Paul Copan responde às acusações de “Deus é um genocida”

finalsolutioncanaanitesO apologista cristão Paul Copan lista dez razões por que Deus ordenou o genocídio cananeu, mas não foi cruel ou injusto para fazê-lo. Em primeiro lugar, a guerra era uma parte da vida no antigo Oriente Próximo. Mesmo o povo escolhido de Deus, se quisesse  evitar a extinção, necessitaria participar na guerra, a fim de sobreviver como nação. O teólogo e arqueólogo católico Roland de Vaux nos lembra que, “Israel não lutou por sua fé, mas para sua existência.”  Infelizmente para o moderno Israel, a situação não mudou. Nas palavras do Rei Salomão: “O que foi será de novo, o que foi feito será feito novamente; não há nada de novo sob o sol “. A violência tem sido uma triste faceta da vida em um mundo caído, e no Oriente Médio tem sido especialmente flagelado pela guerra.

Em segundo lugar, o plano de redenção para toda a humanidade de Deus exigia a continuação de Israel, o que daria origem ao Redentor prometido (Gênesis 3,15). Os israelitas olharam para Abraão como seu antepassado espiritual, e foi através de Abraão que “todos os povos da terra serão abençoados”,  indicando que o Redentor viria através da linha de Abraão. Deus prometeu a Abraão a terra que mais tarde se tornaria habitada pelos cananeus, nos dias de Moisés e Josué (Gênesis 15,7); a terra pertencia ao povo de Israel, e eles tinham a intenção de recuperá-la. O Redentor chegaria quando fosse o momento certo (Gálatas 4,4-5), e que ele teria nascido na terra prometida por Deus. Os israelitas tinham de reaver a terra dos cananeus, a fim de cumprir a profecia messiânica.

Em terceiro lugar, a civilização cananeia, apesar de ter tempo suficiente para se arrepender e mudar os seus hábitos, permaneceu deplorável. Portanto, Deus usou Israel para exigir a punição que era necessária. Os cananeus tiveram 430 anos para se arrepender de seus maus caminhos e, se tivessem feito isso, Deus lhes teria poupado, como ele poupou Nínive. O apologista cristão Norman Geisler afirma, “a natureza de Deus exigiu que ele lidasse com sua maldade intencional… Certamente, aqueles que queriam ser salvos da destruição fugiram e foram poupados.” Aqueles indivíduos em Jericó que responderam ao único e verdadeiro Deus e buscaram escapar da destruição que veio foram poupado. No final, o registro bíblico indica que apenas Raabe e sua família responderam positivamente a Deus.

Em quarto lugar, pode ter sido que o monoteísmo e pureza ética em Israel – necessários entre o povo escolhido de Deus – só poderia ter sido preservado, destruindo as culturas rivais corruptoras. Deus ordenou que os israelitas não fizessem uma aliança com os cananeus, ou seguissem depois de seus falsos deuses ou se envolvessem em qualquer de suas práticas desprezíveis (Êxodo 23,24-32). O arqueólogo William Foxwell Albright listou estas práticas como as práticas de cultos de fertilidade envolvendo sensualidade  infantil e sacrifício humano, a natureza do culto orgiástico. Os israelitas não poderiam ter coexistido com essas pessoas depravadas; a moralidade teísta – base de Israel – teria sofrido de uma influência muito mal. O plano de salvação de Deus não podia permitir qualquer coisa, senão a destruição dos cananeus, em face da recusa dos cananeus de se arrependerem dos seus crimes contra Deus.

Em quinto lugar, a ordem de Deus para destruir os cananeus refletiu o direito de Deus de dar e tirar a vida, além de refletir a compaixão de Deus. Por um lado, pode ser nos melhores interesses de toda a humanidade uma cultura substituir outra, e este parece ser o caso aqui. Os cananeus eram uma nação vil, e sua existência representava uma séria ameaça para a continuidade de toda a humanidade; o Redentor prometido viria através de Israel, e existência de Israel seria sempre ameaçada pelos cananeus se permanecessem como uma nação corrupta. Por outro lado, Deus demonstrou sua compaixão em que as vítimas, embora crianças pequenas cananeias, provavelmente depois da guerra, aquelas com idade inferior a prestação de contas, entrassem na presença de Deus depois da morte. Geisler expõe ainda mais sobre este ponto: “Isaías 7m16 fala sobre uma época antes de uma criança ser moralmente responsável… O rei David falou de ir para estar com seu filho, que morreu ao nascer… Há uma quantidade considerável de outros apoios bíblicos para esta posição”.  Se os filhos dos cananeus fossem autorizados a crescer até a idade adulta, eles provavelmente seguiriam a depravação de seus pais e tornar-se-iam espiritualmente mortos, acabando entrando para a eternidade separados de Deus.

