Evidência antiga para Jesus de fontes não-cristãs

Embora exista uma evidência esmagadora de que o Novo Testamento é um documento histórico preciso e confiável, muitas pessoas ainda estão relutantes em acreditar no que diz, a menos que haja algum depoimento independente e não bíblico que corrobore suas declarações.

Na introdução de um de seus livros, FF Bruce fala sobre um correspondente cristão que foi contado por um amigo agnóstico que “além de referências obscuras em Josefo e outras coisas parecidas”, não havia evidências históricas para a vida de Jesus fora da Bíblia. [1] Isto, ele escreveu a Bruce, causou-lhe “grande preocupação e um pouco de aborrecimento na [sua] vida espiritual”. [2] Ele conclui sua carta perguntando: “Há provas colaterais disponíveis e, caso contrário, há razões para a falta dela”? [3] A resposta a esta pergunta é: “Sim, tais provas colaterais estão disponíveis”, e iremos analisar algumas delas neste artigo.

Evidência de Tácito

Vamos começar nossa investigação com uma passagem que o historiador Edwin Yamauchi chama “provavelmente a referência mais importante a Jesus fora do Novo Testamento”. [4] Relatando a decisão do imperador Nero de culpar os cristãos pelo fogo que havia destruído Roma em 64 dC, o historiador romano Tácito escreveu:

Nero prendeu a culpa … em uma classe odiada por suas abominações, chamadas cristãs pela população. Christus, de quem o nome teve sua origem, sofreu a pena extrema durante o reinado de Tibério nas mãos de … Pôncio Pilatos, e uma superstição muito maliciosa, assim verificada pelo momento, estourou novamente não só na Judéia, primeira fonte do mal, mas mesmo em Roma … [5]

O que podemos aprender com essa referência antiga (e não simpática) a Jesus e aos primeiros cristãos? Observe, em primeiro lugar, que Tácito relata que os cristãos deram seu nome a uma pessoa histórica chamada Christus (do latim) ou a Cristo. Ele disse ter “sofrido a pena extrema”, obviamente aludindo ao método de execução romano conhecido como crucificação. Dizem que isso ocorreu durante o reinado de Tibério e pela sentença de Pôncio Pilatos. Isso confirma muito o que os Evangelhos nos falam sobre a morte de Jesus.

Mas o que devemos fazer da afirmação bastante enigmática de Tácito de que a morte de Cristo verificou brevemente “uma superstição mais maliciosa”, que posteriormente surgiu não só na Judéia, mas também em Roma? Um historiador sugere que Tácito está aqui “dando um testemunho indireto … da convicção da Igreja primitiva de que o Cristo que havia sido crucificado levantou-se do túmulo”. [6]Embora esta interpretação seja reconhecidamente especulativa, ajuda a explicar a ocorrência, de outra forma, de uma religião em rápido crescimento, baseada no culto de um homem que havia sido crucificado como criminoso. [7] De que outra forma podemos explicar isso ?

Evidência de Plínio, o Jovem

Outra fonte importante de evidências sobre Jesus e o cristianismo primitivo pode ser encontrada nas cartas de Plínio, o Jovem, ao Imperador Trajano. Plínio era o governador romano de Bitínia na Ásia Menor. Em uma de suas cartas, datada de cerca de 112 dC, ele pede o conselho de Trajano sobre a maneira apropriada de conduzir processos judiciais contra os acusados ​​de serem cristãos. [8] Plínio diz que ele precisava consultar o imperador sobre esta questão porque uma grande multidão de todas as idades, aulas e o sexo eram acusadas do cristianismo. [9]

Em um ponto em sua carta, Plínio relata algumas das informações que ele aprendeu sobre esses cristãos:

Eles tinham o hábito de se encontrar um determinado dia fixo antes que fosse claro, quando cantavam em versos alternativos um hino a Cristo, como um deus, e se uniram por um juramento solene, não por qualquer ação perversa, mas por nunca cometer qualquer fraude, roubo ou adultério, nunca falsificar sua palavra, nem negar uma confiança quando eles deveriam ser chamados a entregá-la; Depois disso, era costume separar-se, e então voltar a montar para participar de alimentos – mas comida de tipo comum e inocente. [10]

