Questionando o arrebatamento da série “Deixados para trás”

dvd-filme-deixados-para-tras-o-filme-dubladolegendado-14650-MLB212243116_3419-FDAVID BRISTOW

Muitos cristãos hoje estão caindo ns ideias do arrebatamento promovido pela série “Deixados para trás”.

Escritos por Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, esses livros retratam uma certa crença fundamental de que os cristãos serão levados para o céu antes do caos dos “fim dos tempos” começar. A teoria é conhecida como “arrebatamento”, o que significa, literalmente, a ser “apanhados” (veja 1 Ts 4,17.) E sugere que os apoiantes fiéis de Cristo não terão que sofrer durante os últimos dias do enganoso Anticristo (1 João 2,18-22). A série Deixados para Trás produziu milhões de seguidores e fãs dedicados, mas os cristãos em particular, devem abster-se de aderir cegamente a seu arrebatamento ou sua ideia de “final dos tempos”. Em vez disso, todo o fiel cristão deve pesquisar cuidadosamente este tema escatológico e, posteriormente, perguntar-se se o ensino do arrebatamento foi realmente proferido por Cristo. Vamos listar abaixo quatro questões a considerar antes de proclamar a “crença no arrebatamento”, e por que os cristãos em todos os lugares devem ser cautelosos em aceitar isso.

1. Qual é o verdadeiro significado de ser “arrebatado”?

Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” – 1 Tessalonicenses 4, 14-17

Muitos cristãos que acreditam no ensino do arrebatamento apontam para 1 Tessalonicenses 4, 14-17 para expor a sua tese. Eles alegam que este versículo prova logicamente o arrebatamento com sua citação de “arrebatados juntamente” localizado no versículo 17. No entanto, como o Dr. Paul Thigpen (2) e muitos outros já mencionaram, quando este versículo é tomado no contexto para os livros de Tessalonicenses, surge um significado completamente diferente. Primeiro, os livros têm várias referências à vinda de Cristo (ver 2 Tess. 1, 7-8, 2 Ts 2, 1-2, 1 Ts 3, 13), que todos se referem à vinda do Senhor, a ressurreição dos mortos e o julgamento do mundo como um único evento. Em outras palavras, o quadro dessas passagens bíblicas não divide a “ressurreição dos mortos” ou o “arrebatamento dos crentes” a partir do julgamento do mundo como o ensino do arrebatamento declara. Em vez disso, eles implicam um evento onde Cristo virá, levará seus fiéis, e logo em seguida julgará o mundo e vencerá o mal.

Em segundo lugar, os versículos bíblicos referentes ao retorno de Cristo (incluindo 1 Ts 4, 14-17.) descrevem imagens de trombetas, a destruição do mal, luzes fortes e penetrantes, enormes nuvens, e com uma legião de anjos e santos. Nosso Senhor deixa claro em várias ocasiões (ver Mt. 24, 27, 30-31, Marcos 14,62, Lucas 21, 23-24, Atos 1, 9, Daniel 7, 13-14, etc.) que a Seu segundo retorno seria inconfundível, inegável, e conhecido por todos. Como é que isto contradiz a interpretação do arrebatamento do “Deixados para trás”? De acordo com a série Deixados para Trás, o arrebatamento será um evento silencioso e secreto dos crentes para o céu. O problema com esta teoria, porém, é que todas as passagens bíblicas referentes ao fim dos tempos não têm nada a ver com nada secreto, silencioso, ou escondido! Por que Cristo, que sabia muito sobre seu retorno, não faria alguma referência clara a um arrebatamento secreto, especialmente à luz do tremendo sofrimento acontecendo durante sua época? Teria sido a oportunidade perfeita para Jesus passar este ensinamento sobre a Seus seguidores, mas nem os discípulos nem os autores dos Evangelhos mencionam qualquer coisa remotamente “silenciosa” sobre os acontecimentos dos últimos dias. Finalmente, 2 Tessalonicenses 2, 3-4,8 mostra como esses eventos terão lugar após, e não antes, do reinado do Anticristo e seus ataques bárbaros contra a Igreja. Isto implica que todas as pessoas, incluindo cristãos, vão testemunhar o imenso sofrimento associado ao fim do mundo (Thigpen, 110-112).

