Leitora pergunta sobre a mulher siro fenícia

syrophoenician womanQual a interpretação que vocês fazem daquela passagem em que a mulher siro fenícia pede a Jesus pra curar a filha dela e ele diz que veio para israel e que não é certo tirar o pão das crianças para dar aos cãese ela responde: “mas até os cães comem das migalhas que caem da mesa dos donos”? Jesus foi preconceituoso para com aquela mulher, chamando-a de cão porque ela nao era judia? – por Adriana Polari

Olá, Adriana. Obrigado pela pergunta. Vamos lá. Não muito depois da Páscoa de 32 d.C., esta mulher siro-fenícia chegou-se a Jesus Cristo, repetidas vezes pedindo que ele expulsasse um demônio da filha dela. No começo, Jesus recusou, dizendo: “Não é direito tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” Para os judeus, os cachorros eram animais impuros. Mas, ao comparar os não-judeus a “cachorrinhos”, que podiam ser mantidos em casa, e não aos cães selvagens das ruas, Jesus abrandou a comparação. No entanto, o que Jesus disse parece ter servido para testar a mulher. Humildemente, ela admitiu: “Sim, Senhor; mas, realmente, os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus amos.” As palavras dela refletiam muita fé, e, por isso, sua filha foi curada.

São Jerônimo escreve:

Note como esta mulher Cananeia está confiante e chama a Jesus de filho de Davi, em seguida Senhor e por último O adora. E por isto não Lhe diz: Roga ou suplica a Deus, mas, ‘ó Senhor, ajuda-me’. São louvadas a fé, a humildade e a paciência admiráveis desta mulher. A fé, porque acreditava que o Senhor podia curar sua filha. A paciência, porque fora desprezada muitas vezes e outras tantas persevera em suas súplicas. A humildade, porque não só se compara aos cachorros, mas aos cachorrinhos, e apenas diz que não merece o pão dos filhos, nem pode tomar seus alimentos, nem sentar-se à mesa com o pai, mas se contenta com o que é dado aos cachorrinhos, a fim de chegar, mediante sua humildade, até a mesa onde se serve o pão inteiro.

A declaração de Jesus neste contexto certamente não escapou da atenção da comunidade cética. O prolífico ateu Steve Wells documentou centenas de alegados casos de intolerância no texto bíblico. O encontro de Jesus com a mulheres siro-fenícia é o número 421 em sua lista. Do episódio, Wells escreveu: “Jesus inicialmente se recusa a expulsar um demônio da filha de uma mulher siro-fenícia, chamando a mulher de ‘cão. Depois de muito pedir, ele finalmente concorda em expulsar o diabo” (2006).

Para que a entender a declaração de Jesus, deve-se reconhecer o objetivo principal do comentário. Jesus estava passando pela terra dos gentios (gregos) e foi abordado por uma mulher que não era judia. Enquanto a mensagem de Jesus acabaria por alcançar o mundo gentio, é evidente a partir das Escrituras que a nação judaica seria a destinatário da mensagem inicial. Em seu relato do encontro de Jesus com a mulher siro fenícia, Mateus registra que Jesus disse: “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel” (15,24). Quando Jesus enviou os doze apóstolos sobre a “comissão limitada”, Ele lhes disse: “Não vá pelo caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel “(Mateus 10,5-6).

Pouco antes de Jesus subiu ao céu após a Sua ressurreição, Ele informou aos apóstolos: “e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1:8) . A sequência de lugares onde os apóstolos testemunham manifesta a ordem em que o Evangelho seria pregado (ou seja, primeiro os judeus e depois os gentios). Além disso, o apóstolo Paulo, em sua epístola à igreja de Roma, declarou: “Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também para o grego “(1,16). A declaração de Jesus para a mulher siro fenícia indicou que a nação judaica era o principal alvo de Jesus para o evangelismo durante Seu ministério terreno.

Em relação à natureza não-depreciativa de comentário de Jesus à mulher gentia, Allen Black escreveu: “A forma de sua declaração é proverbial. E a base do provérbio não é uma antipatia para os gentios, mas o foco necessário judaico do ministério terrestre de Jesus “(1995, p. 137).

Considere, também, o encontro de Jesus com certos samaritanos. Havia uma profunda animosidade entre judeus e samaritanos. Certa ocasião, Jesus enviou mensageiros para fazer preparativos para ele numa certa aldeia samaritana. Mas, aqueles samaritanos “não o receberam, porque o seu rosto estava endurecido na determinação de ir a Jerusalém”. Isto aborreceu a Tiago e a João a ponto de quererem invocar fogo do céu e aniquilá-los. Mas, Jesus censurou os dois discípulos, e todos foram então a outra aldeia. — Lucas 9,51-56.
Partilhava Jesus do sentimento de animosidade existente entre judeus e samaritanos? Bem, note o que aconteceu em outra ocasião. Jesus e seus discípulos viajavam da Judeia para a Galileia e tiveram de passar por Samaria. Cansado da jornada, Jesus sentou-se junto à fonte de Jacó para descansar enquanto seus discípulos foram à cidade de Sicar comprar alimentos. No ínterim, uma mulher samaritana veio apanhar água. Ora, o próprio Jesus numa outra ocasião classificou os samaritanos como sendo “de outra raça”. (Lucas 17,16-18) Mas, ele disse a ela: “Dá-me de beber.” Visto que os judeus não tinham tratos com os samaritanos, a mulher respondeu, surpresa: ‘Como é que tu, apesar de seres judeu, me pedes de beber, quando eu sou mulher samaritana?’ — João 4,1-9.
Mas, Jesus não levou em conta a objeção da mulher. Em vez disso, aproveitou a oportunidade para dar-lhe testemunho, até mesmo revelando a ela que ele era o Messias! (João 4,10-26) A mulher, pasmada, deixou o cântaro junto à fonte, correu de volta à cidade, e passou a falar a outros o que acontecera. Embora tivesse levado uma vida imoral, ela revelou seu interesse em assuntos espirituais por dizer: “Será que este é o Cristo?” Qual foi o desfecho? Muitos do povo local creram em Jesus à base do excelente testemunho daquela mulher. (João 4:27-42) É interessante que em seu livro Perspectiva Bíblica Sobre o Problema Racial (em inglês), o teólogo congregacionalista Thomas O. Figart fez o seguinte comentário: “Se o nosso Senhor considerou suficientemente importante relegar uma errônea tradição racial com um gesto benévolo, então nós devemos ter o cuidado de não sermos tragados no atual rio de racismo.”

Então, antes que as pessoas caluniem Jesus pelo “cão”, pelo modo como Ele usou uma ilustração animal, pode-se reconsiderar que quem critica Jesus “late mas não morde” quando se trata de insinuar que Jesus estava errado. Parece que eles estão simplesmente “latindo para a árvore errada” ao tentar chamar o caráter de Jesus em questão. Eles precisam de parar de atacar Jesus e procurar mais o que fazer.

Assim, por referir-se a gentios como “cachorrinhos”, estava Jesus sendo preconceituoso? Não, pois ele acabara de mencionar a sua missão divina especial de cuidar das ‘ovelhas perdidas de Israel’. Ademais, por assemelhar os não-judeus a “cachorrinhos”, não a cachorros selvagens, Jesus abrandou a comparação. Naturalmente, o que ele disse testou a mulher. Humildemente, embora decidida a vencer essa objeção, ela respondeu com tato: “Sim, Senhor; mas, realmente, os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus amos.” Impressionado com a fé dessa mulher, Jesus curou a filha dela imediatamente.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.