Esta passagem nos fornece uma série de informações interessantes sobre as crenças e práticas dos primeiros cristãos. Primeiro, vemos que os cristãos se encontraram regularmente em determinado dia fixo para a adoração. Em segundo lugar, sua adoração foi dirigida a Cristo, demonstrando que eles acreditavam firmemente em Sua divindade. Além disso, um erudito interpreta a afirmação de Plínio de que os hinos foram cantados a Cristo, “quanto a um deus” , como uma referência ao fato bastante distintivo de que “ao contrário de outros deuses adorados, Cristo era uma pessoa que vivia na Terra”. [11] Se esta interpretação é correta, Plínio entendeu que os cristãos estavam adorando uma pessoa histórica real como Deus! Claro, isso concorda perfeitamente com a doutrina do Novo Testamento de que Jesus era Deus e homem.

Não só a carta de Plínio nos ajuda a entender o que os cristãos primitivos acreditavam sobre a pessoa de Jesus , mas também revela a alta estima pela qual eles realizaram seus ensinamentos . Por exemplo, Plínio observa que os cristãos “se uniram por um juramento solene” para não violar vários padrões morais, que encontram sua fonte nos ensinamentos éticos de Jesus. Além disso, a referência de Plínio ao costume cristão de compartilhar uma refeição comum provavelmente alude a sua observância da comunhão e da “festa do amor”. [12] Esta interpretação ajuda a explicar a afirmação cristã de que a refeição era meramente “comida de tipo comum e inocente”. Eles estavam tentando contrariar a acusação, às vezes feita por não-cristãos, de praticar “canibalismo ritual”. [13] Os cristãos daquela época humildemente repudiaram ataques tão caluniosos aos ensinamentos de Jesus. Devemos às vezes fazer o mesmo hoje.

Evidência de Josefo

Talvez a referência mais notável a Jesus fora da Bíblia possa ser encontrada nos escritos de Josefo, historiador judeu do primeiro século. Em duas ocasiões, nas suas Antiguidades judaicas , ele menciona Jesus. A segunda referência, menos reveladora, descreve a condenação de um “Tiago” pelo Sinédrio judeu. Este Tiago, diz Josefo, era “o irmão de Jesus, o chamado Cristo”. [14] FF Bruce ressalta como isso concorda com a descrição de Paulo de Tiago em Gálatas 1,19 como“o irmão do Senhor”. [15] E Edwin Yamauchi nos informa que “poucos estudiosos questionaram” que Josefo escreveu na verdade essa passagem. [16]

Tão interessante quanto esta breve referência é, há uma anterior, que é verdadeiramente surpreendente. Chamado o “Testimonium Flavianum”, a parte relevante declara:

Por esse tempo, vivia Jesus, um sábio, se de fato devesse chamá-lo de homem. Pois ele … fez ótimas façanhas … Ele era o Cristo. Quando Pilatos … condenou-o a ser crucificado, os que tinham. . . amado, não desistiram de seu carinho. No terceiro dia ele apareceu … restaurado à vida … E a tribo dos cristãos … não … desapareceu. [17]

Josefo realmente escreveu isso? A maioria dos estudiosos pensa que o núcleo da passagem se originou com Josefo, mas que depois foi alterado por um editor cristão, possivelmente entre o terceiro e o século IV dC [18]. Mas por que eles acham que isso foi alterado? Josefo não era um cristão, e é difícil acreditar que alguém, exceto um cristão, teria feito algumas dessas afirmações. [19]

Por exemplo, a afirmação de que Jesus era um homem sábio parece autêntica, mas a frase de qualificação, “se de fato devesse chamá-lo de homem”, é suspeita. Isso implica que Jesus era mais do que humano, e é bastante improvável que Josefo dissesse isso ! Também é difícil acreditar que ele teria afirmado categoricamente que Jesus era o Cristo, especialmente quando ele depois se refere a Jesus como “o chamado” Cristo  . Finalmente, a afirmação de que no terceiro dia Jesus apareceu aos Seus discípulos restaurados à vida, na medida em que afirma a ressurreição de Jesus, é bastante improvável que venha de um não-cristão!

