O mormonismo e a narrativa da apostasia

Introdução

Eu recebi dois jovens mórmons (SUD/Santos dos Últimos Dias) que estiveram na minha casa no outro dia. Embora eu tenha tido muitas reuniões com os missionários mórmons no passado, desta vez eu queria tomar uma aliança diferente do que antes. Eu queria mais do que uma resposta teológica contenciosa que basicamente se resumia a “Eu tenho crenças que não concordam com as suas. “Eu também não queria lançar em uma crítica filosófica de sua teologia que exigia uma compreensão da teoria de conjuntos infinitos . Desta vez eu decidi seguir o próprio fundamento das afirmações do mormonismo: a chamada Grande Apostasia .

Os mórmons ensinam que seu primeiro profeta, Joseph Smith Jr., liderou uma restauração do verdadeiro cristianismo que havia perdido desde a morte dos apóstolos. Esta “narrativa de apostasia” é essencial para a legitimidade mórmon – pois, se a Igreja Cristã não desapareceu da Terra há quase 1.800 anos, o fundador SUD, Joseph Smith, não teve nada para “restaurar” quando começou a fé mórmon. Que evidências existem para apoiar essa idéia? E como isso acontece? Aqui está uma breve exposição e crítica.

(Para uma revisão crítica completa do texto mórmon principal sobre este assunto, veja Houve uma grande apostasia?)

História da Igreja Mórmon

LDSApostacy70-1820A “Grande Apostasia” (Cerca de 90% da História da Igreja)

A história da fundação da Igreja Mórmon começa em 1820 quando um menino de 14 anos chamado Joseph Smith Jr. orou a Deus para perguntar para qual igreja ele deveria se juntar. O problema era que havia tantas, e todas ensinavam coisas diferentes:

Os presbiterianos foram mais decididos contra os batistas e os metodistas e usaram todos os poderes de ambos os raciocínios e sofismas para comprovar seus erros ou, pelo menos, fazer com que as pessoas pensassem que estavam em erro. Por outro lado, os batistas e metodistas, por sua vez, eram igualmente zelosos em tentar estabelecer seus próprios princípios e refutar todos os outros. 10  No meio desta guerra de palavras e tumulto de opiniões, muitas vezes me dizia: o que deve ser feito? Quem de todas essas partes está certo; ou estão todos errados? Se algum deles estiver certo, qual é o caso, e como devo saber? ( Hist. 1: 9-10 )

Smith, confundido por todas as diferentes igrejas e ensinamentos ao seu redor, leu Tiago 1,5 e decidiu que isso significaria que Deus revelaria respostas às pessoas se orassem. (Nota: não.)  Ele entrou no bosque, orou, e “Deus e Jesus” apareceram com ele com essa resposta:

Foi-me respondido que não devo juntar-me a nenhum deles, pois estavam todos errados; e o Personagem que me dirigiu disse que todos os seus credos eram uma abominação à sua vista; que esses professores eram todos corruptos; que: “eles se aproximam de mim com os lábios, mas seus corações estão longe de mim, eles ensinam para doutrinas os mandamentos dos homens, tendo uma forma de piedade, mas eles negam seu poder. ( Hist. 1:19 )

Isso é conhecido como a “Primeira Visão” (essas coisas eram populares nos dias de Smith). O tempo passou, e eventualmente Smith disse ter traduzido (/plagiado) o Livro de Mórmon . Este é o livro que os missionários SUD desejam que as pessoas leiam e orem para determinar se Smith era um verdadeiro profeta de Deus (Morôni 10: 4 ). Eventualmente, o status de Smith foi elevado ao “Profeta” quando ele começou a fé SUD.

Esta “restauração” do cristianismo deveria neutralizar a perda do sacerdócio e a Igreja de Jesus Cristo (outra idéia popular em seu dia). Embora alguns ensinamentos do evangelho sobreviveram em forma diluída durante a Idade Média e do Renascimento, sem a autoridade do sacerdócio, líderes religiosos e crentes individuais só poderiam tentar fazer o seu melhor com a Luz de Cristo e esses fragmentos da verdade para guiá-los.”( Seminário de Recursos do Manual do Professor). Tentando o quanto puderem, os cristãos não tinham autoridade para batizar ou ensinar as verdades do evangelho, e assim a fé se perdeu até Smith chegar 18 séculos depois.

