Por que os católicos estão deixando a fé aos 10 anos – e o que os pais podem fazer a respeito

 .- Os jovens católicos estão deixando a fé em tenra idade – às vezes antes dos 10 anos – e suas razões são mais profundas do que estar “entediado na missa”, afirma autor de um relatório recente.

“Aqueles que estão partindo sem religião – e um grande componente deles dizendo que são ateus ou agnósticos – acontece que quando você sonda um pouco mais profundamente e permite que eles falem com suas próprias palavras, eles estão criando coisas relacionadas à ciência e à necessidade de evidências e necessidade de provas ”, disse o Dr. Mark Gray, pesquisador associado sênior do Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado da Universidade de Georgetown.

“É quase uma crise de fé”, disse ele à CNA. “Em todo o conceito de fé, esta é uma geração que está lutando com fé de maneiras que não vemos nas gerações anteriores.”

Curso Teológico Pastoral Completo
O Curso Teológico Pastoral Completo oferece uma grade de conteúdos da Teologia Católica, com ênfase na Teologia Sistemática e temas teológico-pastorais, como Doutrina Social da Igreja, História, Mariologia, todo o Catecismo da Igreja Católica, e tudo segundo as grandes fontes da Teologia católica: as Sagradas Escrituras, a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja. Você terá 2 anos para concluir o curso.

Gray publicou recentemente os resultados de dois estudos nacionais realizados pela CARA – que conduz pesquisas de ciências sociais sobre a Igreja – na publicação Our Sunday Visitor. Uma das pesquisas foi sobre aqueles que foram criados católicos, mas não mais identificados como católicos, com idades entre 15 e 25 anos. A segunda pesquisa foi de católicos auto-identificados com 18 anos ou mais.

100 dúvidas é o livro que reúne mais de uma centena de respostas a muitas questões comuns e complicadas dos cristãos e não-cristãos. Estas respostas foram dadas com base na Bíblia Sagrada, de uma maneira bem simples e resumida, porém muito bem argumentada. Este livro tem como principal objetivo, ser para você uma luz em meio a tantos dilemas inquietantes, nos quais muitas vezes nos encontramos. Algumas das questões respondidas no livro são: – É pecado fazer tatuagem? – O que significa aceitar Jesus? – Se Deus é tão bom, porque há tanto mal no mundo? – Tudo está predestinado? – A Salvação pode ser perdida? – Os homossexuais nascem homossexuais? – Existe uma pessoa certa para cada pessoa no mundo? – Como acreditar em Deus se não podemos vê-lo? – Os animais tem alma? – Aparições de fantasmas são reais? e muito mais… Obs: * Ebook no formato PDF (Não é um livro físico – De papel) * Contém 123 páginas

Ao explorar por que os jovens católicos estavam optando por deixar a fé, ele observou “um perfil emergente” de jovens que dizem achar a fé “incompatível com o que estão aprendendo no ensino médio ou no nível universitário”. Em uma batalha percebida entre a Igreja Católica e a ciência, a Igreja está perdendo.

E está perdendo católicos em tenra idade. “As entrevistas com jovens e jovens adultos que deixaram a Fé Católica revelaram que a idade típica para essa decisão de sair foi feita aos 13 anos”, escreveu Gray. “Quase dois terços dos entrevistados, 63%, disseram que deixaram de ser católicos entre as idades de 10 e 17 anos. Outros 23% disseram que deixaram a Fé antes dos 10 anos de idade”.

Daqueles que deixaram a fé, “apenas 13% disseram que provavelmente voltariam à Igreja Católica”, escreveu Gray. E “sem grandes mudanças em suas vidas”, disse ele à CNA, “provavelmente não voltarão”.

A razão mais comum dada para deixar a fé católica, por um em cada cinco entrevistados, foi que eles pararam de acreditar em Deus ou na religião. Esta foi uma evidência de um “desejo entre alguns deles de provar, por evidência do que eles estão aprendendo sobre sua religião e sobre Deus”, disse Gray.

É uma tendência na cultura popular ver o ateísmo como “inteligente” e a fé como “um conto de fadas”, disse ele.

“E acho que a Igreja precisa aceitar isso como uma questão de cultura popular”, continuou ele. “Acho que a Igreja talvez precise abordar melhor sua história e sua relação com a ciência.”

Uma razão para isso pode ser a compartimentalização da fé e da educação, onde os jovens podem ir à missa uma vez por semana, mas passam o resto da semana aprendendo como a fé é “burra”, observou ele.

Em contraste, se os estudantes aprendem evolução e a teoria do Big Bang na mesma escola onde aprendem religião, e eles são ensinados por pessoas com convicções religiosas, então “você meio que demonstrou que não há conflitos entre eles, e você entende a história da Igreja e da Igreja e sua relação com a ciência ”, disse ele.

Com as gerações anteriores, que aprenderam sobre fé e ciência como parte de um currículo, essa educação “ajudou-as muito a lidar com essas questões maiores”, explicou ele, “e a não ver conflito entre religião e ciência”.


Pe. Matthew Schneider, LC, que trabalhou no ministério de jovens durante quatro anos, enfatizou que a fé e a ciência devem ser apresentadas aos jovens em harmonia uns com os outros.

Um desafio, ele explicou, é ensinar como “fé e ciência se relacionam” através da filosofia e da teologia. Enquanto a ciência lida apenas com “o que é observável e mensurável”, ele disse, “o mundo precisa de algo não-físico como sua origem, e é assim que se entende Deus junto com a ciência”.

“Foi a fé cristã que foi o berço da ciência”, continuou ele. “Não há uma contradição” entre fé e ciência, “mas está entendendo cada um em seus próprios reinos.”

Como os pais podem criar seus filhos para permanecer na fé? O Pe. Schneider citou uma pesquisa de Christian Smith, professor de sociologia da Universidade de Notre Dame, que concluiu que uma combinação de três fatores produz uma taxa de retenção de 80% entre os jovens católicos.

Se eles têm uma “atividade semanal” como catequese, estudo bíblico ou grupo de jovens; se eles têm adultos na paróquia que não são seus pais e com quem eles podem conversar sobre a fé; e se eles têm “experiências espirituais profundas”, eles têm uma probabilidade muito maior de permanecerem católicos, pe. Schneider disse.

Mais pais precisam estar cientes das crenças de seus filhos, observou Gray, já que muitos pais nem sabem que seus filhos podem não professar ser católicos.

A Igreja é “muito aberta” à ciência, enfatizou ele, observando a afiliação de cientistas não-católicos com a Pontifícia Academia das Ciências, incluindo o físico Stephen Hawking.

Não há “conflito real” entre fé e ciência, disse Gray.

“A Igreja vem equilibrando as questões de fé e razão desde o trabalho de Santo Agostinho no século V”, escreveu ele.

“No entanto, a Igreja tem a chance de manter mais os jovens católicos sendo batizados agora, se puderem fazer mais para corrigir os mitos históricos sobre a Igreja em relação à ciência”, acrescentou ele, “e continuar destacando seu apoio às ciências , que foram, na maior parte, um produto inicial do trabalho feito em universidades católicas há centenas de anos. ”

Fonte: https://www.catholicnewsagency.com/news/why-catholics-are-leaving-the-faith-by-age-10-and-what-parents-can-do-about-it-48918
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.