Mas, mesmo que desconsideremos as partes questionáveis ​​desta passagem, ainda estamos com muitas informações corroborantes sobre o Jesus bíblico. Nós lemos que ele era um homem sábio que realizava feitos surpreendentes. E, embora tenha sido crucificado sob Pilatos, seus seguidores continuaram seu discipulado e se tornaram conhecidos como cristãos. Quando combinamos essas afirmações com a referência posterior de Josefo a Jesus como “o chamado Cristo”, surge uma imagem bastante detalhada que se harmoniza muito bem com o registro bíblico. Parece cada vez mais que o “Jesus bíblico” e o “Jesus histórico” são um e o mesmo!

Evidência do Talmud Babilônico

Há apenas algumas referências claras para Jesus no Talmud da Babilônia, uma coleção de escritos rabínicos judeus compilados entre aproximadamente 70-500 aC. Dado esse período de tempo, é naturalmente suposto que as referências anteriores a Jesus sejam mais prováveis ​​de ser historicamente confiáveis ​​do que as posteriores. No caso do Talmud, o primeiro período de compilação ocorreu entre 70 a 70 anos. [20] A referência mais significativa a Jesus a partir deste período afirma:

Na véspera da Páscoa, Yeshu foi pendurado. Durante quarenta dias antes da execução, um arauto … gritou: “Ele vai ser apedrejado porque ele praticou feitiçaria e atraiu Israel para a apostasia”. [21]

Examinemos essa passagem. Você pode ter notado que se refere a alguém chamado “Yeshu”. Então, por que pensamos que este é Jesus? Na verdade, “Yeshu” (ou “Yeshua”) é como o nome de Jesus é pronunciado em hebraico. Mas o que a passagem significa dizendo que Jesus “foi pendurado” ? O Novo Testamento não diz que ele foi crucificado? Na verdade, sim. Mas o termo “pendurado” pode funcionar como sinônimo de “crucificado”. Por exemplo, Gálatas 3,13 declara que Cristo foi “pendurado” , e Lucas 23,39 aplica este termo aos criminosos que foram crucificados com Jesus[22].Assim, o Talmud declara que Jesus foi crucificado na véspera da Páscoa. Mas e quanto ao grito do arauto de que Jesus deveria ser apedrejado? Isso pode simplesmente indica o que os líderes judeus planejavam fazer. [23] Em caso afirmativo, o envolvimento romano mudou seus planos! [24]

A passagem também nos diz por que Jesus foi crucificado. Ele afirma que ele praticou feitiçaria e atraiu Israel para a apostasia! Uma vez que esta acusação vem de uma fonte bastante hostil, não devemos ficar muito surpresos se Jesus for descrito de forma algo diferente do que no Novo Testamento. Mas se aceitarmos isso, o que essas acusações podem implicar sobre Jesus?

Curiosamente, ambas as acusações têm paralelos íntimos nos evangelhos canônicos. Por exemplo, a acusação da feitiçaria é semelhante à acusação dos fariseus de que Jesus expulsou os demônios “por Beelzebul, o governante dos demônios”. [25] Mas observe isso: uma tal acusação realmente tende a confirmar a afirmação do Novo Testamento de que Jesus realizou feitos milagrosos. Aparentemente, os milagres de Jesus foram muito bem atestados para negar. A única alternativa era atribuir-lhe a feitiçaria! Da mesma forma, a acusação de atrair Israel para a apostasia é paralela ao relato de Lucas dos líderes judeus que acusaram Jesus de enganar a nação com seus ensinamentos. [26]Tal acusação tende a corroborar o registro do Novo Testamento do poderoso ministério de ensino de Jesus. Assim, se lido com atenção, esta passagem do Talmud confirma muito do nosso conhecimento sobre Jesus do Novo Testamento.