O mormonismo já durou mais de 175 anos. Por Smith, isso anula o registro estabelecido pela Igreja que Jesus fundou:

Eu tenho mais para me gabar do que qualquer homem. Eu sou o único homem que sempre conseguiu manter uma igreja inteira junta desde os dias de Adão. Uma grande maioria do todo ficou perto de mim. Nem Paulo, João, Pedro, nem Jesus fizeram isso. Presumo que nenhum homem tenha feito tal trabalho como eu. Os seguidores de Jesus fugiram dele; Mas os Santos dos Últimos Dias nunca fugiram de mim ainda. (Joseph Smith,  History, 6:19 )

O profeta Mórmon atual, Thomas Monson, é o sucessor autorizado de Joseph Smith: “Ele e os outros Apóstolos da Igreja traçam a autoridade do sacerdócio de volta a Jesus Cristo numa cadeia ininterrupta de ordenações” ( Mormon.org). Agora, essa “cadeia ininterrupta” apenas remonta ao próprio Joseph Smith, é claro. É a afirmação de Smith de  ter sido ordenado pelo sacerdócio restaurado por Jesus que justifica sua reivindicação – não uma linha histórica de “sucessores autorizados” dos apóstolos a Smith. Isso é de se esperar, porém, porque, de acordo com o mormonismo, entre as mortes dos apóstolos e Smith, o sacerdócio se afastou da terra devido à “Grande Apostasia”.

A Grande Apostasia

LDSApostacyDates

Os mórmons “acreditam que a apostasia ocorre sempre que um indivíduo ou comunidade rejeita as revelações e ordenanças de Deus, muda o evangelho de Jesus Cristo ou se revolta contra os mandamentos de Deus, perdendo assim as bênçãos do Espírito Santo e da autoridade divina”. Esses ” apostasias “diferem das” dispensações “que são tempos de orientação profética. As apostasias alegadamente reapareceram ao longo da história humana – a mais longo se estende das mortes dos apóstolos no século 1 até a fundação do mormonismo no século XIX. Essa é uma afirmação. O problema para os mórmons é que essa idéia não se encaixa nem na história da Igreja nem nas Escrituras cristãs.

É Contra a História

Como todos os grupos cristãos acreditam que foram fundados por Jesus Cristo, todos os que desejam ser considerados legítimos precisam explicar por que eles não existiram antes da data de fundação (atual). A lacuna é geralmente explicada pelo que eu chamo de “narrativa de apostasia“- um conto de como os cristãos “reais” de alguma forma foram excluídos da igreja apóstata em qualquer data que se opte por ver como o início da queda do verdadeiro cristianismo. Esta explicação é dada para justificar a restauração/reforma da Igreja em qualquer data que um determinado grupo tenha começado. Essa idéia, porém, não é fundamentada por um pingo de evidências históricas que não fazem petição de princípio. O argumento basicamente se resume a “A Igreja primitiva não ensinou o mormonismo”. A melhor tentativa que vi uma lista de vários ensinamentos falsos que existiam em diferentes períodos de tempo. Erros teológicos sempre estiveram por aí. Se a mera presença de heresia em alguns lugares justifica uma “Grande Apostasia”, então nunca houve um período de tempo que não fosse uma apostasia – incluindo os tempos dos profetas, dos apóstolos e do próprio Jesus! Como outras “narrativas de apostasia”, a única razão pela qual os mórmons tem que acreditar nessa “Grande Apostasia” é o fato de que seus ensinamentos não são encontrados na Igreja primitiva. Nem são justificados por advertências de apostasia na Bíblia.

LDSApostacyVerses

É Contra a Escritura

Esta surpreendente apostasia de 1.800 anos é supostamente prevista pela Bíblia, mas essa idéia não é melhor do que a falsa narrativa histórica mórmon. Os mórmons tentam mostrar que esta “Grande Apostasia” foi predita na Bíblia, mas as passagens são tão gerais que são inúteis para uma previsão específica, ou são tão precisas que não podem se referir ao período de tempo que os mórmons dizem.

Os versículos do Antigo Testamento citados pelos mórmons para provar a vinda da Grande Apostasia apenas indicam que algum afastamento futuro ou julgamento de Deus por descrença (por exemplo, aqueles em Isaías). Quando os detalhes são dados, no entanto, eles são contrários ao que os mórmons ensinam. A passagem mais citada, por exemplo, é Amós 8,11, que os mórmons são ensinados é uma previsão da “Grande Apostasia”. É claro, tanto da Bíblia quanto da história, no entanto, que este não é o caso. O capítulo usa uma linguagem bastante padrão do dia do Senhor, encontrado ao longo das Escrituras para indicar o julgamento de Deus (muitas vezes através de exércitos invasores). Amós designou especificamente essas tribos do norte como o objeto de sua profecia no capítulo 2 (v. 6-16). No capítulo 8, ele diz novamente: “O fim veio sobre o meu povo de Israel”. Amós 8,12 diz que Israel procurará resolver sua fome de revelação “do norte até ao leste”. Por que não “do norte para sul”? Porque no sul (ou seja, Judá) a revelação não cessou! Amós também descreve os destinatários desta profecia como as cidades do norte de Samaria, Dan e Bersheba. Amós profetizou essas coisas em torno de 760 aC, e todas aconteceram em torno de 723 aC quando os assírios invadiram. Assim, a profecia havia sido cumprida por 2.550 anos antes que os mórmons tentassem aplicá-la à Igreja Cristã. Os mórmons podem afirmar que este é um exemplo de dupla realização, mas eles precisam lidar com os detalhes específicos desta profecia que não se encaixam na Igreja Cristã. Além de todos os nomes e detalhes geográficos especificados acima, Amós diz o motivo pelo qual o julgamento de Deus está vindo: porque Israel maltratou os pobres (8,4-6) e por adorar deuses falsos (v. 14). Sejam quais foram suas falhas, a Igreja cristã do segundo século não merecia esse julgamento.

