Como colocar as Testemunhas de Jeová para OUVIR – nenhum Progresso ?

Nenhum progresso visível?

“Por que as Testemunhas de Jeová
PERDEM O PONTO
— mesmo quando parece que elas deveriam alcançar?

FRUSTRADO? Parece que está indo a lugar nenhum nas conversações com as TJ? Por que isso acontece com tanta freqüência?

Embora bom, pode estar faltando algo em seu argumento.

A situação mais comum é a do cristão que quer ensinar a verdadeira doutrina cristã a uma TJ e  começa tentando  fazer isto usando a bíblia. Cedo ou tarde percebe que está só girando sua  roda sem ir a lugar algum.

Por que? Porque deixou de seguir alguns passos necessários.

Seus esforços se comparam a alguém tentando ensinar cálculo sem antes ensinar álgebra e aritmética. Você não pode aprender cálculo sem conhecer álgebra, e não pode aprender álgebra sem conhecimento de aritmética. A TJ não consegue aprender a doutrina cristã a menos que primeiro veja que a doutrina da Sociedade Torre de Vigia está errada. E ela não pode aprender que a doutrina está errada a menos que  veja  através da própria pretensão da Sociedade de ser autoridade divina e porta voz de Deus .

Caso não prove em primeiro lugar que a organização não é de confiança (documentando suas profecias falsas e mudanças), e em segundo lugar conheça os versículos bíblicos que as TJ aprenderam para apoiar as doutrinas da Sociedade Torre de Vigia, não espere ter muito sucesso nesse terceiro passo de ensinar a doutrina Cristã das Escrituras.

E mesmo que você comece corretamente, uma Testemunha de Jeová poderá simplesmente ignorar a evidência.

Por que? Muitas pessoas tem dificuldade em admitir que estão erradas e as Testemunhas de Jeová  mais  ainda — porque  elas têm muito a perder.

Como assim? Caso tenha introduzido algumas dúvidas na mente das TJ, mas ela ainda não rejeitou a organização da Torre de Vigia, e não ousa admitir tais dúvidas. Ela ainda se sente na obrigação de trazer você para a “organização de Deus” —  e não quer ver seus esforços  minados ao admitir   dúvidas no ponto de visto aceito.

Ou, se o que  disse realmente levou a TJ a  questionar seriamente se ela está realmente  na religião certa, ela ainda sentirá medo de expressar estes pensamentos antes de resolver este assunto completamente em sua mente.

Ela sabe que se confessar suas dúvidas à você, existe a possibilidade disso se tornar público e ela ficar em apuros com os anciãos da congregação que poderão forçá-la a se decidir contra ou a favor da organização, antes mesmo dela ter a oportunidade de explorar os fatos de maneira reservada e na sua própria conveniência de tempo.

Portanto, não desista. Desde que a TJ esteja disposta a te ouvir, existe razão para se ter esperança que aquilo que está sendo dito tenha um bom efeito.

Além do mais, mesmo que convença completamente  a TJ que a Sociedade Torre de Vigia é um falso profeta e ela queira parar de seguir a Sociedade e ser um seguidor de Cristo, ela pode ainda não estar disposta a admitir isto para você.

Porque? Porque poderá  ter que encarar problemas ao ajudar  o cônjuge ou amigos ou parentes a chegarem à mesma conclusão.

Qualquer anúncio prematuro poderá resultar em desassociação, cortando-se  a comunicação com essas pessoas amadas e  bloqueando-se  o caminho de ajuda à elas.

Nessa situação a TJ poderá estar disposta  a  confiar em você, mas terá de estar convencida de que é digno de confiança e capaz de manter o assunto em privado — isto é , ela se tornará um discípulo como Nicodemus ou José de Arimatéia, mantendo este segredo por meses ou até anos.

O problema nem sempre está na apresentação do cristão ou no medo da TJ em admitir o erro. As vezes a TJ simplesmente não quer ouvir a verdade, ou ouvindo-a, não quer recebê-la.

Mas não é a verdade do evangelho, se apresentada corretamente, poderosa o suficiente para vencer qualquer obstáculo? Sim, mas as pessoas ainda podem fazer escolhas. Quantos se tornaram discípulos dos milhões de galileus da judéia e Samaria que ouviram pessoalmente a pregação de Jesus? Quantos ignoraram a mensagem ou até mesmo se enfureceram e o odiaram?

Assim, podemos esperar ter melhores resultado que Jesus ? A falha pode não estar na nossa mensagem, mas, em vez disso nos ouvintes que fecharam os seus ouvidos e corações.

Se você pulou algum passo essencial de como  raciocinar com as TJ’s, releia-o neste folheto para ver como minar a autoridade da seita (passo #1).  E nosso livro As Testemunhas de Jeová Refutadas versículo por versículo, que  lhe ajudará a desembaraçar  raciocínios distorcidos (passo #2).

Então, quando se sentir seguro que está usando as melhores técnicas e estratégias, se torna uma questão de paciência e  perseverança. Não se sinta desencorajado pela aparente falta de progresso.

Desenvolver uma Testemunha de Jeová é como fazer um túnel através de uma montanha. Não há nenhuma indicação que o túnel esta prestes a atingir a luz — apenas golpes após golpes no escuro até que repentinamente  se atinge a luz do dia.

O Senhor sabe quem responderá ao chamado e quem não irá. Nós continuaremos o seu trabalho de semear a semente em todo tipo de solo, cultivando-o do nosso melhor modo. E, especialmente com respeito as Testemunhas de Jeová, as palavras de Eclesiastes 11:6 se aplicam:

“Pela manhã semeia a tua semente, e a tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará: se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas.”

As TJ que começam a questionar e ansiar a verdade podem ser forçadas a ficarem caladas por um tempo, e não se sentirão encorajadas a te darem  sinais de progresso. Mas, no devido tempo você as ouvirá louvando o Senhor!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.