Evidência de Luciano

Luciano de Samosata era um satírico grego do século II. Em uma de suas obras, ele escreveu sobre os primeiros cristãos da seguinte maneira:

Os cristãos … adoram um homem até hoje – o personagem distinto que introduziu os seus novos ritos e foi crucificado nessa conta … [Ele] ficou impressionado com eles por seu legislador original de que todos eles são irmãos, do momento em que são convertidos e negam os deuses da Grécia e adoram o sábio crucificado e vivem segundo as leis dele. [27]

Embora Luciano esteja brincando aqui com os primeiros cristãos, ele faz alguns comentários significativos sobre seu fundador. Por exemplo, ele diz que os cristãos adoraram um homem , “quem introduziu seus novos ritos”. E, embora os seguidores desse homem claramente pensassem muito dele, Ele irritou tanto a muitos de seus contemporâneos com o ensinamento dele de que Ele “foi crucificado por essa conta”.

Embora Luciano não mencione seu nome, ele se refere claramente a Jesus. Mas o que Jesus ensinou a suscitar tal ira? Segundo Luciano, ele ensinou que todos os homens são irmãos desde o momento da sua conversão. Isso é bastante inofensivo. Mas o que essa conversão envolveu? Isso envolveu negar os deuses gregos, adorar Jesus e viver de acordo com seus ensinamentos. Não é muito difícil imaginar alguém ser morto por ensinar isso . Embora Luciano não diga tão explicitamente, a negação cristã de outros deuses combinada com a adoração de Jesus implica a crença de que Jesus era mais do que humano. Como eles negaram outros deuses para adorá-Lo, eles aparentemente pensavam que Jesus era um deus maior do que o que a Grécia tinha para oferecer!

Conclusão

Vamos resumir o que aprendemos sobre Jesus a partir deste exame de fontes antigas não-cristãs. Primeiro, Josefo e Luciano indicam que Jesus era considerado sábio. Em segundo lugar, Plínio, o Talmud e Luciano implicam que Ele era um mestre poderoso e reverenciado. Em terceiro lugar, Josefo e o Talmud indicam que ele realizou feitos milagrosos. Em quarto lugar, Tácito, Josefo, o Talmud e Luciano mencionam que Ele foi crucificado. Tácito e Josefo dizem que isso ocorreu sob Pôncio Pilatos. E o Talmud declara que aconteceu na véspera da Páscoa. Em quinto lugar, existem referências possíveis à crença cristã na ressurreição de Jesus tanto em Tácito quanto em Josefo. Sexto, Josefo registra que os seguidores de Jesus acreditavam que Ele era o Cristo, ou o Messias. E, finalmente, tanto Plínio quanto Luciano indicam que os cristãos adoraram Jesus como Deus!

Espero que você veja como essa pequena seleção de antigas fontes não-cristãs ajuda a corroborar nosso conhecimento de Jesus dos evangelhos. Claro, existem muitas fontes antigas de informação cristã sobre Jesus também. Mas, como a confiabilidade histórica dos evangelhos canônicos está tão bem estabelecida, convido você a ler aqueles para uma “vida de Jesus com autoridade”.

