O Novo Testamento foi corrompido?

Nunca deixa de me surpreender com que frequência várias pessoas em seitas ou falsos sistemas religiosos sempre afirmam que a Bíblia foi corrompida. Muçulmanos, mórmons e wiccas são três dos grupos religiosos mais comuns que eu encontrei que fazem tais alegações. 1

Por que eles afirmam isso? Bem, eu suspeito que é porque os ensinamentos do Novo Testamento especificamente estão em extrema variação com suas crenças. Para os muçulmanos, eles não acreditam que Jesus é Deus, uma vez que o Alcorão afirma que é um pecado imperdoável “atribuir parceiros com Deus” (Sura 10:30). Além disso, o Alcorão afirma que Jesus não foi crucificado (Sura 4: 156-157). No entanto, o Novo Testamento ensina que Jesus era Divino (ver João 1: 1 ; 8:24 , 58 ; 10:30 ; 20:28 ; Rom 9: 5 ) e Ele literalmente foi crucificado ( 1 Coríntios 15: 3) -4 ).

Os mórmons acreditam que existem muitos deuses em existência e que a salvação não é ser salvo da ira de Deus sobre os pecadores, mas que é ser exaltado ao mais alto grau do céu através da manutenção dos sacramentos e das ordenanças da igreja. Em outras palavras, a salvação é por obras. No entanto, a Bíblia claramente ensina que existe um Deus em todo o universo (ver Isaías 43:10 ; 44: 6 , 8 ; Mk. 12:29 ) e a salvação realmente está em receber o perdão da ira de Deus sobre os pecadores ( João 3:36 ), não ser exaltado para um maior grau do céu. Além disso, a Bíblia ensina que a salvação é um dom gratuito, não alcançável pelas obras ( Romanos 4: 5 ; Ef 2: 8-9 ).

Os wiccas, apesar de um conglomerado extremamente diversificado de crenças religiosas, geralmente acreditam que existem muitos caminhos para “Aquele” ou “O Todo” como se referem à sua divindade. “O Único” ou “O Todo”, na verdade faz parte do universo e não é distinto dele. No entanto, a Bíblia ensina que existe um Deus que é separado do espaço, do tempo e da matéria, uma vez que Ele os criou do nada (ex nihilo) ( Gn 1: 1 , cf. Jn 1: 1-3 ; Col. 1 : 16-17 ). Além disso, a Bíblia ensina que só há um jeito de ser salvo, e isso é através de Jesus ( João 14: 6 ; Atos 4:12 ).

O Novo Testamento foi corrompido?

A resposta curta é não. Para responder esta questão com mais detalhes, deixe-me dar-lhe alguns antecedentes. O Novo Testamento é um livro antigo. Durante a antiguidade, não havia máquinas de cópia Xerox, e a forma como a Bíblia foi preservada foi através de cópias feitas à mão. Como resultado deste processo de cópia, os erros ocorrerão por acidente ou intenção. No entanto, esses erros no texto não afetam nenhuma grande doutrina cristã, como a Trindade, a Divindade de Cristo, a salvação pela fé, etc. Infelizmente, não temos cópias originais de nenhum dos livros do Novo Testamento. Em outras palavras, não temos “a cópia manuscrita original” da Epístola de Paulo aos Romanos, ou uma cópia original do Evangelho de Mateus, etc.

A maneira como os textos antigos foram copiados

Uma maneira útil de olhar a história textual do Novo Testamento é compará-la a outros documentos da antiguidade. Para a maioria dos documentos antigos, temos cerca de um intervalo de mil anos entre a escrita do documento e a primeira cópia disponível que os arqueólogos acham. Por exemplo, com um historiador romano chamado Tácito, nossa primeira cópia manuscrita de seu trabalho é de cerca de 1100 dC e temos hoje 20 cópias de manuscritos. Curiosamente, Tácito realmente escreveu seus trabalhos em torno de 100 d.C.. A maioria dos historiadores não duvida que tenhamos uma boa idéia do que Tácito realmente escreveu, mesmo que tenhamos apenas cerca de 20 manuscritos parciais ou completos totais e o primeiro manuscrito vem cerca de 1.000 anos após o original escrito.

Em comparação, nossa primeira cópia do manuscrito do Novo Testamento (John Ryland’s Papyri, data de 117-138 dC) ocorre cerca de 30-40 anos após o livro original ter sido escrito (ou seja, o Evangelho de João em cerca de 90-95 dC). Além disso, temos mais de 5.700 manuscritos do Novo Testamento grego! Além de todas as línguas latinas, coptas, siríacas e outras, temos cerca de 25,000 manuscritos totais do Novo Testamento! Isso literalmente acaba com a concorrência!

Vá em frente, destrua os Manuscritos do Novo Testamento

No entanto, se esses 25.000 manuscritos fossem destruídos, ainda saberíamos o que os escritores do Novo Testamento realmente escreveram. Nós iremos então aos escritos dos Padres da Igreja. 2   Estes primeiros Padres da Igreja escreveram numerosos livros e cartas nas quais eles fizeram mais de 38.000 citações do Novo Testamento. A partir de seus escritos, podemos reconstruir todo o Novo Testamento menos cerca de 11 versos.

Assim, para as religiões e os seitas afirmarem que a Bíblia foi imprecisamente copiada a tal ponto de corromper toda a mensagem da Bíblia, é simplesmente descaradamente ridícula devido aos 25.000 manuscritos e numerosas citações iniciais. Apesar das alegações mal informadas dos críticos, a Bíblia que você segura em sua mão é uma cópia precisa do que os autores bíblicos originais realmente escreveram.

  • 1.Curiosamente, as Testemunhas de Jeová afirmam que a Bíblia não foi corrompida, embora talvez tenha sido traduzida erroneamente. Eles têm sua tradução do Novo Mundo (TNM), que é supostamente uma “tradução” mais precisa da Bíblia. No entanto, os estudiosos bíblicos, tanto liberais como conservadores, rejeitam a TNM como uma “tradução” imprecisa e doutrinamente tendenciosa.
  • 2.Os Padres da Igreja são um nome que descreve vários historiadores e teólogos da Igreja primitiva que defenderam o cristianismo contra heresias, sofreram perseguições de Roma, etc. durante os períodos de tempo após a redação do Novo Testamento.

Fonte: https://carm.org/new-testament-corrupted
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.