É verdade que a data do Natal (25 de dezembro) é de origem pagã?

Os católicos e alguns protestantes, tradicionalmente celebram o Natal (25 de dezembro) como o nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, para alguns protestantes extremos que têm ideologia anti-Natal, como a ‘Iglesias ni Cristo’, ‘Testemunhas de Jeová’ e ‘Encontrando Daan’, negam e rejeitam a tradição de Natal, e não o celebram.

Além disso, eles até odeiam esta celebração cristã, pois acreditam que ela foi adaptada da festa pagã ‘Sol invictus’ e também, não está escrito na Bíblia. Para provar sua acusação, citam algumas publicações, particularmente livros de história. Isto é para demonizarem e paganizarem o espírito do Natal (a natividade de Jesus). Está aqui uma da referência como citada do livro. Diz:

‘…a escolha de 25 de dezembro foi influenciada pelo fato de que os romanos, desde a época do imperador Aureliano (275), tinham celebrado a façanha do deus sol (Sol Invictus: O Sol Inconquistado) naquele dia. Foi chamado de ‘Aniversário do Sol’ e grandes celebrações religiosas pagãs do culto de Mitras foram realizadas durante todo o império. ‘(Manual de Festas e Costumes Cristãos, página 61)

Viu? Na citação acima tomada de uma publicação, diz que durante o reinado da Roma pagã imperial, (25 de dezembro) foi a festa dos pagãos romanos com o nascimento do deus pagão ‘Sol Invictus’. Aqui está outra citada de referências de livros de história.

‘… 25 de dezembro foi chamado de’ Aniversário do Sol ‘, e grandes celebrações religiosas pagãs do culto Mitras foram realizadas durante todo o império…'(Os Externos da Igreja Católica, página 276)

‘A festa do Sol e Victus (sol aberto inconquistado), no dia 25 de dezembro, foi celebrada com grande alegria, e logo essa data foi tomada pelos cristãos como Natal, o aniversário de Cristo’ (Fonte: 2000 Enciclopédia Britânica, Volume 11 Página 390.)

Assim, esses grupos anti-Natal concluíram que o Natal é verdadeiramente enraizado no paganismo, e não um nascimento de Cristo, mas um nascimento de Deus pagão.

Como reagimos a esta verdade maliciosa e aparentemente histórica?

Resposta 1 – estes grupos anti-Natal não percebem que os pagãos não acreditavam em Jesus e, assim, não comemoravam o nascimento de Jesus, mas só a natividade do sol, o nascimento do sol invicto, “Sol invicto”, e esses outros falsos deuses pagãos como Tamuz e Mitra.

Os católicos celebram o Natal porque se trata de uma festa de comemoração do nascimento de Jesus.

O propósito da comemoração de Natal é diferente da festa pagã do “Sol Invictus”.  Assim, é errado acusar os católicos de praticar paganismo porque celebram o Natal associado ao paganismo.

Resposta 2 – Esta referência incompleta não tem nada a ver com a ligação com o paganismo pois o Natal não tem nada a ver a celebrar o nascimento de Jesus, pois a data de nascimento de Jesus foi identifica e descrita.

Os seus ministros e pregadores que rejeitam e negam o Natal não fazem pesquisas profundas. Eles apenas citam alguns livros de história que por vezes estão fora do contexto porque eles costumam citar fora do contexto.


A verdade é que a festa do Sol Invictus festa foi historicamente inaugurado em 275 d.C. O ‘Sol Invictus’ foi o deus sol oficial do Império Romano e um padroeiro dos soldados. Em 274 dC, o imperador romano Aureliano tornou-o um culto oficial ao lado dos cultos romanos tradicionais.  ‘(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_Invicto)

Enquanto isso, o ’25 de dezembro’ como data de nascimento de Jesus foi realmente revelado (70 – 250 d.C.) por alguns cristãos antigos, como …

S. Irineu (cerca de 202 d.C.)
‘Em seu trabalho Contra os Hereges, Irineu (130-202) identificou a concepção de Jesus como 25 de março e ligou-o à crucificação no momento do equinócio, com o nascimento de Jesus nove meses depois em 25 de dezembro na época do solstício.'(Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Christmas#Choice_of_December_25_date)

S. Teófilo (cerca de 171-183 d.C.)
‘Ele foi o primeiro a identificar 25 de dezembro como a data de nascimento de Cristo. Dizendo: ‘Devemos celebrar o dia do nascimento de nosso Senhor no dia em que acontecerá no dia 25 de dezembro. ‘(Magdeburgenses, Cent. 2. c. 6. Hospinian, de orign Festorum Christianorum) – Link: http://www.dec25th.info/Objections%20Answered.html.

