Leitor pergunta sobre Mt. 24,34 e a volta de Jesus

Índice“Olá, Logos. O filósofo lá Bertrand Russell  disse que Jesus não era tão sábio porque na Bíblia Jesus achava que sua Segunda Vinda daria ali naquela geração ainda e os primeiros cristãos também pensavam isso. E por isso Jesus enganou/errou as pessoas. Ainda Jesus disse: ‘haverá pessoas que não hão de morrer sem ver o reino de Deus’. O que vc acha?” – Por O. J.

Russell devia ser melhor filósofo que palpiteiro teológico. O mesmo com Bart Ehrman, que deveria ser outra coisa que não boateiro histérico sensacionalista. A infame “Bíblia Anotada do Cético” diz aqui:

“Esta geração não passará, até que todas estas coisas aconteçam.” Jesus era um falso profeta, pois ele previu que o fim do mundo virá durante a vida de seus discípulos. O mundo não acabou então, e conforme Ec.1: 4 nunca acabará.

 Que interessante. Muitos dos “novos ateus” estão agora a fazer um monte de barulho sobre a Profecia Bíblica. Estudiosos teologicamente liberais têm alimentado longo afirmações dos ateus que a profecia bíblica é realmente apenas uma fabricado história feita para parecer como profecias preditivas. Mas agora eles foram um passo adiante! Na verdade, para alguns deles, fizeram essas novas afirmações de que as profecias bíblicas centrais “falharam” para os seus argumentos para o ateísmo…
Foi Bertrand Russell, que zombava do cristianismo, quem afirmava que Jesus provou ser um falso profeta e, portanto, sem qualquer credibilidade. Ele baseou seus argumentos sobre as declarações de Cristo em Mateus 24. Jesus foi muito precisas sobre o que Ele disse que iria acontecer no futuro. Jesus também foi muito claro sobre quando essas coisas aconteceriam. E para esses dois fatos incontestáveis, ​​ateus sentem que têm um caso hermético contra Jesus e o cristianismo.
Em particular, Bertrand Russell destaca dois versículos em Mateus 24 para fazer o seu caso.

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e então todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. – Mateus 24,30

Na verdade, eu vos digo, esta geração não passará até que todas estas coisas aconteçam. – Mateus 24,34

O significado do que Cristo disse é simples. Bertrand Russell quase entendeu exatamente o que Cristo estava dizendo. E assim C.S. Lewis. Lewis viu o que Russell mais tarde viu. Para Lewis, estes dois versos quase abalaram sua fé completamente. Onde Russell disse que Jesus fez algumas suposições ruins sobre o futuro (e, portanto, não poderia afirmar ser divinamente inspirado), Lewis foi mais longe e perguntou se Jesus tinha “enganado” Seus discípulos com estes dois versos! Mas ao contrário de Russell, Lewis não renunciou a fé em Cristo por causa desta passagem. Ao invés disso ele afirmou que Cristo mais tarde confessou a sua ignorância sobre o que Ele está dizendo quando Ele disse:

“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.”.
Mateus 24,36

Recentemente, o ex-pós graduado de Wheaton, Bart Ehrman usou esse aparente dilema para promover o seu ataque sobre o cristianismo, Jesus Cristo e a Bíblia. Sites ateus, que não perdem tempo em abarcar e utilizar qualquer novidade, informação ou alegação contra o cristianismo, sem nem mesmo pesquisar a fundo se são verídicas ou verdadeiras, começaram a espalhar suas alegações, incomodando a fé de talvez milhares de seguidores de Cristo. Durante muito tempo, os críticos da Bíblia tiveram uma enorme montanha de superação para justificar sua crítica da Bíblia quando se trata de profecia bíblica. Afinal, alguma profecia bíblica, escrita séculos antes dos eventos descritos, dar tais detalhes precisos, torna simplesmente impossível negar o seu cumprimento. Por exemplo, no capítulo 53 de Isaías, o profeta, escrita em torno de 700 a.C., dá mais de 40 informações preditivas sobre o futuro Messias judeu. O recurso padrão ateísta para escapar de tais profecias é a alegação de que elas foram escritas depois dos acontecimentos e travestidas para parecerem preditivas. Mas isso não ataca em nada a profecia de Isaías. Liberais desesperados que fazem de tudo para negar o sobrenatural, até tentaram criar uma teoria sobre a existência de dois Isaías para explicar seu sucesso preditivo (que é chamada de Teoria do Deutero-Isaías). Mas nem mesmo essa teoria não pode acomodar Isaías 53 já que os eventos que se cumpriram ocorreram cerca de 700 anos mais tarde! Em vão, alguns críticos liberais afirmaram que Isaías 53 deve ter sido escrito depois de Cristo. Mas, depois da descoberta dos Manuscritos do Mar Morto -, onde cópias exatas da profecias de Isaías, que remonta a séculos antes de Cristo, foram descobertas – destruíram completamente essa teoria. O cumprimento das profecias bíblicas se destacam como um dos fenômenos mais naturalmente inexplicáveis de todos. Portanto, permanece como uma das maiores evidências para o sobrenatural e a autoridade de Deus, não só para intervir nos assuntos humanos, mas para anunciar tais intervenções antes que Ele as cumpra!

A explicação está numa palavra grega no texto que tem uma nuance especial que lhe dá um significado que não é notado em português. Em outras palavras, Jesus não está dizendo que essa geração vai ver tudo o que vai ocorrer nos últimos dias em sua conclusão, mas que eles estão indo para testemunhar o que vêm a caminho. S. João ainda disse que eles estavam nos últimos dias,1 João 2,18: “Filhinhos, esta é a última hora e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos, por onde conhecemos que é a última vez”. Assim como disse o artigo, se você traduzir o sentido da passagem de Mt. 24,34, seria algo como: esta geração não passará até que todas estas coisas comecem a acontecer.”

Aqui vamos dar uma explicação mais técnica do texto:

O aoristo (aopiaxo^) é o tempo indefinido que afirma só o fato da ação, sem especificar a sua duração. Quando o aoristo descreve uma ação como um evento de unidade pode acentuar uma das três possibilidades como, por exemplo, uma bola que foi lançada: 1) deixar voando no ar ( incipiente ou ingressiva), 2) voou (constatativa ou durativa), 3) batendo (culminativa ou télica).

Estes aspectos do aoristo indefinido pode lançar alguma luz sobre a frase desconcertante de Jesus no seu Sermão do Monte (Marcos 13,30 e paralelos) . “Deveras, eu vos digo que esta geração de modo algum passará até que todas estas coisas aconteçam (ginomai)”. A dificuldade reside no fato de Jesus já descreveu o fim do mundo nos v. 24ss em termos vívidos do sol e da lua não darem a sua luz , as estrelas caírem do céu, e os corpos celestes sendo abalados. A menos que a expressão “esta geração” seja estendida para incluir toda a época a partir da primeira até a segunda vinda de Jesus (a opção menos provável) , o aoristo ginomai deve fornecer a pista. Se entendermos o verbo como um aoristo ingressivo e traduzi-lo a partir da perspectiva da ação iniciada, podemos traduzir: “em verdade vos digo que esta geração certamente não passará até todas estas coisas começarem a acontecer”.

Esta nuance da mesma forma d0 aoristo também pode ser vista nas palavras do anjo Gabriel a Zacarias (Lc 1,20): “todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se”. Não só o nascimento, mas o ministério adulto de João Batista foi profetizado por Gabriel nos vv. 13-17, e Zacarias recupera sua voz, logo que ele escreve o nome de seu filho infantil João em um tablete (vv. 62-64 ). Assim, o v. 20 deve ser traduzido como “e agora você vai ficar em silêncio e não poderás falar até o dia em que estas coisas começarem a acontecer” ou “eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas ocorram“. É a mesma construção.

Deve-se, então, prestar muita atenção ao significado contextual da unidade de sentido maior e interpretar o aoristo como a perícope ou parágrafo poderia sugerir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.