Se 1 Tessalonicenses 4, 14-17 não está falando sobre o arrebatamento secreto, então do que trata? O que faz otermo “arrebatados juntamente” significa? Na época  de São Paulo, era costume para os cidadãos de uma cidade darem as boas-vindas aos líderes militares ou outras pessoas importantes antes que eles entrassem nos portões da cidade. Ao fazer isso, eles mostraram o seu apoio e honra a determinada pessoa por entrar na cidade com ele. Este foi o mesmo tratamento que Jesus recebeu ao entrar em Jerusalém durante o Domingo de Ramos (ver Mt. 21, 1-17). Agora, quando Cristo vier novamente, os crentes na terra serão “arrebatados juntamente” para se encontrar com Cristo quando Ele se aproximar do mundo em triunfo. Eles serão unidos com todos os anjos e santos que estiveram com Cristo no céu (Apocalipse 6, 9-11), que é uma analogia semelhante aos cidadãos se encontrarem com um grande líder militar fora de sua cidade. Portanto, vamos ser “arrebatados” na glória de Deus, na verdade, para estar com Cristo quando Ele se aproximar de seu reino terreno (Thigpen, 112-114).

No discurso de Jesus em Mateus 24, 37-41 quem é realmente ‘deixado para trás’?

 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. – Mateus 24, 37-41

Ao longo dos anos, a passagem de Mateus 24, 37-41 (comumente referido como o “Sermão do Monte”) tem sido citado para pregar a crença do arrebatamento. A razão óbvia para isso está nas palavras: “Então, dois homens estarão no campo, um será tomado e outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho… Uma será tomada e outra será deixada”. Os crentes no arrebatamento costumam dizer este versículo fornece evidências significativas e conclusivas para as suas opiniões. Mas será? Ao examinar cuidadosamente os versos, quem são realmente os deixados para trás? Não são os perversos, mas sim os justos que são deixados para trás e colocados dentro da arca. Por outro lado, foram os injustos nos “dias de Noé” que foram “varridos” não pela graça e os anjos de Deus, mas pelas enchentes. Para os cristãos usarem este versículo para “provar o arrebatamento” quer dizer o oposto do que o versículo bíblico realmente ensina (Thigpen, 124-125).

Na verdade, mesmo se tivéssemos de dar ao promotor do arrebatamento o benefício da dúvida sobre sua interpretação de Mateus 24, 37-41 (os justos são tomados, os injustos são os deixados para trás), isso ainda não provaria sua crença no arrebatamento. Os cristãos que se opõem ao arrebatamento não negam que os verdadeiros crentes serão levados a Cristo quando Ele retornar (ver acima); eles só discordam sobre quando e como os cristãos serão levados. Muitos crentes do arrebatamento acham que todo o sofrimento e angústia ligados com o fim dos tempos serão levados longe dos verdadeiros crentes, enquanto que aqueles que não concordam com o ensino acreditam que tanto os cristãos e não-cristãos igualmente terão que sofrer durante os últimos dias antes do retorno de Cristo .

Na verdade, dentro da história do cristianismo, isso é exatamente o que os cristãos tiveram que sofrer. A crença no arrebatamento basicamente barateia todos aqueles que alguma vez tiveram que sofrer em nome de Cristo, porque diz que apenas os verdadeiros crentes durante os últimos dias serão poupados de muito sofrimento. Mas o que dizer das centenas de mártires dos primeiros séculos em Roma, ou as numerosas vítimas missionárias na China ou no Irã? E sobre os prisioneiros de guerra cristãos, ou os cristãos que morreram em tiroteios em escolas? Será que eles conseguiram um passe livre para o céu sem dor ou sofrimento? O ponto é que o sofrimento é uma coisa boa e necessária, porque nos atrai mais perto de Deus e nos ajuda a apreciar o reino celestial que muito mais (ver Mateus 10, 22-23, João 16,33). Cristo nos diz para tomar a cruz e adorá-Lo, e é exatamente isso que nós vamos ter que fazer agora e até ao fim dos tempos (Col. 1,24, Fl. 3,10).