S. Hipólito (cerca  170-236 d.C.)
“devido a especulação quanto à época de nascimento de Jesus datar do século III, Hipólito acreditava que Jesus nasceu em 25 de dezembro.  Ele explica em seu comentário no livro de Daniel (c. 204) que o nascimento do senhor foi acreditado ter ocorrido naquele dia:

‘Pois o primeiro advento do nosso Senhor na carne, quando ele nasceu em Belém, foi em 25 de dezembro, quarta-feira, enquanto Augusto estava em seu quadragésimo segundo ano, mas de Adão, cinco mil e quinhentos anos.  Ele sofreu no trigésimo terceiro ano, 25 de março, sexta-feira, no décimo oitavo ano de Tibério César, enquanto Rufus e Roubellion foram cônsules. ‘ (Fonte: http://www.catholic.com/blog/jon-sorensen/why-december-25)

Constituições Apostólicas (cerca de 70-250 d.C.)
As Constituições Apostólicas são uma compilação, cujo material é derivado de fontes primitivas, diferindo em idade e diferentes escritores primitivos durante a era apostólica.

‘ XIII. Irmãos, observem os dias de festas; e o primeiro de todos no dia que vocês estão a comemorar o vigésimo quinto do nono mês; depois, a epifania é a mais honrado, em que o Senhor fez uma exibição de sua própria divindade para vós ‘ (Constituições Apostólicas, livro V, secção 3, capítulo XIII) – fonte Link http://www.newadvent.org/fathers/07155.htm

(Tome nota: este nono mês, contando a partir de Nisan (abril) é Casleu do calendário judaico.  Transferido para o nosso calendário romano, este nono mês cai no mês de dezembro.  [Fonte Link: http://www.dec25th.info/Objections%20Answered.html])

Agora, podemos comparar e ver o intervalo de ano contraditório entre os dois (natividade de Jesus X Sol Invictus), em que nem sequer se tocam ou coincidem:

– A Natividade de Jesus foi usada em 25 de dezembro pela primeira vez (70-250 d.C.) pelos primeiros cristãos e pais da Igreja.
X
– O 25 de dezembro do  ‘Sol Invictus’ foi declarado mais tarde (275 A. D) pelo imperador pagão.

Aqui, podemos ver a partir de ambos, que os primeiros pais da Igreja de (1º a 2º século) são os primeiro grupos que acreditam e identificam (25 de dezembro) como a natividade de Jesus, embora contrário à festa pagã do Sol Invictus, que foi mais tarde declarada no final do século II (275 d.C.).

Agora, o problema que esses grupos anti-Natal não sabem, é que MUITO ANTES da festa pagã do ‘Sol Invictus’ começar em (275 A. D), o (25 de dezembro) foi usado pela primeira vez por cristãos primitivos, aplicando ao nascimento De Jesus. Aqui estão as referências dos pais da Igreja primitiva que identificam (25 de dezembro) como a Natividade de Jesus.

(TOME NOTA: estes primeiros cristãos, são as pessoas que viveram mais próximas do tempo dos apóstolos. Assim, eles sabem muito sobre Jesus e a vida dos apóstolos).
RESPOSTA 3 – desde que o Natal coincidia com a festa pagã, isso não significa que foi derivado do paganismo e por quê? Porque só ‘coincidia’ na data.  Não toda a natureza da celebração.

Deixe-nos fazer uma comparação simples. No dia que é o aniversário da sua mãe, a mesma data é o aniversário de seu colega de classe.  Embora estão na mesmo na data,isso significa que você não vai comemorar o aniversário da sua mãe dado que esta é a data de nascimento do colega?

Vê? Isto é como ilógico.  Este é o tipo de raciocínio lógica que alega que só porque algo é semelhante conclui-se como errado, é claramente ilógico.  É um exemplo de falácia non-sequitur, que sempre é usado nos debates de argumentação.

RESPOSTA 4–  Além disso, alguns estudiosos e historiadores que estudaram intensivamente a Roma do século 4º século, como S. E.  Hijmans, diz em seu livro….

