A questão que as testemunhas de Jeová não podem responder

testemunhasQuando eu estava no seminário em 1970, estudei seitas e heresias com Walter Martin e ele apresentou Bill Cetnar, ex-Testemunha de Jeová para a classe. O que se segue é a linha de raciocínio que Cetnar apresentou. Eu usei-o desde então, com as Testemunhas de Jeová na minha porta, com Greg Stafford e outras Testemunhas de Jeová no meu programa de rádio, e com os anciãos das Testemunhas de Jeová em Salões do Reino (à propósito, eu tinha 16 anos quando da primeira vez que eu fui a um Salão do Reino a dar testemunho para as TJ).

Cristão: Deixe-me fazer apenas uma pergunta e depois de atender, eu vou responder a qualquer pergunta que você quiser. Primeiro eu preciso esclarecer algumas coisas. Na Tradução do Novo Mundo, João 1,1 diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus”. Então, em Isaías 9,6 (TNM) lemos: “Houve uma criança que nasceu para nós, tem havido um filho que nos foi dado; e o domínio principesco virá a estar sobre o seu ombro. E seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. Então, Jeová é igual ao Deus Todo-Poderoso?

TJ: Sim.

C: Pra vocês, Jesus não é Jeová, certo?

TJ: É isso mesmo.

C: Jesus é igual ao Deus Poderoso?

TJ: Isso está correto.

C: Jeová é um Deus verdadeiro ou um falso Deus?

TJ: O Senhor é um Deus verdadeiro.

C: Jesus é um Deus verdadeiro ou um falso Deus?

TJ: Jesus é um Deus verdadeiro.

C: Ok, aqui está a minha pergunta: Como você pode acreditar que há dois deuses verdadeiros quando a Bíblia diz que só há um Deus? Afinal de contas, ele diz em Isaías 43,10-11 (TNM), “Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum.” E Isa: 44,6 (TNM) diz: “Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”.

TJ: Essa passagem está ensinando que não existem deuses com “D” maiúsculo.

C: O hebraico não tem letras maiúsculas e, portanto, a capitalização de “D” maiúsculo nas passagens é uma inserção pelos tradutores da Tradução do Novo Mundo para nos fazer acreditar que existem duas categorias de deuses. É equivalente a inserir a palavra “poderoso” no texto. Se o Senhor queria proclamar que “além de mim não há Deus Todo-Poderoso”, em vez do que realmente diz, “fora de mim não há Deus”, ele poderia facilmente ter feito Isaías inserir a palavra “Todo-Poderoso” nas passagens. Mas Ele não o fez.

TJ: Bem, nós somente adoramos um Deus.

C: Se eu só amar uma mulher, mas for casado com duas mulheres, eu ainda seria um polígamo e o fato de você acreditar que há dois deuses verdadeiros mesmo que você diz que adora um deles ainda faz de você um politeísta. A Bíblia diz que só há um Deus.

TJ: Mas a Bíblia chama de Satanás de deus.

C: Satanás é um Deus verdadeiro ou um deus falso?

TJ: um deus falso.

C: Você ainda tem dois deuses verdadeiros.

TJ: Mas em Ex. 4,16 (TNM) diz que Moisés “servirá como deus para ele [Faraó].”

C: Aí diz que Moisés servirá “Como Deus”. Em outras traduções deste versículo que diz Moisés será “como Deus” para ele. Você vê a diferença entre servir “como” Deus ou “igual” Deus e realmente ser um deus? Por exemplo, se eu dissesse que uma mulher mais velha e “como uma mãe para mim” isso não significa que eu realmente saí do seu ventre, certo? Você vê a diferença?

TJ: Mas a palavra “Deus” é apenas um título que pode ser usado para aqueles no lado de Deus.

C: Então haveria muita deuses verdadeiros, mas João 17,3 (TNM) diz: “Isto significa a vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo”. Se isso é verdade, como você pode dizer que Jesus é um Deus verdadeiro?

TJ: Como eu disse, nós só adoramos um Deus.