Referências

  • [1] FF Bruce, Jesus e Origens Cristãs Fora do Novo Testamento (Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans Publishing Company, 1974), 13.
  • [2] Ibid.
  • [3] Ibid.
  • [4] Edwin Yamauchi, citado em Lee Strobel, The Case for Christ (Grand Rapids, Michigan: Zondervan Publishing House, 1998), 82.
  • [5] Tácito, Anais 15.44, citado em Strobel, The Case for Christ , 82.
  • [6] ND Anderson, Christianity: The Witness of History (Londres: Tyndale, 1969), 19, citado em Gary R. Habermas, The Historical Jesus (Joplin, Missouri: College Press Publishing Company, 1996), 189-190.
  • [7] Edwin Yamauchi, citado em Strobel, The Case for Christ , 82.
  • [8] Plínio, Epístolas x. 96, citado em Bruce, Christian Origins , 25; Habermas, The Historical Jesus , 198.
  • [9] Ibid. , 27.
  • [10] Pliny, Letters , translates. por William Melmoth, rev. por WML Hutchinson (Cambridge: Harvard Univ. Press, 1935), vol. II, X: 96, citado em Habermas, The Historical Jesus , 199.
  • [11] M. Harris, “Referências a Jesus em Primeiros Autores Clássicos”, nas Perspectivas Evangélicas V , 354-55, citadas em E. Yamauchi, “Jesus Fora do Novo Testamento: Qual é a Evidência?”, Em Jesus Under Fire , ed. por Michael J. Wilkins e JP Moreland (Grand Rapids, Michigan: Zondervan Publishing House, 1995), p. 227, nota 66.
  • [12] Habermas, The Historical Jesus , 199.
  • [13] Bruce, Christian Origins , 28.
  • [14] Josefo, Antiguidades xx. 200 , citado em Bruce, Christian Origins , 36.
  • [15] Ibid.
  • [16] Yamauchi, “Jesus Fora do Novo Testamento”, 212.
  • [17] Josefo, Antiguidades 18.63-64 , citado em Yamauchi, “Jesus Fora do Novo Testamento”, 212.
  • [18] Ibid.
  • [19] Outra versão do “Testimonium Flavianum” de Josefo sobrevive em uma versão árabe do século X (Bruce, Christian Origins , 41). Em 1971, o professor Schlomo Pines publicou um estudo sobre esta passagem. A passagem é interessante porque falta a maioria dos elementos questionáveis ​​que muitos estudiosos acreditam serem interpolações cristãs. De fato, “como Schlomo Pines e David Flusser … declararam, é bastante plausível que nenhum dos argumentos contra Josefo que escrevem as palavras originais se aplica ao texto em árabe, especialmente porque este teria tido poucas chances de ser censurado pela Igreja “ (Habermas, The Historical Jesus , 194). A passagem é a seguinte:“Neste momento, havia um homem sábio que se chamava Jesus. Sua conduta era boa e era conhecido por ser virtuoso. Muitas pessoas entre os judeus e as outras nações se tornaram seus discípulos. Pilatos condenou-o a ser crucificado e para morrer, mas aqueles que se tornaram seus discípulos não abandonaram o seu discipulado. Eles relataram que ele havia aparecido a eles três dias após a sua crucificação e que ele estava vivo, por isso ele era talvez o Messias, a respeito de quem os profetas contaram maravilhas “. (Citado em James H. Charlesworth, Jesus Within Judaism , (Garden City: Doubleday, 1988), 95, citado em Habermas, The Historical Jesus , 194).
  • [20] Habermas, The Historical Jesus , 202-03.
  • [21] O Talmud da Babilônia , traduz. por I. Epstein (Londres: Soncino, 1935), vol. III, Sanhedrin 43a, 281, citado em Habermas, The Historical Jesus , 203.
  • [22] Habermas, The Historical Jesus , 203.
  • [23] Veja João 8: 58-59 e 10: 31-33 .
  • [24] Habermas, Jesus histórico , 204. Veja também João 18: 31-32 .
  • [25] Mateus 12:24 . Achei essa observação de Bruce, Christian Origins , 56.
  • [26] Lucas 23: 2 , 5 .
  • [27] Lucian, “A Morte do Peregrino”, 11-13, nas Obras de Luciano de Samosata , translates. por HW Fowler e FG Fowler, 4 vols. (Oxford: Clarendon, 1949), vol. 4., citado em Habermas, The Historical Jesus , 206.

Fonte: https://www.bethinking.org/jesus/ancient-evidence-for-jesus-from-non-christian-sources?utm_sq=flzotqgrwe
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.