“Enquanto o solstício de inverno, ou em torno de 25 de dezembro, estava bem estabelecido no calendário imperial Romano, não há provas que uma celebração religiosa de Sol naquele dia antedatou a celebração do Natal.” (FONTE: citação de..–S. E.  Hijmans, o sol na arte e religiões de Roma, (ISBN 978-90-367-3931-3), página 588, também citado na Wikipedia – Sol Invictus)

O outro é o pesquisador histórico Michael Alan Anderson, que diz…

“O sol e o Cristo dizia-se nascer de novo em 25 de dezembro.  Mas enquanto as associações solares com o nascimento de Cristo criaram poderosas metáforas, a evidência não suporta tal  associação direta com os festivais romanos solares.  As mais antigas evidências documentais para a festa de Natal não mencionam a coincidência com o solstício de inverno…” (FONTE: Michael Alan Anderson, símbolos dos Santos [ProQuest 2008 ISBN 978-0-54956551-2], página 45-46.  citado também na enciclopédia Wikipédia – Sol Invictus)

RESPOSTA 5 – mas ainda assim, estes grupos anti-Natal dizem que o Natal é de origem pagã, devido a sua data (25 de dezembro) ser semelhante à data do festival pagão do ‘Sol Invictus’, sem saber o fato de que (25 de dezembro) é também um festival judaico de luz durante o dia 25 de Kislev, chamado “Hanukah “, onde eles já praticavam isto antes que Cristo nascer e, no entanto, isto não quer dizer que a festa de Kislev foi derivada do paganismo,

Aqui está a prova que (25 de dezembro) não é baseado no paganismo, mas originalmente veio do Hanukah, um festival judaico de luz.

Desconhecido para muitos, o 25 de dezembro [que para os judeus começa na noite de 24 de dezembro e segue por oito dias até 1 de Janeiro] é a festa da Kislev– A FESTA JUDAICA DAS LUZES, que originou-se na purificação do templo durante a época de Judas Macabeu, que é um ‘tipo’ de Cristo, que veio a este mundo para purificar e santificar-nos dos pecados. ‘ (REFERÊNCIA da FONTE:  “Festa ” no C. Merrill  Tenney * Alexander Cruden, Dicionário Bíblico * concordância.  Grand Rapids, Michigan: Lampligher livros, Zondervan editora, 1983.  p. 55-56. )
.
Logicamente, se aceitarmos os argumentos do grupo anti-Natal em suas afirmações de que o Natal é derivado do paganismo também teremos que aceitar que a festa judaica de Kislev que coincide com esta data (25 de dezembro) deve ser pagã também?

Além disso, o festival judaico das luzes era conhecido na Bíblia como a Festa da Dedicação do Templo. Podemos ler em Jo. 10,22 (New American Bible) “a festa da dedicação estava então ocorrendo em Jerusalém. Era inverno”. Agora a pergunta para os grupos anti-Natal, se eles consideram que o Natal é do paganismo, como eles sempre insistiram, que tal os judeus celebrarem o Kislev (festival da luz), que também data em 25 de dezembro? Também significa uma celebração pagã?. . .

► OBJEÇÃO 1: Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro, que é semelhante com o festival pagão do Sol Invictus??.

● RESPOSTA:
De fato, por causa dessa semelhança da referida data (25 de dezembro), trouxe aos primeiros cristãos uma oportunidade para alterar (ou mudar) e para combater o festival pagão do ‘Sol Invictus’.

Isto facilitou cristianizar o paganismo em Roma e também enterrar sua festa pagã de ritual de luxúria e prática de orgias pelos romanos pagãos daqueles tempos. E então eles já não eram lembrados. É também uma forma de atrair os pagãos ao cristianismo durante o século IV, quando o cristianismo foi declarado como religião legal do Império Romano, só porque para pagãos (25 de dezembro) foi o nascimento de seu deus “Sol Invictus”. Mas para os cristãos primitivos daqueles tempos orgulhosamente proclamavam que o verdadeiro deus sol é Jesus, de acordo com a profecia de (Malaquias 4,2), que diz:. (Nova Versão Internacional) “Mas, sobre vocês que honram o meu nome, o SOL DA JUSTIÇA brilhará, com cura nos seus raios; e vocês saltarão como bezerros gordos”. E isto foi gradualmente substituído a festa pagã em uma significativa celebração que atraiu os pagãos ao Deus verdadeiro da verdadeira fé (cristianismo) contra os falsos deuses do paganismo. Assim, a festa do nascimento (25 de dezembro) de Jesus tornou-se uma vitória fundamental do cristianismo, sob o nome de Jesus sobre os falsos deuses pagãos como o “Sol Invictus”. Romanos 12,21 (New American Bible) ‘não sejam conquistados pelo mal, mas vençam o mal com o bem’. E então, logicamente, (25 de dezembro) foi enraizado no pensamento cristão, dado que a data do Natal foi usada primeiramente para razões cristãs, não pagãs. Isto é o contrário dos motivos pagãos e das acusações e falácias dos grupos anti-Natal.