C: Mas eu não estou perguntando sobre quantos deuses que você adora, eu estou perguntando sobre quantos deuses você acha que são verdadeiros. Você pode pensar em um momento em que alguém diz que ‘X’ é o ‘único verdadeiro’ ‘X’ que não faz tudo o mais nessa categoria falsa? Se Deus é o “único verdadeiro” Deus, então qualquer outro deus deve ser um deus falso, mas você já disse que Jeová e Jesus são verdadeiros Deuses e isso Lhes faz, serem, dois Deuses verdadeiros.

TJ: 1 Cor. 8,4-6 diz: “… não há senão um só Deus. Pois, embora há aqueles que são chamados de “deuses”, quer no céu ou na terra, assim como há muitos ‘deuses’ e muitos ‘senhores’, há, na verdade, para nós um Deus, o Pai, de quem todas as coisas são , e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual todas as coisas são, e nós por ele.” Veja, o Pai é Deus, e não Jesus.

C: Mas você já concordou que há dois verdadeiros Deuses e esta passagem diz que só há um Deus.

TJ: Você está falando sobre a Trindade.

C: Não, eu estou apontando que as Testemunhas de Jeová são politeístas, que acreditam que existe mais de um Deus verdadeiro, mesmo que a Bíblia nos diz que existe um só Deus verdadeiro.

TJ: Nós não viemos aqui para discutir. [O quê?]

C: Ok, bem, se você quiser trazer alguém para ajudar, eu vou ser feliz para falar com eles. [Isso não aconteceu ainda.]

Isso é tudo sobre a lógica. Afinal, se há um só Deus e se há três pessoas na Bíblia chamadas de Deus, as três pessoas devem ser o único Deus. Não é nenhuma surpresa que eu ainda tenho que ouvir uma resposta coerente. Eu estava em um diálogo de e-mail com uma TJ e depois de vários meses, ela terminou a nossa conversa com: “Você só gosta de destruir as religiões dos outros!”

O quê?

À propósito, eu realmente não os deixo fazer uma pergunta a menos que possam responder a minha primeira porque as Testemunhas de Jeová, mais do que qualquer culto que eu falei, vai mudar de assunto assim que ver que eles estão em uma situação perigosa (tenho que agradecer a Bill Cetnar, também).

Tito 2,13: “Vamos esperar para o bem-aventurada esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.”

Amém.

1 thought on “A questão que as testemunhas de Jeová não podem responder”

  1. A resposta é simples:

    Se o Pai é o ÚNICO Deus verdadeiro,
    Jesus seria um Deus falso? [ João 17:3 ]

    Observe que a palavra VERDADEIRO aponta para o grau superlativo.

    Quando Paulo fala do “tabernáculo verdadeiro” construído por Deus, ele não estava dizendo que aquele tabernáculo que Moisés fez era falso, mas sim, que era o reflexo do maior e mais sublime que ele representava. [ Hebreus 8:2 ]

    Afirmar que era falso o tabernáculo terreno é afirmar que era falso o que o próprio Deus mandou erigir. [ Êxodo capítulo 25 ]

    Quando Jesus foi questionado pelos fariseus de se afirmar filho de Deus, COMPAROU-SE com os chamados “deuses” do Salmo 82.

    Nesse Salmo, Deus chama aqueles que o representava de “filhos de Deus” e de “Elohim” (Deuses) a cada um deles.

    Seriam eles Deuses falsos?

    Não poderia ser o caso, pois o próprio Deus os havia designado a esse posto e o próprio Jesus afirmou isso. [ João 10:34-36 ]

    Isso enseja:

    Que as pessoas que representam a Deus podem ser chamado de deuses sem que sejam deuses falsos e nem que sejam o mesmo Verdadeiro Deus, mas são reflexos de sua divindade, sua REPRESENTAÇÃO, o qual é superlativo e único.

    Assim, vemos que Jesus não é um deus falso, mas o reflexo Daquele que ele mesmo chamou de
    único (μόνῳ)
    Deus (Θεῷ)
    Verdadeiro
    .

    “[Jesus] é o REFLEXO da glória de Deus e a REPRESENTAÇÃO exata do seu ser. . .” [ Heb 1:3 ]

    Ora,
    Se é o reflexo da glória DE DEUS, não é o próprio Deus em glória;

    Se é a representação exata DE DEUS, não é o próprio Deus o qual representa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.