Quem eram os nicolaítas citados na Bíblia e odiados por Deus?

Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer estudar a Bíblia com o presbítero André Sanchez de Gênesis a Apocalipse, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas, de seu computador, tablet ou celular? Clique aqui e saiba como

Você Pergunta: Eu li lá no livro de Apocalipse a respeito dos nicolaítas, mas não achei nada em outros textos da Bíblia explicando quem eles eram e quais eram seus erros. Poderia me ajudar a entender melhor quem era esse grupo de pessoas más?

Caro leitor, a Bíblia cita um grupo de pessoas que foram extremamente rejeitadas por Deus chamado de nicolaítas. Apesar da Bíblia falar tão mal desse grupo de pessoas (como veremos mais abaixo), não temos tantas informações a respeito deles na própria Bíblia. Mas vamos analisar as informações que temos a fim de aprendermos um pouco sobre esse terrível grupo existente nas épocas do Novo Testamento.

Quem eram os nicolaítas citados na Bíblia?

Quem eram os nicolaítas que a Bíblia cita?

(1) A primeira citação que temos dos nicolaítas está em Apocalipse 2:6: “Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio”. Aqui Jesus Cristo está destinando algumas palavras a igreja de Éfeso. O elogio feito por Ele a essa igreja é que ela rejeitava de forma muito forte os ensinos dos nicolaítas. Esse primeiro texto não nos dá muitas informações. Mas uma informação clara que temos aqui é que esse grupo assediava as pessoas com ensinos que eram do desagrado de Deus, que eram contrários ao evangelho verdadeiro.

(2) A segunda e última citação que temos dos nicolaítas na Bíblia está em Apocalipse 2:15: “Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”. Cristo critica aqui a igreja de Pérgamo, onde eram aceitas doutrinas estranhas ao evangelho. Nesse texto Jesus relaciona a doutrina dos nicolaítas com as doutrinas pregadas por Balaão no Antigo Testamento: “Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Apocalipse 2:14).

(3) Isso nos leva a crer que os nicolaítas eram uma seita, ou seja, um grupo de pessoas que seguia certas doutrinas que misturavam alguns tipos de ensinos bíblicos com outros totalmente contrários a Bíblia. Apocalipse 2:14 (visto acima) pode nos indicar que os principais ensinos dos nicolaítas estavam ligados a cultos a ídolos, atrelados a práticas sexuais com objetivo de cultuar divindades (algo muito comum na antiguidade pelos pagãos).

(4) Na repreensão de Jesus a igreja de Tiatira, Jesus menciona uma mulher de nome Jezabel: “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos” (Apocalipse 2:20). Alguns levantam a hipótese dos nicolaítas terem como líder essa mulher chamada Jezabel, pois os pecados relacionados são idênticos aos mencionados contra a igreja de Pérgamo, ou seja, misturar culto a ídolos com práticas sexuais pervertidas e tentar colocá-los dentro da igreja de Deus.

(5) Sendo assim, os nicolaítas representavam um risco à igreja de Deus quando esta permitia que seus pensamentos e práticas começassem a ser aceitos como algo natural. Isso nos leva a pensar que nos tempos atuais é muito importante que a igreja seja firme na pregação e vivência do verdadeiro evangelho, a fim de que seja como a igreja de Éfeso, que odiava tais obras e foi elogiada pelo Senhor por sua postura firme e comprometida com o verdadeiro evangelho e contra os falsos mestres.

Fonte: https://www.esbocandoideias.com/2017/04/nicolaitas-na-biblia.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.