► OBJEÇÃO 2: A celebração do nascimento de um Deus veio do paganismo. Os egípcios comemoravam o aniversário do Faraó, como o que romanos pagãos celebravam o nascimento do deus sol “Sol Invictus” em 25 de dezembro. Aqui está o versículo da Bíblia para uma celebração pagã dos egípcios para o aniversário do Faraó: Genesis 40,20 (New International Version) “agora, no terceiro dia, foi o ANIVERSÁRIO DO FARAÓ, e ele deu um banquete para todos os seus funcionários. Ele convidou os chefe dos copeiros e do chefe dos padeiros na presença de seus funcionários:”.

O versículo é claro em dizer que o egípcios pagãos comemoravam o aniversário do Faraó muito antes dos pais da sua Igreja primitiva inventarem o 25 de dezembro. Assim, o Natal foi adaptado do paganismo, pois assim como o Sol Invictus é o deus sol para os romanos pagãos, o faraó é deus para os egípcios pagãos, como Jesus é Deus para os católicos e alguns protestantes que ainda abraçam tradições católicas. 

● RESPOSTAS:

RESPOSTA (1) O tipo de raciocínio lógico que compara coisas boas com coisas erradas devido a algumas semelhanças, concluindo que as coisas boas são erradas, é claramente ilógico. É um exemplo de falácia lógica non-sequitur que sempre foi usada nos debates de argumentação. Se seguimos esse tipo de razão lógica, então parece que nós (como boas pessoas) não devemos comer alimentos, uma vez que todos nós sabemos que pessoas más como humanos também comem alimentos.

Será que esse grupo herético anti-Natal iria concordar com isso? Se não, então eles não deveriam comparar o Natal com Gênesis 40,20.

RESPOSTA (2) Essa passagem (Gênesis 40,20) relata que foi o Faraó quem deu uma festa para seus funcionários e não seus funcionários que deram uma festa de aniversário ao faraó. A celebração do Natal, ao contrário, como o nascimento de Jesus, é preparada por católicos (e outros cristãos) dedicada para o nascimento de Jesus, e não por Jesus que nos dá uma celebração de seu nascimento e, assim, este versículo (Gênesis 40,20) não é apropriado para usar contra o Natal.

RESPOSTA (3) Se continuarmos a ler ao verso [23], veremos que o faraó matou seu padeiro por enforcamento durante seu aniversário e, assim, a morte acontecia nessas ocasiões. Em contrário, os católicos celebram o nascimento de Jesus, que significa a vida nova trazida para nós, a paz que veio de acordo com a profecia de (Isaías 9,5), um menino que iria nascer e seria chamado de ‘Príncipe da Paz’:. Isaías 9,5 (New American Bible) [5] ‘ pois UM MENINO NOS NASCEU, um filho se nos deu; e o domínio está sobre os seus ombros. Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, PRÍNCIPE DA PAZ.’

As passagens não dizem “Príncipe da morte”, ao contrário do assassinato do padeiro pelo faraó durante seu aniversário. Então, novamente, este versículo (Gênesis 40,20) é fraco para diminuir o espírito do Natal. .

RESPOSTA (4) De fato, não há nada errado em comemorar o nascimento, porque o dia do nascimento é bom.

Eclesiastes 7,1: “Um bom nome é melhor do que um bom óleo, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento”. Aqui, embora o dia da morte seja bom, ele não ignora o fato de que o dia do nascimento é ‘bom’, como dia da morte é muito bom. Assim, não há nada de errado com a comemoração do nascimento de alguém, como o nascimento de Jesus.

RESPOSTA (5) De acordo com (Gênesis 40,20) este versículo não é adequado comparar a ligação para o nascimento de Cristo, em que um ser humano da classe do Faraó que, à época em que eram adoradores de ídolos (falsos deuses), o Faraó também é um deus auto proclamado no Egito antigo. Assim como todos os profetas auto proclamamos no nosso tempo, que alegam que são o último mensageiro de Deus, assim como Muhammad do Islã, Joseph Smith de Mórmons e Felix Manalo da denominação Iglesia ni Cristo.