Os versículos do Novo Testamento citados pelos mórmons para provar a vinda da Grande Apostasia (por exemplo, Mt. 24 ou Atos 20) indicam apenas algum afastamento futuro – nenhum dá uma linha de tempo útil nem nenhum detalhe de falta de petição de princípio que escolha algum segundo evento (s) do século. Por exemplo,  2 Tessalonicenses 2,1-3 apenas indica uma promessa que algum futuro afastamento. Poderia ter sido imediatamente ou poderia ter sido 1.000.000 de anos no futuro. O que é pior para o mórmon aqui é a solução oferecida ao problema geral da apostasia que Paulo dá apenas alguns versos mais tarde: “fiquem firmes e mantenham as tradições que foram ensinadas, seja por palavra, ou nossa epístola”. Então, é a tradição da Igreja que salvaguarda os crentes contra a apostasia – mas os mórmons nos querem acreditar que esta tradição morreu com os apóstolos. Em 2 Timóteo 4,1-3 Paulo indica aqui que em algum momento no futuro haveria falsos mestres e aqueles que os seguiriam. Duas coisas arruínam a compreensão mórmon deste versículo: (1) Paulo está escrevendo para Timóteo – seu sucessor escolhido. Ele diz a Timóteo que transmita o que aprendeu de Paulo a outros líderes da Igreja. Os mórmons nos fariam acreditar que isso não ocorreu. E mais uma vez, a proteção da apostasia é encontrada na tradição apostólica dois versículos anteriores (2,22).

Agora, mesmo que a história primitiva da Igreja parecesse cumprir essas previsões bíblicas, a Grande Apostasia, conforme descrito pelos ensinamentos mórmons, é teologicamente impossível. Quando Jesus fundou a Igreja, ele disse que “as portas do Hades não a superarão” ( Mt 16, 18 ). Jesus orou para que Pedro – que os mórmons reconhecem como o Apóstolo-Chefe e aquele a quem Jesus deixou a Igreja  – não falharia ( Lc 22, 32 ). A menos que Jesus tenha falhado em sua própria prova de sabedoria (Mt. 7,24-27), sua Igreja não pode ter entrado na apostasia nem ter desaparecido da Terra. Paulo chama a Igreja do “pilar e fundamento da verdade” ( 1 Timóteo 3,15 ). O apóstolo Paulo diz que o reino de Cristo não pode ser abalado ( Heb 12,28). Assim, a Igreja que existia após o tempo dos apóstolos não pode ter entrado na apostasia nem ter desaparecido da Terra.

Conclusão

Entre a fundação da Igreja Cristã e a chegada do mormonismo há um período de 1.800 anos. Se a narrativa da Grande Apostasia fosse verdadeira, teria invalidado cerca de 98% da história da Igreja cristã até esse ponto. Se Jesus permanecesse com seus apóstolos até “o fim dos tempos”, e seu Evangelho foi para o “mundo inteiro” em sua vida, e a Igreja estabelecida por esse Evangelho não poderia ser abalada ou superada, então, como poderia ser as “claras e preciosas verdades do Evangelho” perderem-se no instante em que o último apóstolo morreu? Todos os sucessores apostólicos simplesmente esqueceram o Evangelho? Os crentes mundiais não conseguiram notar que os líderes escolhidos da Igreja estavam ensinando um falso evangelho? Essas coisas não constituem uma “superação” ou uma “agitação”? No entanto, os escritores inspirados da Bíblia dizem que isso nunca pode acontecer. Assim, a narrativa mórmon que inclui a apostasia da Igreja é falsa.

Esta conclusão está de acordo com os próprios ensinamentos do mormonismo:

A Igreja restaurada afirma que uma apostasia geral se desenvolveu durante e após o período apostólico, e que a Igreja primitiva perdeu seu poder, autoridade e graças como uma instituição divina e degenerou apenas em uma organização terrena. O significado e a importância da grande apostasia, como condição prévia ao restabelecimento da Igreja nos tempos modernos, são óbvios. Se a alegada apostasia da Igreja primitiva não foi uma realidade, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não é a instituição divina que o seu nome proclama . (James E. Talmadge,  The Great Apostasy , Preface)

 

Fonte: https://douglasbeaumont.com/2014/05/27/mormonism-and-the-apostasy-narrative/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.