Ansiedade existencial: Entre fé e desespero

54c75abf96ee6_anxiety-1O homem pode proclamar a morte de Deus, mas não pode eliminar a ‘sede de Deus’. Encontramos aqui a resposta chave à ansiedade existencial: nossa necessidade de relacionamentos é – e sempre será – bidimensional: com nossos companheiros seres humanos, mas também com o nosso Criador.
“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim minha alma clama por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.”  (Salmo 42,1-2)

A ansiedade é uma das condições médicas mais comuns hoje que afeta cerca de 20 por cento da população. Quase metade dos pacientes atendidos por um médico de família têm algum tipo de transtorno de ansiedade relacionada. Muitos sintomas corporais são causados por ansiedade: dores de cabeça, falta de ar, tonturas, dores musculares, disfunções sexuais, etc.

É minha opinião que não se pode reduzir a ansiedade a um mero distúrbio bioquímico do cérebro. A ansiedade é um problema multidimensional onde os fatores social e também espiritual-existenciais desempenham um papel fundamental: a incerteza sobre o futuro, a insegurança nas relações pessoais, crise de confiança e fidelidade, tudo isso faz um terreno fértil para o aumento de pessoas ansiosas em nosso mundo materialista. Uma das causas mais negligenciadas de ansiedade é a falta de significado e propósito na vida. Isto é o que chamamos de ansiedade existencial.

Certas escolas de psicoterapia, as assim chamadas escolas existenciais, defendem que o problema central do homem reside na sua falta de sentido na vida. Autores como Victor Frankl e L. Binswanger identificam o problema básico de uma pessoa como a ausência de significado vital com seus resultados inevitáveis: o desespero, a sensação de desorientação cósmica, a náusea que Sartre fala. Esta inquietação interna perturbadora, chamada de ansiedade existencial, vai muito além dos sintomas de ansiedade clínica (ataques de pânico, pensamentos obsessivos, fobias etc.). Qual é a origem de uma condição tão profundamente enraizada que não é aliviada pelo uso de drogas anti-ansiedade, nem pela psicoterapia? De acordo com os terapeutas existenciais a solução reside em encontrar relações significativas e enriquecedoras. A chave terapêutica do homem é ser encontrado em encontros com os outros: um relacionamento genuíno é o instrumento de cura principal.

Este ponto de vista das escolas existenciais coincide parcialmente com o diagnóstico bíblico da natureza humana. Deus criou os seres humanos com uma grande necessidade de relacionamentos. “Não é bom que o homem esteja só, vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele” , disse Deus, desde o inicio. Isso não deveria surpreender-nos, já que os humanos foram feitos à imagem e semelhança de seu Criador que, desde a eternidade, goza de uma relação harmoniosa e íntima entre as pessoas da Trindade. Isto ajuda-nos a compreender que os seres humanos nascem com esse profundo desejo de ter contato com um “você”.

Muitas pessoas, no entanto, parecem ter relações satisfatórias “sociais” e ainda assim não têm paz, a harmonia interior que a Bíblia descreve como shalom, e sua vida continua a ser vazia, faltando alguma coisa, que acham difícil de descrever. G. Steiner, renomado pensador e estudioso, refere-se a este vazio como “uma nostalgia do Absoluto” que, segundo ele, é o resultado do vazio moral e emocional na cultura ocidental devido ao declínio dos sistemas religiosos formais. Steiner certamente, está apontando na direção certa. “Como suspira a corça pelas correntes das águas… a minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmo 42,1-2). O homem pode proclamar a morte de Deus, como Nietzsche fez, mas ele não pode eliminar a sede de Deus. Encontramos aqui a resposta chave à ansiedade existencial: nossa necessidade de relacionamentos é – e será sempre será – bidimensional: com nossos companheiros seres humanos, mas também com o nosso Criador. Tal era a situação original do homem, como a verdade bíblica descreve para nós.

O relacionamento mais importante é a relação com o nosso Criador. Em Gênesis 1 e 2, os seres humanos não têm problemas emocionais: não havia medo, vergonha, dor, porque havia uma perfeita relação entre Deus e o homem, e que deu cumprimento total. Mas, tão logo o homem se afasta de Deus, essa harmonia é quebrada e conflitos dentro de si mesmo surgem, medo e vergonha ocorrem pela primeira vez, bem como com o seu próximo ‘Caim atacou seu irmão Abel e o matou’. É neste sentido que a separação de Deus é a melhor fonte de ansiedade, porque a nossa mais profunda necessidade não está sendo atendida. O próprio Jung, em uma citação muito famosa, disse que “eu nunca vi um único caso de neurose que, finalmente, não têm uma origem existencial’.

Essa solidão existencial e ansiedade às vezes pode tornar-se muito preocupante e quase insuportável. As palavras de Jesus na cruz: ‘Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?’ Lembra-nos da intensa dor desta realidade. Quão correto estava o autor místico espanhol São João da Cruz, quando escreveu sobre “a noite escura da alma sem Deus”! Sim, estar longe de Deus é uma experiência terrível, provavelmente a mais perturbadora que qualquer ser humano pode enfrentar. Este é o inferno, o banimento do relacionamento com Deus.

É precisamente aqui que a fé cristã se torna o antídoto que atinge a causa mais profunda da ansiedade. Como é que este efeito terapêutico é realizado? Há duas palavras-chave: Esperança e oração. Em última análise, o problema da ansiedade requer uma firme esperança, uma esperança que não é utopia, mas com base na pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo. É uma esperança que proporciona segurança e significado à nossa existência – tanto no presente e futuro – porque não surgem principalmente dos meros sentimentos subjetivos -‘a experiência religiosa ‘- .mas de fatos objetivos. É impressionante notar que sempre que o apóstolo Paulo se refere a promessas de Deus e da vida futura, e usa o verbo ‘sabemos’ , ele não diz que imaginamos ou que sentimos. A esperança sólida, descrita como “uma âncora para a alma… firme e segura” [i] é um bálsamo para a nossa profunda inquietação e ansiedade.

A fé cristã também alivia a ansiedade existencial através das ferramentas terapêuticas da oração e meditação da Bíblia. Na medida em que elas nos fornecem um contato pessoal com Deus, ambas nos voltam para a primeira relação original (com as óbvias limitações impostas a nós pela nossa natureza caída). Assim, a oração e a meditação nos permitem reconstruir os alicerces da nossa existência, e dar de volta à pessoa o verdadeiro propósito de sua vida: A relação com Deus. Elas restauraram o diálogo livre e constante com o nosso Criador. A oração e meditação nos permitem atender às o nosso desejo mais profundo, a nossa sede de Deus. Elas contêm o elemento mais terapêutico para aliviar a ansiedade existencial para a qual não há substituto. Como um psiquiatra, estou convencido de que a mensagem cristã fornece o antídoto supremo contra a ansiedade existencial, porque Cristo, a imagem do Deus invisível, é o único plenamente capaz de preencher esse “vazio do tamanho de Deus que só Deus pode preencher”. [ii ]

Pablo Martínez , psiquiatra e autor.

[i] Hebreus 4,19

[ii] Atribuído a Blaise Pascal. Veja Pascal B, Pensées, Secção 7 # 425.
Fonte: http://evangelicalfocus.com/blogs/224/Existential_anxiety_Between_Faith_and_Despair
T
radução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.