Apenas como exemplo, o membro da Igreja ni Cristo se considera tão puro que, segundo eles, não tinham nenhuma tradição pagã.

Agora, a questão é: por que os seus companheiros estão celebrando o Ano Novo com fogos de artifício dado o fato de que ele veio do paganismo, que se originou da Mesopotâmia, Roma e China?

‘O Ano Novo é uma das mais antigas e mais universais de todas as tradições pagãs!’ (Fonte link: http://www.Bodyofchristonline.we/newyearseve/index.html).

É correto chamá-los de ‘hipócritas’? Sim, eles fingem ter crenças, ações ou proibições, mas não são consistentes com suas crenças e, portanto, eles contradizem sua própria lei, que claramente é uma hipocrisia. . . .

► OBJECÇÃO 2 [sua celebração de Natal não está escrita na Bíblia, Deus não lhe instruiu a fazer uma celebração de Natal. A Bíblia nunca mencionou celebrar o aniversário de Jesus, nem mesmo seu apóstolo celebrou a data de nascimento de Jesus, nem nos instruiu a celebrá-la. ]

● RESPOSTA:.

RESPOSTA (1) Esse tipo de pergunta é uma espécie de raciocínio ilógico de olhar instrução de Deus. O fato de que, o próprio Deus permitiu que o homem decidisse sua própria festa e celebração.

Êxodo 12,14 (New American Bible)

“Esse dia será para vocês um dia de recordação. Celebrem-no como festividade para Yahewh por todas as suas gerações. Vocês devem celebrá-lo, pois é um decreto permanente.”

Deuteronômio 16,14 (Nova Bíblia de Jerusalém) “Deveis vos alegrardes na VOSSA FESTA, vós, seu filho e sua filha, seus servos homens e mulheres, o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva que vivem em sua comunidade.”

Naum 2,1: “Eis sobre os montes os pés daquele que traz boas novas, aquele que publica a paz. Ó Judá, CELEBRA AS TUAS FESTIVIDADES. Paga os teus votos; porque não mais passará por ti nenhum imprestável. Certamente será decepado na sua inteireza.”

Vê? Agora, quanto mais motivos os católicos têm na celebração do Natal. Mas os grupos anti-Natal talvez levantem outra objeção, que estes versos não mencionam que Deus instruiu celebrar o Natal, mas uma celebração de uma festa isolada. Mas há outras coisas, dado que a celebração do Natal também é um tipo de festa. Portanto, tendo esta festa para o nascimento de Jesus, também é permitida por Deus, enquanto é dedicado para a fé e para ele (o Senhor). É por isso, se lermos toda a passagem de (Es. 9,19-22), os israelitas (povo judeu) fizeram uma tradição por si mesmos em celebrar sua própria festa, uma festa que eles mesmos instituíram, sem qualquer ordem de Deus.

Es. 9,19-21 (versão TNM):

É por isso que os judeus que moravam nas cidades dos distritos ao redor fizeram do dia 14 do mês de adar um dia de alegria, de banquetes e de comemoração, uma ocasião para enviar porções de alimento uns aos outros.
Mordecai registrou esses eventos e enviou cartas oficiais a todos os judeus em todas as províncias do rei Assuero, tanto às próximas como às distantes. 21 Ele lhes ordenou que celebrassem anualmente os dias 14 e 15 do mês de adar, pois nesses dias os judeus descansaram dos seus inimigos, e nesse mês sua tristeza se transformou em alegria, e seu luto em comemoração. Eles deveriam celebrar essas datas como dias de banquetes e de alegria, como ocasião para enviar porções de alimento uns aos outros e dar presentes aos pobres.

 

Podemos ver no versículo [19] que os judeus fizeram um feriado, que realizavam todo mês de Adar, em que se alegravam na festa e troca de presentes (assim como dos católicos fazem na celebração de Natal como uma festa para o nascimento de Jesus, onde todos se alegram neste feriado com troca de [dar] de apresentar [presentes]). E continuando-se a ler os versículos seguintes [22] e [28], descobrimos que a razão pela qual que eles celebram a festa é para ‘comemoração’ da libertação na batalha contra os inimigos e por escaparem de Hamã.

