Jesus não falou nada sobre “casamento do mesmo sexo”?

ChildrenToJesusREMBRANDT164-300x216A questão do “casamento” das pessoas do mesmo parece estar em toda parte estes dias. Qualquer pessoa que projeta uma objeção a isso é também, cada vez mais frequentemente, acusada de discriminação e rotulada de “fanática”. Agora, os governos estadual e federal podem muito bem mudar a definição milenar de casamento para incluir pessoas do mesmo sexo e casar-se com dois homens ou duas mulheres em cerimônias civis, mas essas cerimônias não terão lugar na Igreja Católica – nem vejo como poderiam, em qualquer igreja cristã – e a razão não tem absolutamente nada a ver com fanatismo. O Catecismo da Igreja Católica expressa profundo amor por pessoas homossexuais:

O número de homens e mulheres que têm profundo tendências homossexuais não é desprezível … Eles devem ser acolhidos com respeito, compaixão e sensibilidade. Qualquer sinal de discriminação injusta em relação a eles devem ser evitados. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em suas vidas e, se eles são cristãos, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição. (CCE 2358)

A Igreja ama os homens e mulheres que vivem com a atração pelo mesmo sexo, mas ela sempre definiu o “casamento” como uma relação homem-mulher ao longo da vida, aberto a trazer uma nova vida ao mundo. Essa é a sua fé.

Enquanto você lê a última linha, eu aposto que você lembrou de ouvir alguém dizer: “Mas Jesus nunca falou uma palavra contra o casamento do mesmo sexo!” Eu já ouvi isso também, de outros cristãos. A afirmação é de que dois mil anos de história do cristianismo de oposição às relações do mesmo sexo foi equivocada (não importa tudo o que São Paulo escreveu sobre o assunto [Rom.12,1-32, e Cor.6,9-11], sob a inspiração do Espírito Santo.) Marc Barnes rebateu esta argumento do silêncio de Jesus em um blog recente, observando como Jesus nunca disse uma palavra contra o estupro, suicídio, ou a pedofilia e “assumir a aprovação de um homem só porque ele não menciona é tolice ao mais alto grau”. Todas essas questões, incluindo as relações homossexuais, foram liquidadas as questões na Palestina do primeiro século. Ele perderia o fôlego. No entanto, ao ler a passagem do Evangelho no outro dia (Mt.19,3-12, 17 de agosto), percebi como as palavras de Jesus minam qualquer questão em defesa e apoio do “casamento” do mesmo sexo que ocorre na Igreja.

Fique comigo por uns minutos:

A posição de Jesus sobre o casamento era forte. Quando os fariseus perguntaram-lhe se era lícito ao homem dar a sua esposa uma carta de divórcio, Ele respondeu: “O Criador os fez macho e fêmea … o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’… Assim, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, nenhum ser humano deve separar “(Mt.19,4-6).

Os apóstolos ficaram chocados quando Ele chegou a dizer que só a morte poderia dissolver um casamento (válido), e como alguém que se divorciou e se casou novamente vivia em adultério. “Se for esse o caso de um homem com sua mulher, é melhor não se casar!” (Mt.19,10) Jesus não arredou o pé, pois eles tinham entendido muito bem. Esse foi o casamento no reino – o casamento como era antes da queda da humanidade. Jesus sabia que seria difícil “Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é concedido” (19,11).

Preste atenção ao que Jesus disse em seguida: “Alguns são incapazes de casamento porque nasceram assim; alguns, porque eles foram feitos assim pelos outros, alguns, por terem renunciado casamento por causa do reino dos céus”(19,12). A capacidade de um homem de se unir à sua esposa, sexualmente, foi o que o candidatava para o casamento. Se ele não fosse capaz de alcançar a união sexual por causa de a) defeito de nascimento, b) a castração, ou c) um voto de celibato, então o casamento não era a sua vocação.

A fundação do argumento inteiro de Jesus é biológica. A menos que um “homem” e “mulher”… tornem-se uma só carne”, não há casamento válido. Para Jesus, e para qualquer pessoa comprometida com seus ensinamentos, é impossível falar de um “casamento homossexual cristão”. As palavras de Jesus descartam isto absolutamente. Os parâmetros para o casamento entre os cristãos, os parâmetros para um casamento sacramental, foram criados por Jesus e não podem ser alterados. “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Lc.23,33).

Cristãos que argumentam de forma diferente minam sua fé. Para defenderem seu argumento, teriam que assumir que a) Jesus estava errado sobre a natureza do casamento (se for assim, Ele não é Deus), ou b) a Bíblia coloca palavras falsas na boca de Jesus (se a Bíblia tem as palavras erradas de Jesus sobre o casamento, por que acreditar quando Ele diz que Deus nos ama, ou Jesus morreu para nos salvar dos nossos pecados?) Há algumas questões onde os cristãos podem honestamente discordar uns com os outros, mas essa não é uma delas. O ensinamento de Jesus é simples , como é Sua advertência para aqueles que tentam diluir Seus ensinamentos: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória e na glória do Pai e do os santos anjos”(Lc.9,26).

Quando um cristão expressa sua crença no “casamento tradicional” é absolutamente errado para os outros concluírem que  faz isso por ódio e intolerância para com os homens e mulheres homossexuais. As pessoas podem ter razões de princípios válidos para opor-se à redefinição do casamento (um argumento forte, por exemplo, pode ser feito a partir da lei natural, enraizado na complementaridade biológica dos cônjuges.) Como cristão, acredito que tenho a razão mais inatacável imaginável de amar e respeitar os homens e mulheres homossexuais, vivendo suas vidas como escolherem, assim como dizer que fé cristã vê o “casamento” como uma relação homem-mulher ao longo da vida, aberto para uma nova vida: a pessoa que eu acredito ser a quem Deus quis que me unisse. Não posso fazer mais nada. A sociedade ocidental pode e vai fazer o que quer sobre esta matéria (como fez com a contracepção, divórcio sem culpa, novo casamento, e aborto), mas dentro da Igreja, o Sacramento do Matrimônio continuará inalterado.

Sem ódio aqui, apenas a fé – a fé cristã histórica recebida de Jesus e Seus Apóstolos.

Fonte: http://catholiclane.com/was-jesus-really-silent-on-same-sex-marriage/#sthash.fY41uosh.dpuf
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.