As testemunhas de Jeová e Colossenses 1,15 – O “Primogênito”

Por que você não volta para lá comigo? Observe o que Paulo escreve sobre Jesus …

Colossenses 1,15
“Ele [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação”.

O primogênito! Ahh, então a Testemunha de Jeová em sua varanda normalmente dirá algo como:

Testemunha de Jeová: “Olhe para isso. Paulo diz que Jesus é o “primogênito” de toda “criação”. Paulo está dizendo que Jesus foi a primeira de todas as criações de Deus. Ele foi trazido à existência algum tempo na eternidade passada (antes da criação do mundo). Então, porque esse é o caso, obviamente Jesus não pode ser o eterno, Deus Todo-Poderoso. ”

Bem, isso pode parecer bastante persuasivo para as pessoas que não estudaram isso. Então, como podemos responder a isso? É isso que este versículo está ensinando (que Jesus foi o primeiro a ser criado por Deus)? Não.

Essa palavra “primogênito”, em Colossenses 1,15 , é a palavra grega “prototokos”. Não significa “primeiro criado”, como dizem as seitas. Há outra palavra grega para “primeiro criado” (protoktistos) e Paulo não usou essa palavra.

Os estudiosos gregos concordam que a palavra que Paulo usa aqui em Colossenses 1:15 (prototokos) significa:

1. Superior
2. Preeminente em hierarquia
3. Elevado

É isso que Paulo, que escreveu esta epístola, estava dizendo sobre Jesus (que Ele é preeminente em posição, superior a, e acima de toda criação).

Por que Jesus é superior a toda a criação? Bem, o versículo seguinte explica. Observe o fluxo. Paulo diz:

Colossenses 1,16-17
16 Porque por ele {Jesus} todas as coisas [quantas coisas? TODAS AS COISAS] foram criadas que estão no céu e que estão na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou domínios, ou principados ou poderes. Todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. 17 E Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas.

É por isso que Jesus é superior a tudo. Ele é Aquele que fez tudo!

Para lidar com as implicações destes dois versículos (Colossenses 1,16-17 ) as Testemunhas de Jeová acrescentaram quatro palavras em sua tradução da Bíblia que não estão no grego original para dar à gente a impressão de que Jesus só fez algumas coisas – não TODAS as coisas .

Bem, esta é uma forma deplorável para lidar com as Escrituras. Não devemos adulterá-la para conformá-la à nossa teologia. Devemos formar nossa teologia (nossas crenças) em torno do que a Bíblia diz! E esta passagem (Cl 1,16-17  claramente retrata Jesus como o Criador de todas as coisas. Ele mesmo nos diz no v. 17 que Ele existia antes que todas as coisas viessem a existir.

Irmãos e irmãs, Ele é o Deus eterno!

Portanto, se uma testemunha de Jeová ou alguém tentar dizer-lhe que o termo “primogênito” significa que Jesus foi o primeiro a ser criado por Deus, gentilmente diga-lhes que estão equivocadas e que a passagem está realmente ensinando que Jesus é superior ou acima da criação.

Tudo bem, avançando… vamos ver outro verso que as seitas gostam de trazer para cima encontrado em João capítulo 3 (segue)

Mais de 250 perguntas difíceis da Bíblia respondidas de forma simples e descomplicada em mais de 500 páginas de conteúdo

Fonte: http://www.alwaysbeready.com/deity-of-christ?id=244#firstborn
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.