Es. 9, 22.28 (versão TNM):

“pois nesses dias os judeus descansaram dos seus inimigos, e nesse mês sua tristeza se transformou em alegria, e seu luto em comemoração. Eles deveriam celebrar essas datas como dias de banquetes e de alegria, como ocasião para enviar porções de alimento uns aos outros e dar presentes aos pobres. […] Esses eram dias para ser lembrados e celebrados por todas as gerações, por todas as famílias, em todas as províncias e em todas as cidades. Esses dias de Purim não deveriam ser descontinuados entre os judeus, e essa comemoração não deveria ter fim entre os seus descendentes.”

Vê? Os judeus também fizeram seu próprio festival chamado ‘Purim’ sem qualquer instrução de Deus. Mesmo para esta geração atual, povo judeu celebra o festival de Purim em Israel. Mesmo que os católicos fizeram a própria celebração de festa para comemorar o nascimento de Jesus sem instrução de qualquer Deus da Bíblia.  E desde então, os judeus celebram a “festa para comemoração” que é aceitável no olho de Deus. Quanto mais a comemoração do nascimento de Jesus no Natal?

E quanto mais de lembrarmos o nascimento de Jesus, com ações de graças, doações e partilha, em que a paz e amor prevalecem. Neste sentido, embora não seja instruído por Deus, é logicamente aceitável (ou permitido) aos olhos de Deus.

RESPOSTA (2) Por que procurar na Bíblia a instrução de ter festa de Natal para o nascimento de Jesus? O fato de que na própria Bíblia, a Igreja foi dada uma autoridade em qualquer declaração de Igreja aqui na terra, só porque o próprio Cristo deu autoridade à sua Igreja em (Mateus 16,18). Mateus 16,18-19:

“e eu te digo, Pedro: tu és pedra, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que proibirdes na terra será proibido no céu, e o que permitirdes na terra será permitido no céu.” .

Aqui, no versículo [18] Cristo estabeleceu sua Igreja no apóstolo S. Pedro, confiando as chaves do Reino dos céus (poder, autoridade) ao apóstolo S. Pedro, enquanto que no versículo [19] Cristo diz a Pedro: ‘….o que proibirdes na terra será proibido no céu, e o que permitirdes na terra será permitido no céu’,

Esta declaração no versículo [19] salienta que cada declaração pela Igreja aqui na terra também é permitida no céu. E desde então a Igreja Católica é a Igreja cristã com 2.000 ano de idade que está enraizada na sua linhagem que tem seu caminho de volta para a linha de liderança (autoridade) do Apóstolo Pedro. Portanto, a Igreja Católica tem autoridade para declarar qualquer celebração ou dias de festa (mesmo sem qualquer instrução da Bíblia), enquanto esta festa de comemoração estiver em relação a Cristo ou desde que relacionada com a fé.

► OBJEÇÃO 3 [dado que o 25 de dezembro foi primeiro usado pelos primeiros Pais da Igreja, PORTANTO, ele foi inventado por seus Pais da igreja, ou seja, é ANTIBÍBLICO, não encontrado na Bíblia nem escrito na Bíblia que 25 de dezembro foi o nascimento de Jesus. ]

● RESPOSTA: Por que esses grupos de anti-Natal procuram um significado literal, palavra por palavra, do mês específico e data de nascimento de Jesus? O fato é que a própria Bíblia em si nos dá pista lógica que nos conduz ao 25 de dezembro, pela computação em sua sequência de eventos (eventos cronológicos).

Eles deveriam abrir suas mentes e não ficar só na Bíblia sozinha. Por favor, analise por que tornou-se (25 de dezembro):

Isto começou com Zacarias, um sacerdote judeu que entrou dentro do templo para oferecer o incenso, como podemos ler em Lucas 1,9.

Lucas 1,9 (versão TNM) “Segundo o costume estabelecido do sacerdócio, chegou a sua vez de oferecer incenso ao entrar no santuário de Jeová” .

De acordo com a tradição judaica, este incenso queimando no interior do santuário interno do templo tradicionalmente é feito uma vez por ano, no dia 15 do mês judeu de ‘tishrei’ (que é equivalente a 25 de setembro, em gregoriano). Enquanto Zacarias estava no santuário interno do templo, um anjo veio a aparecer à sua presença, e trouxe uma mensagem de que ele teria um filho com sua esposa, Isabel e que o nome seria “João” e que na mesma data e mesmo mês de tishrei (25 de setembro), a esposa de Zacarias, Isabel, fica grávida, como podemos ler em Lc. 1,11.13.

