Como os cristãos podem legitimar um Deus que ordena o genocídio de nações inteiras?

A própria noção de que Deus ordenaria a obliteração de nações inteiras é abominável para os céticos e os buscadores. No contexto, no entanto, os comandos de Deus são perfeitamente consistentes com sua justiça e misericórdia.

Primeiro, um texto sem contexto é um pretexto. Os mandamentos de Deus para destruir as nações que habitam a terra prometida de Canaã nunca devem ser interpretados isoladamente de seus contextos imediatos. O comando para “destruí-los totalmente” (Deuteronômio 7: 2) é contextualizado pelas palavras: “Não se familiarize com eles. . . pois eles vão afastar seus filhos e filhas de me seguir para servir outros deuses. . . . Isto é o que você deve fazer com eles: quebrar seus altares, esmagar suas pedras sagradas, cortar seus pólos de Asherah e queimar seus ídolos no fogo “(v. 3-5). Como tal, o objetivo do comando de Deus não era a obliteração dos ímpios, mas a obliteração da perversidade.

Além disso, as instruções marciais de Deus são qualificadas por suas intenções morais de poupar o arrependido. Como o autor de Hebreus explica: “Pela fé, a prostituta Raab, porque acolheu os espiões, não foi morta com aqueles que foram desobedientes” (11:31). Não só Raab e sua família foram poupados por causa de sua fé, foi permitido viver entre os israelitas (Josué 6:25) e veio a ocupar uma posição privilegiada na linhagem de Jesus Cristo (Mateus 1: 5). O desejo de Deus de poupar a cidade pagã de Nínive ilustra ainda a extensão de sua misericórdia para o arrependido (veja Jonas).

Finalmente, Deus ordenou inequivocamente a Israel que tratasse os estranhos que viviam entre eles com respeito e igualdade. Os estrangeiros que vivem entre os israelitas foram autorizados a celebrar a Páscoa (Números 9:14, cf. 15:15), se beneficiaram de um sistema agrário de bem-estar (Levítico 19: 9) e gozavam de proteção legal total (Deuteronômio 1: 16-17) . Até os descendentes dos inimigos de Israel, os edomitas e os egípcios, foram autorizados a entrar na assembléia do Senhor (Deuteronômio 23: 7-8). Na verdade, Deus condenou a opressão dos estranhos no idioma mais severo possível: “Maldito o homem que retém a justiça do estrangeiro, do órfão ou da viúva” (Deuteronômio 27:19). Essa preocupação com os estrangeiros demonstra claramente que a misericórdia deve ser mostrada àqueles que, pela fé, se arrependeram de sua idolatria e foram enganados ao verdadeiro Israel (ver Romanos 11: 11-24).

Para mais estudos, veja Gary M. Burge, Qual terra? Qual Promessa? (Cleveland, OH: The Pilgrim Press, 2003): 82-93.


“Se você realmente muda seus caminhos e suas ações
e se lida mutuamente com justiça, se você não oprimir
o estranho, o órfão ou a viúva e
não derramar sangue inocente neste lugar, e se você
não segue outros deuses para o seu
Será um dano próprio, então deixarei você viver neste lugar, na terra que eu
dei aos seus antepassados ​​para sempre e sempre. “

JEREMIAS 7: 5-7Fonte: http://www.equip.org/bible_answers/how-can-christians-legitimize-a-god-that-orders-the-genocide-of-entire-nations/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.