3. De onde veio a crença na ideia do arrebatamento?

Quando alguém honestamente olha para trás na história do ensino do arrebatamento, vai perceber rapidamente as suas origens não são mencionadas em nenhum lugar nos primeiros mil e setecentos anos do cristianismo. Foi aparentemente inédita durante os períodos da Idade Média e da Reforma, tanto que Martinho Lutero e João Calvino acreditavam que os cristãos iriam experimentar o fim dos tempos aqui na terra (ver Prefácio de Martinho Lutero ao Apocalipse de São João, e nas Institutas da Religião Cristã, de João Calvino IV, VII, 25: III, xx). O Credo de Nicéia (325 dC), que tem suas raízes no Primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, proclama as crenças básicas da fé cristã, e foi recitado por milhões de cristãos ao longo da história. Curiosamente, este credo não menciona nada sobre um arrebatamento secreto de crentes antes do fim do mundo, nem há qualquer credo deste tipo dentro da Igreja primitiva. Tal como o Credo de Nicéia, os primeiros Padres da Igreja não fazem qualquer menção de a uma “tomada” literal dos crentes (Thigpen, 130). S. Justino Mártir (100-165), Santo Irineu (125-203), Santo Hipólito (falecido em 235), e Santo Agostinho (354-430) são apenas alguns dos muitos que escrevem sobre o sofrimento cristão na tribulação final.

Não foi até o início do século XIX, quando John Nelson Darby, um ex-sacerdote anglicano, começou a promover fortemente a sua ideia do “dispensacionalismo (3), que incluía a idéia de um arrebatamento secreto. Com a ajuda de A Bíblia de Referência Scofield, traduzida por CI Scofield, seguidor de Darby, a “crença do arrebatamento” começou a se espalhar amplamente entre os vários círculos protestantes. Com o tempo, as pessoas em todos os lugares foram se voltando para encontrar o “alívio divino” do ponto de vista dispensacionalista, especialmente à luz das distrações “políticas, sociais e culturais” das décadas seguintes ao restabelecimento de Israel em 1948 (Thigpen, 147). Hal Lindsey iniciou uma nova onda de “profecia bíblica” e os crentes no arrebatamento com seu livro The Late Great Planet Earth na década de 1970. O livro descreve o fim dos tempos por meio da linguagem dramática e imagens assustadoras, usando tudo, desde a turbulência em manchetes de notícias a catástrofes humans, a fim de desencadear um relacionamento com Cristo. Consequentemente, como Hal Lindsey, muitos outros pregadores continuam a falar sobre a crença do arrebatamento atualmente, implementando muitas das mesmas técnicas como The Late Great Planet Earth para assustar o público em uma mudança de coração para Jesus.

Em certos casos, isso leva logicamente as pessoas a questionar se é assim que Cristo desejava inicialmente que Sua mensagem fosse conhecida. Será que Jesus realmente quer-nos fazer temer cada momento sobre o fim dos tempos e dos acontecimentos que levarão aos dias finais? Será que Cristo, que ilustra perfeitamente o amor mais bonito e sacrifício pela humanidade, verdadeiramente queria que usássemos táticas de intimidação constantes para levar os outros a crer nEle? É essa a linguagem de Cristo nos Evangelhos? Os cristãos devem estar mais preocupados em compartilhando o amor de Deus aos outros por meio de sua fidelidade, de serviço, e alegria, e não perder tempo com a previsão de quando os “últimos dias” vão ser.

4. É este a interpretação clara e simples do “fim dos tempos?”

