Na verdade, o corpo explosivo da literatura antiga relacionada com Jesus é um testemunho tanto a Sua historicidade e natureza Divina.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.