Os apologistas cristãos Sean McDowell e Jonathan Morrow nos informam que as crianças cananeias não foram alvejadas pelos israelitas, e provavelmente tiveram tempo suficiente para fugir da cena de batalha. O massacre das crianças cananeias pode ter sido exagerado, como resultado da “linguagem exagerada” da antiga guerra do Oriente Médio. O eticista do Antigo Testamento, Christopher JH Wrightm comenta: “… a linguagem da guerra tinha uma retórica convencional, que gostava de fazer afirmações absolutas e universais sobre a vitória total e completamente aniquilar o inimigo.” A realidade da situação era mais provável que fosse menos dramática. Portanto, a linguagem violenta encontrada em teses versos promovendo a “guerra de Yahweh” pode ser menos literal, e muito mais simbólica, da antiga língua guerra do Oriente Próximo – da qual os escritores bíblicos teriam sido extremamente familiares.

Em sexto lugar, ao contrário do cananeus e outras nações do antigo Oriente Próximo, os israelitas não lutaram em guerras por causa da luta. Em vez disso, os israelitas lutaram somente quando necessário para preservar a sua existência. Deus fez certas exigências morais sobre o seu povo escolhido, algo que os soldados de outras nações não se preocupavam. De acordo com o Copan, “os israelitas estavam a lutar apenas na maneira que Deus queria que lutassem: na dependência Dele e em pureza moral”.

Em sétimo lugar, se Israel se afastasse de Deus, como resultado da influência corruptora dos cananeus, Israel se tornaria sujeito ao mesmo julgamento que os cananeus. Na verdade, o Antigo Testamento registra exemplos de que isso aconteceu. No deserto, Deus ocasionalmente fustigou aqueles israelitas que foram desobedientes, e quando Israel abandonou a aliança com Deus e em vez disso seguiu os falsos deuses de outras nações, Deus julgou o israelitas como ele disse que faria (Jeremias 21,3-7). Deus deixou claro para os israelitas que se eles abandonassem a relação de aliança com Ele, iria julgá-los da mesma forma que faria com qualquer outra nação (Deuteronômio 28,15; Josué 23,14-16).

Em oitavo lugar, Israel ofereceu condições de paz antes de iniciar a guerra (Deuteronômio 20,10). Na maioria das guerras, os israelitas estavam se defendendo e não foram os agressores (Êxodo 17,8; Números 21,1, 21-32; 31,2-3, 16; Deuteronômio 3,1; Josué 10,4). Geisler lança mais luz sobre este assunto: “Os [cananeus] tinham uma escolha: eles poderiam aceitar essa oferta, caso em que não seria mortos, ou poderiam rejeitar a oferta a seu próprio risco.” Os inimigos de Israel tentaram erradicá-los, mas os israelitas estenderam misericórdia para com seus inimigos antes de cada batalha. Este é um fato muitas vezes ignorado pelos céticos.

Em nono lugar, Deus via os inimigos de Israel como potenciais vasos de sua misericórdia, já que responderiam positivamente a Ele. O coração de Deus “clama” por Moabe (Isaías 15,5; 16, 9, 11) e ele mostra misericórdia a Nínive arrependido. Deus procura a salvação para todos os povos (Gênesis 12,3; Isaías 52,10).

Finalmente, o comando por Deus para destruir os cananeus foi único e não repetido. Copan demonstra, “Nós não podemos justificar o genocídio atual com base em comandos Antigo Testamento, nem Israel usar esses comandos para justificar suas guerras modernas.” O genocídio cananeu foi ordenado por Deus para um propósito naquele momento da história, e que a história está relacionada a nós pelos escritores bíblicos. Devemos lembrar que, quando se trata de Escritura, algumas passagens são descritivas, enquanto outras são prescritivas. Eventos descritivos aconteceram por uma razão – se eles estão certos ou errados aos olhos de Deus -, mas eles nem sempre se aplicam a nós atualmente. Em outras palavras, eles não são prescritivos.

Copan forneceu seu leitor com vários pontos bem fundamentados, demonstrando que o mandamento divino de destruir os cananeus foi necessário em virtude do plano de salvação de Deus. Este plano, talvez melhor declarou em João 3m16, revela o amor de Deus – mesmo em face do genocídio cananeu.

Referências:

Paul Copan, That’s Just Your Interpretation (Grand Rapids, MI: Baker Books, 2001), 162-169.
Sean McDowell & Jonathan Morrow, Is God Just a Human Invention? (Grand Rapids, MI: Kregel Publications, 2010), 177.

Fonte: http://www.evidenceforchristianity.org/ars-apologetics-certificate-paper-apologetics-and-old-testament-atrocities/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.