A interpretação do arrebatamento é tão clara e simples como os autores da série Left Behind dizem que é? Há literalmente centenas de denominações cristãs no mundo atualmente que, curiosamente, tomam uma multiplicidade de diferentes pontos de vista sobre os últimos dias e o arrebatamento. Obviamente, ter o “sentido claro das Escrituras” sobre estes assuntos como LaHaye e Jenkins sugirem não é uma tarefa tão fácil como eles imaginam. Se a Bíblia é tão clara sobre o arrebatamento, por que, como o Dr. Paul Thigpen aponta, todas as denominações cristãs não acreditam nele como fazem com a ressurreição ou a divindade de Cristo (Thigpen, 150)? Indo um passo adiante, seria de esperar que os Apóstolos, ou primeiros Padres da Igreja, proclamassem tal doutrina, sendo que eles eram os descendentes diretos de Cristo mas no entanto não existe tal menção. Já os cristãos anteriores dezoito séculos, incluindo os reformadores, simplesmente não liam a Escritura com clareza suficiente para reconhecer a chamada verdade da crença do arrebatamento?

Talvez a idéia do arrebatamento não seja tão óbvio e prevalente em toda a Escritura como muitos pensam que é. Os cristãos em todos os lugares devem examinar plenamente este conceito teológico e perguntar se ele possui provas suficientes para apoiar as suas reivindicações. Não devemos ser desviados, enganados, ou acreditar em algo estritamente só porque é uma história divertida e lucrativa; pelo contrário, devemos pesquisar e estudar as Escrituras, tanto numa perspectiva histórica e espiritual para o verdadeiro significado das palavras da Bíblia. Rezemos para que todos os cristãos, agora e no futuro, recebam o dom da graça de Deus para encontrar a sua verdade através das fontes adequadas e necessárias.

Notas finais:

  1. A crença no arrebatamento sugere que os verdadeiros crentes serão tomados de uma maneira “secreta e silenciosa” para estar com Cristo. Eles serão imediatamente arrebatados de seus carros, trabalhos, rotinas diárias, ou qualquer outra coisa que eles podem estar fazendo para estar com Deus, deixando para trás aqueles que são menos afortunados sem uma fé cristã. Os livros do Left Behind fazem um excelente trabalho que ilustra como os aviões irão falhar, e carros vão entrar em acidentes, simplesmente porque os pilotos ou motoristas cristãos foram “apanhados”, deixando, assim, seus veículos não tripulados. Isto faz uma história interessante, mas teologicamente questionável. Ao examinar as descrições de Cristo sobre o fim dos tempos para Seus seguidores,  vemos uma imagem excepcionalmente diferente do que é apresentado na série Left Behind.
  2. Veja Paul Thigpen, The Trap Rapture (West Chester PA .: Ascension Press, 2001). Para um olhar em profundidade sobre a resposta católica para o fim dos tempos e arrebatamento, eu recomendo a leitura do livro The Trap Rapture, de Paul Thigpen (2001). A maior parte deste artigo é baseado em sua pesquisa.
  3. O dispensacionalismo é um sistema de teologia que vê Deus testando o homem de maneiras diferentes durante diferentes épocas. Os dispensacionalistas acreditam que em cada época de provas (mais conhecidas como dispensações), o homem tem falhado completamente para viver de acordo com os padrões de Deus.

dividertop

Créditos
David M. Bristow. “Questioning the “Left Behind” Rapture.” Catholic Educator’s Resource Center (Agosto de 2003).
Este artigo foi publicado com a permissão de David M. Bristow.

O autor
David Bristow serve como o Ministro da Juventude na Igreja de São José, em Herndon, Virginia. Ele é membro do Instituto Apóstolos Juventude, uma organização de sacerdotes, leigos e consagrados que se dedicam ao fortalecimento da fé católica dos nossos jovens. David se converteu ao catolicismo na primavera de 2001, e gosta de teologia e filosofia em seu tempo livre.

Copyright © David M. Bristow

Fonte: http://www.catholiceducation.org/en/religion-and-philosophy/apologetics/questioning-the-left-behind-rapture.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.