Lucas 1,11-13 (versão TNM):
“Então, apareceu-lhe o anjo de Jeová, em pé à direita do altar do incenso. Zacarias, porém, ficou aflito ao vê-lo e foi tomado de medo. No entanto, o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias, porque as suas súplicas foram ouvidas, e sua esposa, Elisabete, lhe dará um filho, e você deve pôr nele o nome de João.”
Assim, depois de ficar grávida em 25 de setembro, devemos contar mais 6 meses à frente. Mas por que 6 meses?

Só porque que se continuarmos a leitura até Lc. 1,24-27, 30-31) podemos ver que quando faz 6 meses de concepção de Elisabete outro anjo foi enviado mais uma vez para uma menina virgem, Maria, trazendo-lhe uma mensagem que ela vai ter um bebê:

Lucas 1,24-27,30-31 (versão TNM)

Alguns dias depois, Elisabete, sua esposa, ficou grávida, e se manteve isolada por cinco meses; ela dizia:  “É assim que Jeová agiu comigo nestes dias. Ele voltou sua atenção para mim, para tirar a minha desonra entre as pessoas.”
No sexto mês dela, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,  a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. De modo que o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria, pois você achou favor diante de Deus. E agora você ficará grávida e dará à luz um filho, e deve lhe dar o nome de Jesus.

 

Assim, podemos calcular o evento de sequência de datas. Então, veremos que 25 de dezembro será apresentado. Porque: 15 de TISHREI = ’25 de SETEMBRO’ (Anunciação de Elisabete, começou a conceber o bebê João)
+
6 MESES (da gravidez de Elisabete) = 25 de MARÇO (Anunciação de Maria, a partir do ponto de Maria conceber um bebé chamado Jesus).

(25 DE MARÇO) + (9 meses de gravidez) = 25 de DEZEMBRO. PORTANTO, 25 de dezembro é a data de nascimento de Jesus, com base na sequência de eventos das Escrituras como computamos. Assim, os primeiros Pais da Igreja nunca cometeram um erro com sua ideia/teoria/pensamentos sobre o nascimento de Jesus, dado o fato de que ele suporta a análise das Escrituras como prova e não foi inventado como alguns anti-Natal acusam.

► OBJEÇÃO 4 [festejamos o nascimento de Jesus em todos os dias na nossa mente e coração e não só no 25 de dezembro. ].

● RESPOSTA:

Errado, porque a Bíblia diz que há um tempo para tudo.

Eclesiastes 3,1-4:
Para tudo há um tempo determinado;
Há um tempo para toda atividade debaixo dos céus:
Tempo para nascer e tempo para morrer;
Tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou;
Tempo para matar e tempo para curar;
Tempo para derrubar e tempo para construir;
Tempo para chorar e tempo para rir;
Tempo para lamentar e tempo para dançar;

Assim, não é errado comemorar o nascimento de Jesus, pois este é um momento de alegria. Como diz a Bíblia, há um tempo para tudo.

► CONCLUSÃO,

Portanto, o Natal (25 de dezembro) não é de origem pagã, mas é enraizado no pensamento cristão, não pagão. Essa data já era usada muito antes da festa pagã do ‘Sol Invictus’ ser iniciada. E esta data (25 de dezembro) foi mais tarde usada para alterar este pagão festival para enterrar o paganismo, e então, já não iria mais ser lembrado.  Além disso, a data foi veio também um evento computado de sequência bíblica. Isto prova que embora o 25 de dezembro não esteja literalmente escrito na Bíblia, logicamente pode ser analisado seu evento sequencial que nos levou a (25 de dezembro) como resultado. Assim, não há nada de errado em celebrar e comemorar o nascimento de Jesus. Os cristãos (católicos e alguns protestantes), todos estão alegres e jubilosos que Deus veio até nós em carne e habitou entre nós, através de seu nascimento. Neste sentido, apenas cumprimos o que Lc. 2,10-11 afirmou.

Lucas 2, 10-11 (versão TNM)

“Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo, pois estou aqui para lhes declarar boas novas de uma grande alegria que todo o povo terá. Pois hoje lhes nasceu na cidade de Davi um salvador, que é Cristo, o Senhor.”

 

Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=727917114031579&id=387510308072263&substory_index=0
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.